terça-feira, março 6

O Chato




(Um homem senta ao lado de um jovem numa festa em família)
- Você bebe Coca-Cola?
- Não.
- Já sei... Você é um marxista radical e acho que o refrigerante é um símbolo do imperialismo norte-americano. Da exploração do homem pelo homem. Um total anticapitalista!
- Não bebo porque tenho gastrite.
- Mas tem feição que come um chocolate de vez em quando com essas espinhas?
- Não.
- Já sei... Você não come porque o chocolate é rico em colesterol que aumenta as doenças cardiovasculares e por isso tem medo de ter um infarto!
- Não é que tenho enxaqueca quando como chocolates e as espinhas devem ser porque tenho a pele oleosa e meus 18 anos.
- Mudando de assunto, você já leu Machado de Assis?
- Li...
- Sabia. Por que ele é considerado o maior escritor brasileiro. Inventor de um estilo próprio. Analisa o comportamento humano. Diria até que é um Freud da literatura. Utiliza-se de ironias e tem uma maneira de escrever originalíssima! Com certeza você pensou que Bentinho traiu Capitu. Com aqueles “Olhos de ressaca”.
- Li só um pedaço... e foi pra fazer vestibular e nem me lembro do nome do livro.  
- Você tem perfil de estudante de administração, com esses óculos finos, calça de linho, sapato bem lustrado e camisa xadrez.
- Na verdade nem passei no vestibular. E essa roupa social é por que hoje é... como deve saber... O aniversário de um ano de casamento da minha irmã mais velha e foi... entre nós aqui... Exigência da família. Odeio roupa social.
- Então quer dizer que ela é sua irmã! Você deve ser um irmão coruja.
- Que nada. Quase nem falo com ela. Estamos a muito tempo distante.
- Já sei... Você terminou o segundo grau e virou hippie. Viajou por todos os lugares do mundo e agora retornou pro seio da família?
- Também não... Na verdade ela que viajou para a Espanha com um gringo e acabou virando... Aqui entre nós... Prostituta... Não sei como. E terminou engravidando de um intelectual, daqui mesmo, cheio da nota e tal... que foi passar férias lá.
(Nesse momento a irmã do jovem chega)
- Meu esposo! Estava de procurando a um tempão pra tocarem O Parabéns... Quer dizer que você está aqui conversando com meu irmãozinho sumido?
- É.