quarta-feira, outubro 3

A melhor amiga da minha ex-namorada.

Era uma sexta-feira logo cedo pela manhã o telefone tocou.

Mauricio - Alô?

Mauricio - é Nanda.

Mauricio - Oi Nanda, tudo bem?

Nanda - Beleza! É o seguinte, recebi uma ligação do escritório agora pouco, o pessoal me convocou as pressas pra uma reunião que vai acontecer de última hora, já estou indo pegar a estrada, estou ligando pra avisar, provavelmente na segunda estarei de volta ok?

Mauricio - Putz, uma droga, mas beleza, boa viagem pra você, Beijo, te cuida!

Nanda - Ok, beijo quando chegar na segunda te ligo, tchau.

Ainda meio sonolento olhei pro relógio marcava ainda 7 e meia da manhã, levantei e fui direto pro banheiro, quando liguei o chuveiro escutei o celular tocar, voltei peguei o celular na mesa.

Mauricio – Alô?

Mauricio, cara é o Hector.

Mauricio - Fala ai Dj.

Hector - Cara estou te ligando pra avisar de uma festa que vai rolar com a galera da Faculdade, nesse sábado.

Mauricio - Mesmo, mas como ninguém me falou nada, assim em cima da hora.

Hector – sim é que teve uma casa da amiga da Dani, a Dani da segunda turma, os pais dessa amiga dela foram viajar dai resolvemos não perder tempo e vai rolar lá, vou colocar som junto com uns Dj`s amigos meus, conto com tua presença.

Mauricio – legal, estarei lá. Me manda uma msg com o endereço e me aguarda.

Hector – Tudo certo mando sim, abraço até mais!

São Luís 400 anos: Comemorar o que? Pra que?


Final

A capital maranhense é rica culturalmente e com os seus artistas variados, mas infelizmente a maioria deles não tem apoio do poder público, seja municipal e/ou estadual. Hoje o tambor de crioula é patrimônio imaterial, ou seja, patrimônio nacional, quem é 2008 foi tombado pelo Ministério da Cultura e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O mesmo ocorreu com o bumba-meu-boi em 2011, tornando-se patrimônio nacional, titulo dado pelos mesmos órgãos da União a tambor de crioula. Mas, contudo, as manifestações não são devidamente valorizadas, e lamentavelmente as pessoas ligadas a essas manifestações estão atrelados a classe política, seja municipal e/ou estadual.

Um dos grandes cantadores boi, o Coxinho, morreu na extrema pobreza e miséria, pedia esmola na rua Grande e ainda hoje de forma lamentável é desconhecido pelos maranhenses, e isso não é um fato isolado, existem muitos artistas com o talento impar que não são reconhecidos.

O caso do Coxinho, o mesmo infelizmente não produziu nenhum disco, mas há hipóteses que muitas de suas musicas interpretada por outros cantores e cantadores de boi tenham sido plagiados, negando a sua autoria, e faz grande sucesso em eventos juninos.
E ressaltar que o tambor de crioula e bumba-meu-boi durante séculos foram caso de policia, sendo fortemente reprimido pelo estado por ser uma manifestação de negros escravos, ex-escravos, alforriados, mestiços, pobres e livres, no qual a elite o via como perversão.

E hoje a mesma elite que reprimia aceita essas manifestações, mas para isso, as brincadeiras de cultura popular tiveram que se adaptar de acordo aos interesses da classe dominante, a começar que hoje grande parte é realizada em eventos patrocinado pelos governos municipal e/ou estadual.

Uma coisa que eu sempre falo aos meus amigos em rodas de conversa, o Maranhão tem bons artistas, mas infelizmente deverão ir embora do estado por falta de perspectivas e oportunidades, muitos artistas locais dependem do apoio e patrocínio do governo estadual e municipal, o que acaba criando um vínculo politico.