sábado, outubro 1

Muita euforia pra nada

Recentemente foi divulgado pelo Ministério da Educação o resultado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), com o ranking das melhores escolas do país.
O resultado não é muito diferente em relação aos anos anteriores, apesar de que a classe política e imprensa nos estados fizeram grande festa, caso aqui no Maranhão em que a oposição aproveitou para esculachar com o atual governo estadual, sendo que na verdade o ensino público do nosso estado é vergonhoso, no fato de ficar entre os piores do país as escolas públicas e as particulares não tiveram o bom desempenho apesar de terem algumas escolas referências como o Dom Bosco, Batista, Marista, Crescimento, Educator e outros, o Governo do Estado até o momento não fez nenhuma menção a respeito, usou o silêncio como resposta.
Enquanto o vizinho o Piauí, a classe política e a imprensa local fizeram uma grande festa pelo fato de duas melhores escolas do estado estão entre as 20 melhores do país, mas essas escolas são particulares, ou seja, as escolas públicas no estado não tiveram o bom desempenho.
De acordo com o ENEM, as melhores escolas do país são privadas, as públicas que ficaram entre as 50 melhores são os Institutos Federais (o IFMA, por exemplo) com o ensino médio e os cursos técnicos. O ensino público no Maranhão, Piauí e no Brasil é preocupante, mostra que os governos, tanto o federal, estaduais e municipais não estão investindo como deve no ensino público.
Não se pode levar como regra o último resultado do ENEM, mas mostra a dura realidade socioeconômica no país em que o pobre dependente do ensino público e gratuito está condenado a um futuro incerto e sem perspectivas. Em que o Bolsa Família não é garantia certa de dar um futuro melhor a muitos jovens.
Os governos demonstraram que a educação não é prioridade, não estão importando com o futuro dos jovens que estudam na rede pública oriundos de famílias pobres e más estruturada, com os professores mal remunerados, escolas sem as condições físicas adequadas pra abrigar os seus alunos, todos acabam ficam desmotivados pra obter e passar o conhecimento aos demais.
E ressaltar que a educação mesmo com o corte dos gastos pelos governos, são os que mais sofrem com os desvios na aplicação, ou seja, a corrupção corre solte no setor e as conseqüências são vistas diariamente a qualquer cidadão. Portanto, é muita euforia pra nada diante dos resultados do último ENEM divulgado pelo Ministério da Educação.
Reafirmando o papel do Estado com o ensino público e gratuito, mas deveria ser de qualidade e referência. E esse ENEM não deve ser posto como regra sobre a realidade do nosso ensino, mas demonstra a profunda desigualdade entre as escolas públicas e privadas no país, inclusive no Maranhão.