segunda-feira, abril 23

Universidade?

No fim do mês de março deste ano (2012) através do Ministério da Educação pelo Conselho Nacional de Educação homologou a UNICEUMA (Centro de Ensino Unificado do Maranhão) a status de universidade, nada contra a titulação dada a instituição. Mas que critérios foram exigidos para que dessem a titulação?
O UNICEUMA foi fundada em 1990, é inquestionável que entre as particulares do Maranhão é a mais que oferece uma estrutura acadêmica no aspecto físico-predial invejável (me refiro a do Renascença), superando inclusive a UFMA (Universidade Federal do Maranhão), IFMA (Instituto Federal do Maranhão) e UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), mas somente isso.
Alguém conhece algum projeto de pesquisa desenvolvido pela instituição ou alguma outra instituição de ensino particular do Maranhão? UNICEUMA ou alguma outra instituição particular estão longe de serem de fato universidades, porque mesmo com todo o descaso do Estado, governantes e reitores das universidades públicas federais e estaduais aqui no Maranhão ou em qualquer outro estado da federação, ainda são as referencias para os estudantes que querem ingressar por terem o melhor quadro de professores, e principalmente haver inúmeros projetos de pesquisas e extensão que contribui para o desenvolvimento cientifico e tecnológico que beneficia toda a sociedade. E ressaltar que as universidades públicas não forma somente mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, mas cidadãos, formadores de opinião e ser críticos.
Nada contra quem estuda ou estudou nas instituições privadas, e muito menos deixar entender de quem estuda seja menos capaz a aqueles que estudam ou estudaram nas instituições públicas. Pelo contrário, isso dependerá do empenho individual de cada um. Porque eu conheço pessoas que não são poucas que estudam ou estudaram nas particulares são bem capacitados nas áreas que se formaram.
Mas uma coisa deve-se deixar bem claro, a única função dessas instituições privadas aqui no Maranhão e também em todos os estado da federação é uma só: vender diploma... Pagou passou... Tá pagando? Tá com diploma em mãos.
No Brasil são pouquíssimas faculdades privadas que tem o tripé que é o ensino, pesquisa e extensão, que são a PUC (Pontifícia Universidade Católica), Mackenzie, Estácio de Sá, FGV (Fundação Getúlio Vargas) e algumas outras. Eu desconheço algum projeto de pesquisa desenvolvido pelo UNICEUMA e outras faculdades privadas no Maranhão, somente alguns projetos de extensão e mesmo assim é pouco e limitado.
As faculdades americanas como Harvard, por exemplo, desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão, é comum estudantes pobres que vivem na periferia em cidades americanas terem ingresso nas instituições através das bolsas de estudos e inserir em modalidades esportivas que tenham afinidade e talento, seja o basquete, vôlei, futebol, natação, atletismo e outros, e grande maioria desses estudantes são negros e estrangeiro-imigrantes.
As faculdades privadas como UNICEUMA no caso, até que eu saiba, não desenvolve esses projetos, pois para os mesmos  que importa é dinheiro que os estudantes possam pagar, devido a essa ambição desenfreada, o governo federal criou o PROUNI (Programa universidade para todos) com o caráter de comprar as vagas ociosas dessas instituições pra garantir o ingresso de estudantes pobres que não vêem perspectivas de ingressar nas universidades públicas, pelo fato de não terem o aprendizado comparado aos que estudaram em melhores escolas que em maioria são particulares obviamente. Se não fosse o PROUNI, as vagas continuariam ociosas e os estudantes pobres continuariam na sem perspectivas de estudarem numa faculdade de ensino superior.
Nada contra o UNICEUMA ter agora o status de universidade, mas o Ministério da Educação através do Conselho Nacional de Educação deveria colocar critérios para essa instituição, mas quem sabe agora com essa titulação, que a mesma faz questão de propagar em toda a cidade em outdoors e nos comerciais de TV e rádio que é a única particular do Maranhão ser uma universidade comece agora fazer projetos de ensino, pesquisa e extensão para o beneficiamento não apenas aos estudantes, mas para toda a sociedade maranhense que ainda carece de grandes pesquisadores e estudiosos.
Porque não basta apenas qualificar mão de obra para o mercado de trabalho, mas também cidadãos, formadores de opinião, ser críticos e contribuintes para a mudança de uma sociedade melhor.

Um par de cadeiras e de tênis

Metal Open Air - Amadorismo, Vergonha e Amor ao Heavy Metal.


São Luís, 21 de Abril de 2012.


Desde a manhã da quinta feira, os veículos de comunicação alertavam para cancelamentos de importantes bandas do Head Line do Metal Open Air. Até ai tudo bem esses imprevistos acontecem com todos os festivais, na manhã da sexta feira fiquei sabendo de problemas com a estrutura do festival, devido a algumas reclamações dos Headbangers que lá estavam para o primeiro dia, uma delas a área de Camping prometida na propaganda pelos promotores do festival, não existia o local reservado para isso estava sendo infelizmente o estábulo para cavalos do parque independência, outras reclamações sobre falta de comida para o público, banheiros interditados, risco de corte da energia que alimentava a aparelhagem de som dentre outras coisas.