domingo, julho 15

Joacy Jamys



A primeira vez que ouvi falar dele foi através do meu amigo Angelo Ribeiro, que é Desenhista, Cartunista e Professor de Artes, que me mostrou a HQ FUSÃO do grupo Singular-Plural, produzida aqui na Ilha, fiquei muito surpreso só por isso, me lembro bem, por termos um HQ daqui da área apesar que com traços da Marvel Comics. E depois o tempo foi se passando e fui ouvindo mais seu nome e me caindo as minhas mãos mais materias seus; ilustrações, cartuns, tirinhas e pinturas. E fui sacando seu outro lado, politico, anarquista, ácido e seu traço peculiar. Não gosto de usar o termo gênio, mas o cara era um gênio. Morou no bairro do Cohatrac e imagino que deve ter feito a cabeça de muita gente em São Luís. E daí fiz pesquisas na internet procurando saber mais sobre o Joacy Jamys. E me deparei com páginas e páginas falando sobre ele. Sites brasileiros e Gringos. Ele contribuiu para revistas na Espanha, Portugal, França entre outros países. O Joacy já não está conosco fisicamente ( morreu em 2005 aos 35 anos), mas seu material continua vivo, além de está na memória de muita gente e é necessário sempre citá-lo quando se quiser falar em quadrinhos, não só aqui do Maranhão e do Mundo ( E imagino que eu não esteja sendo pretensioso).

Vou deixar alguns materias seus que achei na Net.






E uma foto sua com outros desenhistas (o primeiro da esquerda pra direita e desculpa não saber o nome da outra galera) no Jornal O Imparcial.




Mais informações no site: http://dbbanner.vilabol.uol.com.br/joacy_jamys.htm e seu site oficial ( sendo que o mesmo tb era (web) designer) foi desativado. 

BIG FISH


Natan inscreveu o PONTO CONTINUANDO no concurso do site PEIXE GRANDE na categoria BLOG e fui lá conferir os FINALISTAS e sendo bastante realista não acreditava que o juri técnico ia incluir nosso blog com design bruto( pra não dizer tosco, como ja ouvir por ai), apesar de um conteúdo bom, pra não dizer muito bom e relevante. Aí vão curiosos (incluindo, eu) os blogs que passaram pelo juri técnico ( que na maioria são web designer ou designer). E tirem suas próprias conclusões.