quarta-feira, junho 5

Dossiê Neymar

Por William Washington de Jesus

O Santos Futebol Clube faturou muito com o craque Neymar Jr. desde o início da sua carreira, segurou o quanto pôde pra manter o jogador atuando aqui no Brasil, resistindo o assédio de grandes clubes como o Barcelona e o Real Madrid, por exemplo, que vivem assediando jogadores latinos, especialmente os brasileiros quando estão em início de carreira.

Lembram-se do Felipe Coutinho que jogou no Vasco da Gama em início de carreira? Este foi vendido a Internazionale de Milão (Itália) quando tinha 16 anos e atuava nas divisões de base do Clube Regatas Vasco da Gama, quando completou 17 anos, foi logo atuar no profissional para se preparar técnica e fisicamente antes de ir embora pra jogar no clube italiano assim que completasse 18 anos.

Alexandre Pato quando iniciou a carreira no profissional aos 17 anos, em poucos jogos oficiais foi logo vendido para o Milan, outro clube italiano, tanto o Alexandre e o Felipe tiveram um rendimento muito abaixo do esperado. Porque tiveram que disputar o espaço com outros jogadores, em que muitos eram estrelas e já tinham nome e carreira consolidada como o Seedorf e Ronaldinho Gaúcho no Milan (na época) e pela Inter de Milão tinha jogadores em maioria atuando em suas seleções nacionais, um verdadeiro seleto de craques.

Alexandro Pato e Felipe Coutinho foram apenas mais um na equipe, tiveram que lutar muito em campo para conseguir a vaga de titular, e ambos não conseguiram de fato, o Pato no período em que jogou no Milan sofreu várias lesões, ora entrava como titular, ora entrava no decorrer da partida ou simplesmente nem era escalado entre os reservas, devido as sucessivas lesões e atuações as vezes aquém do esperado, não foi convocado para atuar na copa do mundo em 2010 na África do Sul.

Quanto ao Coutinho, este tinha tudo para ter uma carreira promissora, quando atuava nas divisões de base do Vasco da Gama, atuava também na seleção brasileira no sub-17, justamente no lado do Neymar, Lucas, Oscar e outros jogadores, em que o técnico foi o Ney Franco, quando foi jogar pela Inter de Milão, continuou atuando na seleção sub-17, e fez parte da equipe que foi campeão sulamericano e mundial, mas não foi convocado para jogar nas olimpíadas em Londres ano passado (2012).

Como não era titular da equipe italiana e as vezes nem era escalado pra ficar entre os reservas, acabou perdendo espaço na seleção brasileira, no qual nunca foi convocado pra seleção principal, ao menos que eu saiba, e hoje atualmente joga no Liverpool na Inglaterra, e no clube inglês conquistou o seu espaço, mas dificilmente será convocado para a copa de 2014 aqui no Brasil.

Quanto ao Alexandre Pato, devido as lesões constantes e atuações em partidas ora convencia ora deixava a desejar, o Milan resolveu vender ao Corinthians para não ter mais prejuízos, e pelo clube paulista nos primeiros jogos convenceu, mas no decorrer já demonstra a desejar, especialmente em partidas decisivas, como ocorreu contra o Boca Junior na taça libertadores que foi eliminado pelo clube argentino, o jogador perdeu o gol em que tava somente ele e a trave, e corre o sério risco de não ser convocado pela seleção para a copa do mundo ano quem vem, já que não foi convocado para atuar na copa das confederações.

A diretoria do Santos fez o contrário, não permitiu a venda do Neymar desde o primeiro momento do assédio de outros clubes europeus, o clube da baixada santista deu toda assistência e valorização ao craque, para que o mesmo não fosse se influenciar com as cifras do euro.

É claro que isso deu e muito com a contribuição do Pelé através do seu conhecimento futebolístico e influência, Santos não só lucrou com milhões ao explorar o nome e imagem do jogador, como também em campo ao ganhar o campeonato paulista em 2010, 2011 e 2012, Copa do Brasil em 2010, Libertadores em 2011 e RecopaSulamericana 2012.

Período de certa hegemonia em que o Santos dominou o futebol brasileiro, e só não foi de fato consolidado porque não conseguiu o título de campeão brasileiro, o mundial não conquistou mas disputou a final e perdeu para nada mais e nada menos pro Barcelona com a presença do Messi e Cia em campo.