terça-feira, junho 26

Sua incelênça, Ricardo III






Rolou na praça São Pedro no Bairro da Madre Deus – São Luis- MA -BRASIL a adaptação da Tragédia Ricardo III ( que diga-se de passagem nunca li) do nobríssimo FALECIDO Shakespeare.

Fui lá ver a peça do GRUPO DE TEATRO CLOWNS DE SHAKESPEARE  do RN - BRASIL a qual a proposta é levar o inglês (que dizem inventou o homem moderno revelando suas contradiçoes) trazendo seu universo lúdico as ruas com figurino CLASSE MEDIA ALTA, ou melhor, aristocrático do reinado elisabetiano e atuações como num filme de TIM BURTON. Mostrando AINDA como é possivel ter uma EXCELENTE* trabalho de gogó quando se falta energia e se PERDE o áudio do MICROFONE e de nos lembrar que a CEMAR continua uma VILÃ do consumidor maranhense em MOMENTOS CULTS E ACULTS.

A peça faz um ANTROPOFAGIA (lembre-se daquelas aulas daquele professor perturbado sobre semana da arte moderna) com o Nordeste com CENAS com acentos cantados arrancando risos dos nativos na platéia (IDENTIFICAÇÃO?), ou melhor, sentados no concreto da escadaria e, além disso, ladies and gentlemen, referências (paródias, acho melhor) a ícones pops como FRED MERCULES e MICK JACKER mostrando como SHAKESPEARE é ATEMPORAL e devora tudo e todos ( acho que tentei ser um tanto dramático, agora).

Pra mim levar shakespeare a uma PRAÇA  já é uma REVOLUÇAO (entendam como quiser esse palavra) e rodar o chapéu com ou sem patrocínio da PETROBRAS é necessário.

E no fim entre palmas e risos e a bunda coçando ouço de uma criança do meu lado:
- O rei é MAU.
Fazer o que, né? Foi pelo poder menina que ele matou... quando você “crescer” vai entender, ou, não. 

* Nesta parte do POST tentei FAZER UM TROCADILHO FRUSTADO COM A palavra INCELÊNÇA ( As  palavras são sinônimas sendo que o TÍTULO da adaptação é o verbete que indica hierarquia SEGUIDO de um vocativo.

Rio + ou – 20



Ontem oficialmente encerrou a conferência Rio + 20 organizada pelas Nações Unidas, e como nos anos anteriores, não deu em nada, o fundo de 30 bilhões proposto pelo Brasil e China pra combater a devastação ambiental no mundo não foi posto em prática porque os países do G-7 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Itália e Canadá) ou G-8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Canadá e Rússia) não dispuseram em colaborar financeiramente.

E muitas outras proposta não foram firmadas pelos chefes de estado, enquanto estava acontecendo a Rio + 20, estava no México ocorrendo a conferência do G-20 (incluindo o Brasil), que são os 20 países mais ricos do mundo. Discutindo a crise econômica mundial que afeta os Estados Unidos e a União Européia. É interessante que sempre quando ocorre uma conferência que aborda os temas como o meio ambiente, fome, pobreza e desigualdades sociais, ocorre uma conferência ou fórum econômico.