quarta-feira, novembro 11

Juan Carlos Osorio: O profissional no mundo semiamador, personalista e centralizador do futebol brasileiro

 
Juan Carlos Osorio, técnico colombiano com larga experiência no futebol como jogador, ganhou destaque por ter se graduado técnico e pós-graduado em Ciência do Futebol da Universidade de Liverpool, começou a carreira como assistente num clube nos Estados Unidos e do Manchester City – Inglaterra até se tornar treinador por alguns clubes da Colômbia e dos EUA, até ser contratado pelo São Paulo Futebol Clube como grande aposta que poderia mudar o perfil do futebol brasileiro.

O agora ex-técnico do São Paulo, é um acadêmico e profissional no mundo futebolístico em que o profissionalismo ainda caminha a passos lentos no Brasil, e o clube paulista durante muitos anos foi referência e modelo de gestão para outros clubes brasileiros. E porque Juan Carlos não deu certo?

Foram vários fatores que contribuiram para a saída do treinador no clube, uma delas foi a crise interna entre os dirigentes que há tempo vinha ocorrendo que só agora veio à tona quando o presidente Carlos Miguel Aidar demitiu toda a diretoria, que estava interferindo diretamente no trabalho do treinador com os jogadores.

Outro fator que contribuiu para a saída do treinador foi a sua chegada ao clube em junho, com o campeonato brasileiro em andamento, substituindo o Murici Ramalho que ficou no comando do time há pouco mais de um ano.

Há uma aversão dos jogadores brasileiros aos treinadores estrangeiros quando estes atuam no Brasil, porque o profissionalismo no futebol fora do Brasil é bem levado a sério, e os jogadores quando atuam aqui não gostam do comprometimento.

E além do mais, o Juan Carlos não é muito conhecido no Brasil, e os jogadores do São Paulo não conhecem a sua filosofia de trabalho e o profissionalismo, dificultando o relacionamento com alguns jogadores que não assimilaram o treinador.

Ao assumir o comando do time com o campeonato em andamento, foi também o fator primordial para a não permanência do Juan Carlos, planejamento é uma palavra que passou a fazer parte do dicionário de todos os dirigentes que comandam os principais clubes do país.

No Brasil ainda prevalece a tradição ultrapassada de que o treinador permanece no cargo por jogo/rodada, se houver três derrotas consecutivas a demissão é quase certa, trocar de treinador é mesmo que trocar de camisa todos os dias, são raros treinadores que permanecem mais de um ano no mesmo clube.

O ideal era Juan Carlos Osorio assumir o clube no início da temporada, porque conheceria melhor os jogadores e implantar a sua filosofia de trabalho e futebolístico, ao assumir o campeonato em andamento e substituindo o antecessor (Murici Ramalho) se torna bem difícil implantar o seu trabalho e conhecer os jogadores, daí os conflitos se tornam inevitáveis.

A nova geração de técnicos que vem comandando os clubes está levando cada vez mais a sério a função, e exigem uma série de requisitos antes de ocuparem os cargos, uma delas é o tempo de contrato, liberdade de escalar e barrar jogadores e implantar a sua filosofia de trabalho e futebolístico.

Após o desastre da seleção brasileira de futebol na copa do mundo de 2014 no Brasil, em que levou de 7 a 1 da Alemanha e acabou sagrando-se campeã do mundo, veio à tona uma série de denúncias na parte administrativa, e as palavras gestão e planejamento entraram de vez no dicionário do futebol e dos dirigentes.

O futebol brasileiro vem passando por uma crise que vem desde a copa do mundo e a goleada sofrida pela seleção em pleno estádio Mineirão em Belo Horizonte – MG, a crise não é falta de jogadores porque o Brasil é o país que mais revela jogadores e exporta estes para o sonhado mercado europeu e nos países em ascensão da modalidade como a China, em que o futebol não é popular, mas os dirigentes estão investindo em milhões em seus clubes e contratando os brasileiros.

Com a crise futebolística, os treinadores passaram a ter mais atenção pelos dirigentes, principalmente no fim e início de temporada, não se contrata jogador sem antes de contratar um bom técnico, o Sport Clube Corinthians Paulista é a prova, no fim da temporada no ano passado trouxe de volta o Tite, o clube fez ótima campanha no campeonato paulista e na primeira fase de grupo na libertadores, mas foi eliminado na semifinal e na fase de mata-mata no paulistão e libertadores da América respectivamente.

Tite naturalmente seria demitido, mas foi mantido e o clube até o momento é líder do campeonato brasileiro com oito pontos à frente do segundo colocado, o Atlético–MG na 31° rodada, a permanência do treinador é um dos motivos pelo sucesso do clube paulista até o momento no campeonato.

O futebol mundial avançou e o Brasil não está acompanhando essa evolução, não basta mais ter apenas bons jogadores, gestão e planejamento são essenciais para o clube obter conquistas dentro de campo, os clubes europeus são exemplos de planejamento, especialmente o Bayen de Munique (Alemanha), Real Madrid (Espanha) e Barcelona (Espanha).

Enquanto no Brasil, o rebaixamento de alguns clubes grandes da Série A para a Série B são exemplos de má gestão, o Clube de Regatas Vasco da Gama é a grande prova, dois rebaixamentos em cinco anos e este ano está lutando para não cair, sendo que ano passado estava disputando a segunda divisão e ficou na terceira colocação das quatro vagas de acesso.

Eurico Miranda comandou o Vasco com mãos de ferro no primeiro mandato antes do Roberto Dinamite, que foi marcado por desafeto com jogadores e ex-jogadores como Juninho Pernambucano e Edmundo, outros dirigentes como Ricardo Teixeira ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e com a família Marinho proprietária da Rede Globo.

As desavenças prejudicaram o clube que acumulou dívidas, penhora de bens na justiça, rescisão de contrato também na justiça, boicote de grandes patrocinadores e também de jogadores e técnicos que se recusaram a jogar por causa do autoritarismo do Eurico.

Roberto Dinamite quando assumiu a presidência, tentou fazer diferente do seu antecessor, mas o estrago causado e a sua nova filosofia de trabalho como presidente cercado por dirigentes de outros clubes, instituições e entidades corruptas acabaram não dando completamente certo, apesar da conquista da Copa do Brasil e o vice-campeonato brasileiro em 2011, mas o rebaixamento em 2008 e 2013 fracassou a sua gestão e manchou a sua história no Vasco, pois como jogador tem uma belíssima história pelo clube.

Clube de Regatas Vasco da Gama que tem uma linda história de causar inveja a outros clubes e rivais inclusive, a de inserir negros, mestiços, operários e analfabetos numa época que a modalidade esportiva (futebol) era praticado exclusivamente pela elite branca, e foi perseguido pelas ligas comandados por clubes da elite, teve o presidente José Cândido de Araújo nos anos de 1904 e 1905, o primeiro negro a presidir uma instituição em que a escravidão havia sido abolida há menos de 20 anos, com o racismo e a manutenção das relações escravocratas no âmbito étnico e racial bastante evidentes.

E o clube não foi fundado na zona sul, o reduto domiciliar das elites da cidade do Rio de Janeiro, foi fundado no bairro popular de São Cristóvão que fica até hoje a sua sede, contudo, está tomado por facções políticas internas que vai de sócio torcedores, conselheiros a diretoria (incluindo a presidência), e estes estão levando o clube a um fundo do poço sem fim.

E para complicar ainda mais, em vez de renovarem a diretoria na última eleição, optaram pelo retorno do Eurico Miranda, no momento que o futebol brasileiro clama por mudanças, trazem de volta o coronel que tem também parcela de responsabilidade pela crise que o clube atravessa há anos.

Resultado da desastrosa gestão do Roberto Dinamite que o Vasco foi rebaixado duas vezes em cinco anos, a sua nova política foi atrapalhada por grupos de oposição dentro do clube dentre eles liderado pelo próprio Eurico que acabou atrapalhando o clube que se refletiu dentro de campo.

O futebol brasileiro está passando por processo de verticalização que só irá aumentar ainda mais a crise no futebol brasileiro, estão criando a liga sul-minas-rio para enfraquecer cada vez mais os estaduais, levando os clubes pequenos a beira da falência.

Preços dos ingressos nos estádios que sediaram a copa são caros, a prova disso é o próprio Maracanã, perdeu a sua essência de estádio após a longa reforma, nunca mais o estádio pegou lotação máxima, acabando com os geraldinos que ocupavam em massa a parte geral do estádio que fica atrás das traves, setor mais barato e também desprivilegiado por aqueles que ficam em camarote ou cadeiras.

Não será espanto algum o Brasil pela primeira vez da sua história não se classificar para disputar a copa do mundo, os escândalos de corrupção da FIFA (Federação Internacional de Futebol e Associações) acertou em cheio o futebol brasileiro com a prisão do ex-presidente da CBF José Maria Marin, sendo que há anos a entidade vem sendo alvo de denúncias.

Aqui no Brasil nenhum treinador como Juan Carlos Osorio ou até mesmo o Pepe Guardiola considerado o melhor técnico do mundo na atualidade daria certo comandar um clube ou a própria seleção aqui no país, porque organização e planejamento fazem parte no futebol europeu, ao contrário no Brasil.

Os jogadores e treinadores não prestigiam o futebol no Brasil, há uma diferença de jogadores brasileiros serem valorizados no exterior ao futebol em si no Brasil que dificilmente viriam para cá sabendo da realidade dos clubes e da forma como os dirigentes atuam.