quarta-feira, junho 8

cancêr de pênis

Por Lícia nogueira*

O Câncer de pênis é um problema sério com conseqüências sérias também, prejudicando uma parte fisiológica do homem afetando o seu psicológico principalmente quando a perda é total do pênis, vale ressaltar, que o câncer de próstata é uma coisa e câncer de pênis é outra. O diagnóstico precoce não só nesse caso como em todos os casos de câncer é o fator principal para cura onde o tratamento é iniciado imediatamente interferindo-se no crescimento e proliferação dessas células cancerígenas. Em alguns casos a cura é total mais é necessário um acompanhamento médico e a persistência da pessoa em lutar contra a doença e não se entregar por mais que seja difícil. O tratamento é de total importância para um prognóstico positivo.

O estado de São Paulo lidera o ranking da doença no país, com 24,26% dos casos. No entanto, a maioria dos pacientes tratados nesse estado são emigrantes da região Nordeste. Ceará com 12,87% e Maranhão com 10,66%. Os números levantados ainda podem ser subestimados, daí a necessidade do alerta. No Maranhão, estima-se que a cada 13 dias haja uma nova ocorrência. Por isso, a capital São Luís recebeu um mutirão de 50 urologistas que estão consultando nas áreas mais críticas do Brasil.

Este pode se originar de diversas causas. A principal está relacionada com a falta de higiene à irritação crônica da glande (cabeça do pênis) por má higiene, fimose ou doenças sexualmente transmissíveis como o HPV. O esmegma, que é uma secreção das glândulas do pênis aparece sempre quando não se faz a limpeza correta, pode ser irritante e pode ajudar no desenvolvimento do câncer. Por isso é importante à limpeza do órgão após relações sexuais.

Os sintomas são geralmente ferimentos que não cicatrizam mesmo após tratamento médico; caroços que não desaparecem mesmo após tratamento e que apresentam secreções e mau cheiro; vermelhidão ou coceira duradoura na glande; manchas esbranquiçadas ou perda de pigmentação e surgimento de tumores no pênis ou na virilha (íngua).

O Ministério da saúde priorizou a saúde da mulher, do idoso... Agora também a saúde do homem onde está à disposição qualquer USB (unidade básica de saúde). Conforme as suspeitas o paciente é encaminhado para o urologista para um diagnóstico mais eficaz com exames apropriados e depois do resultado é iniciado o tratamento que é decidido pelo médico em função do seu estágio. Pode-se optar por tratar com medicamentos aplicados no local (apenas para estágios muito iniciais) radioterapia, cirurgia, amputação parcial ou total do órgão. O recurso da quimioterapia é menos freqüente e depende da presença de metástases e outras variáveis. Quanto mais cedo o diagnóstico, menor a mutilação.

É essencial para que o homem uma vez informado sobre a importância da prevenção e do autocuidado com o seu corpo comece a ter cautela com a sua saúde deixando de lado o orgulho ou medo de ir ao médico e assim evitando futuros constrangimentos como a perda de um membro. Que é de total importância para seu ego.


Fonte de dados sobre os índices de casos no Brasil:


*Graduanda em Enfermagem pelo Florence.

esta ilha tão mundo


Para que ensinar vulcões se meus alunos não sabem diferenciar os sotaques de bumba-boi?
Para que ensinar guerra fria se não sabem o que é uma coreira?
Para que vegetação da europa se nunca ouviram falar em coxinho?
É uma sensação estranha essa de viver em claridade alheia...

Eliseu cardoso

Mas o Mr.Donegan tinha swing

Por Eduardo Monteiro

John Lennon sempre é citado como um dos caras que mais influenciaram músicos ao longo das décadas; suas idéias, sua personalidade e suas loucuras serviram de inspiração para gente como Bono Vox e até mesmo Pe Lanza. Mas, quem influenciou o Lennon? Além de Little Richard e Chuck Berry, poderíamos citar o nome nem tão conhecido de Lonnie Donegan. Isso mesmo! Mr. Donegan foi considerado por muitos o primeiro astro pop britânico, sendo também conhecido como “Rei do Skiffle”. Já sobre o Skiffle acho melhor deixar que tirem suas próprias conclusões do que tentar explicar. Só posso dizer que nós brasileiros, ritmistas de nascença, só podemos reconhecer que o cara tinha swing.

Vejam Lonnie Donegan em seu song My Old Man’s a Dustman:


Essas flores demais

que o grito da floresta amazônica seja ouvido....grito dos homens e dos bichos, das mulheres e das plantas... chico mendesmatamento...irmã dorothyros... luís cláudio e maria do espírito santocaia... nenhuma bala se ouve agora, mas é tempo de desconfiar do silêncio


Elizeu Cardoso