quarta-feira, agosto 10

Injustiça e a desigualdade é a regra

No Brasil nós todos sabemos que a injustiça e a desigualdade é a regra vigente, não precisa ser um grande intelectual pra sabermos disso. Estes últimos dias passaram reportagens de grande repercussão aqui no Maranhão para todo o país, numa delas são as ocupações irregulares no Rio Preguiças no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que fica no município de Barreirinhas.
São mansões, hotéis e pousadas com alto de padrão de luxo e conforto que estão alojados a beira do Rio Preguiças, violando a Constituição Federal de acordo com o Decreto-Lei n° 1.561, de 13.7.77, o MPF (Ministério Público Federal) no Maranhão entrou com uma Ação Civil Pública pra demolição das mansões que estão ocupadas irregularmente.
Porque o órgão ainda não fez a execução? Porque os proprietários são políticos, empresários, juízes, desembargadores... E todos sem exceção têm poder e influencia com a classe política e autoridade de justiça, podendo assim, desrespeitar as leis vigentes sentindo acima do bem e do mal.
Enquanto isso, as camadas mais pobres e sem perspectiva de vida são obrigados a morarem em lugares nas condições insalubres, resultando em ocupações desordenadas e lugares que por lei não deveriam estar. É o que ocorreu com as famílias que estavam vivendo num mangue em São Luís, como foi mostrado na reportagem do Sistema Mirante de Comunicação:
Como as fontes de reportagem, vemos a desigualdade no que a justiça age com aqueles tem poder e dinheiro e aqueles não tem nada. Por um padrão de vida confortável e de luxo, eles podem e aqueles que querem um mínimo de dignidade não podem.
Este é o Brasil...

Zumbizinho dos Palmares

Era alto branco forte e lutava jiu jitsu, karatê, muay thai e taekwondo. Na hora do recreio ou na saída da escola aloprava com os nerds, emos, viadinhos, magrelos, torcedores do vasco ou com qualquer outro que olhava feio pra ele.

Só dizia:
É você!
Mata leão. Voadeira. Socos. Pontapés. Mostrando toda suas habilidades marciais. E atrás dele vinha seu bando  gritando:
Vai, vai! Quebra no pau!
As garotas deliravam por ele. Molhavam a calcinha. Mandavam bilhetes com beijos com batom vermelho. Pedia seu numero de celular. Adicionavam no Orkut e Facebook e lhe seguiam no Twiter. Não tinha professor, coordenador, e  o diretor da escola que até ameaçou expulsá-lo e conversou com seus pais, para frear sua violência gratuita.  Foi encaminhado a um terapeuta que engoliu folhas de um livro de Freud após dizer que ele sofria um complexo de rejeição da mãe e assistia muito luta livre na tv a cabo. Psicopata tentou  ainda gritar o terapeuta, mas pedaços de Freud engatado na garganta não permitiram. Era de fato o cão em forma de gente.
É você!
Dessa vez a vítima era um novato negro baixinho e mirrado de cabeça raspada que lanchava uma coxinha de frango com Coca-Cola isolado num banco perto da cantina.
Eu o quê... Nem terminou  de falar e levou um  jeb de direita derrubando coxinha, coca cola  e fazendo ele girar e girar no meio do seu bando que não parava de gritar:
Vai, vai! Quebra no pau!
E o garoto girava e girava e de repente num rápido jogo de pernas acertou-lhe a nuca. O fortão foi à lona. Nocaute. Se tremia no chão e babava como um epilético até parar todos os espasmos musculares e ficar totalmente paralisado. Houve um silêncio geral no pátio.  Interrompido quando o faxineiro resmungou pra chamarem a ambulância.
Ele o matou? Gaguejou uma menina branguinha olhando aquele neguinho deslumbrada com a calcinha molhada. Futuramente seria sua namorada e perderiam a virgindade no vestuario do campinho de futebol da escola.
Quem é você? - Perguntou O bando perplexos.
Eu? Sou novato aqui na escola... sou do interior - Respondeu ainda meio atordoado.


Isso já sabemos. Você luta o quê?
Eu jogo capoeira da Angola desde criança.
O bando o pegou pelos braços e pernas e levantou e saiu numa passeata Olímpica pela escola gritando:
Zumbizinho dos palmares! Zumbizinho dos palmares! Nosso herói!
Fizeram uma comunidade no Orkut para ele. Ganhou vários elogios dos professores um beijo da coordenadora e uma medalha de bravura do diretor e uma bolsa de estudos semi-integral da escola com direito a coxinha de frango e coca-cola duas vezes por semana de graça e  todos os dias recebia cartas apaixonadas das garotas com batom vermelho e convites no Facebook e no Orkut e seu celular não parava de tocar e todos da escola lhe seguiam no twiter.

te lembra daquela mina?