quarta-feira, abril 11

Black Sabbath - Alicerces do Metal.

Birmingham, Inglaterra, anos 60.
A frieza das ruas contrastava com os altos graus de temperatura que vinham das máquinas das fábricas. Quase não existia outra ocupação para os jovens de Birmingham naquela época, as fábricas eram o destino certo para muito deles. Em uma dessas fábricas trabalhava o jovem guitarrista Tony Iommi, certa vez ao manusear uma máquina apropriada para o corte do metal, teve a ponta de três dedos de uma das mãos decepados, segundo alguns, estaria ai terminando a carreira de um dos maiores monstros da guitarra de todos os tempos, porém o jovem Iommi era persistente, ele teve a ideia de fazer proteções de plásticos para a ponta dos dedos, o chamado dedal, e depois disso trabalhou insistentemente em uma nova técnica que o levou a uma certa leveza no uso das cordas e a descoberta por conta dos dedais de reefs pesados.
Um dia Tony Iommy e Bill Ward (Baterista) e Gezzer Butler (Baixista) viram um anúncio de um tal Ozzy Zigg se disponibilizando para audições em bandas iniciantes, o tal vocalista era meio excêntrico andava puxando através de uma corda um lado de um sapato de estimação, os demais integrantes achavam o cara meio maluco, mas ao começar a cantar não tinham dúvidas que ele era o vocalista. Nascia assim a banda chamada Black Sabbath os pais do Heavy Metal, sem sombra de dúvidas.
Certa vez, ao passar na frente de um cinema de Birmingham os integrantes olharam um amontoado de pessoas comprando entradas para um filme de terror, e olhando aquilo pensaram: se as pessoas pagam para ver filmes de terror, porque não fazemos músicas com temas assustadores. De fato eles estavam corretos em 1968 saiu o primeiro álbum chamado Black Sabbath, na capa uma bruxa e atrás uma abadia envolta num clima soturno. A primeira faixa do álbum era do titulo que dava nome ao álbum, um reff de guitarra assustador juntamente com barulhos de chuva e trovões com sinos badalando, a Critica odiou os caras de Birmingham, mas o público sentiu-se atraído pelo novo som.
O disco ficou entre os vinte melhores da lista do programa de John Pells na Inglaterra. Estava dessa forma criado o alicerce de um gênero do Rock denominado Heavy Metal, o único a durar até os dias de hoje desde o primeiro ensaio do Black Sabbath.