sábado, abril 20

O Canto dos Malditos - Jorge Mautner


                                                            Filho do Holocausto


Poeta, músico, filósofo e escritor para fechar a série com os malditos da MPB, falaremos de Jorge Mautner, carioca de mãe Iugoslava e pai Austríaco, segundo o próprio ele nasceu aqui no Brasil depois de um mês que seus pais fugiram do holocausto. Jorge aprendeu violino muito cedo através de um padrasto, desde cedo começa a escrever, data dos 15 anos seu livro “Deus da Chuva e da Morte” o livro compõe o inicio de uma Trilogia. Adere ao comunismo em 1962 e mantém contato com o anarquista e poeta Paul Goldman nos E.U.A, representando significativa influência em seu pensamento.

Em 1970 vai para Londres onde se aproxima de Caetano e Gil, e inicia uma forte parceria estética que dura até os dias atuais. Voltando ao Brasil começa a escrever para o Pasquim, nessa mesma época conhece Nelson Jacobina seu parceiro musical por muitos anos. Em 1974 sai o álbum (Jorge Mautner) com capa de Rogerio Duarte designer do Tropicalismo e produção de Gilberto Gil. No álbum Jorge Mautner destila toda uma forma peculiar de tratar de filosofia, engajamento politico e poética tudo num caldeirão musical, com participação de Roberto de Carvalho (Marido e Músico de Rita Lee) no inicio de carreira tocando teclados, tem ainda músicos tropicalistas como Tuti Moreno e outros. A maioria das composições desse álbum é de parceria dele com Nelson Jacobina, neste álbum se encontra a música símbolo de um movimento surgido décadas depois no Recife, denominado Mangue Beat, a música é Maracatu Atômico regravada por Chico Science que foi sucesso nacional no inicio dos anos 90.

Em 2012 o jornalista global Pedro Bial filmou o documentário “O filho do Holocausto” contando a trajetória de vida e artística de Jorge Mautner. Por representar de forma quase mitológica a resistência intelectual e musical dos anos de chumbo da ditadura até os dias atuais. Jorge Mautner possui e sempre será detentor de uma cadeira mais que cativa na Academia Brasileira dos Artistas Malditos.

Documentário "O Filho do Holocausto" - Trailler 

Nenhum comentário: