domingo, agosto 14

Enquanto não houver o respeito e aceitar as pessoas como elas são, haverá todas as formas de violência: a física, moral e simbólica.

Dia 12 de junho se comemorou o dia dos namorados aqui no Brasil, enquanto nos EUA teve mais um atentado terrorista, e foi um atentado bem direcionado e de cunho do extremo ódio movido por convicções religiosas, que o alvo foram os gays, lésbicas e o público GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) em geral, numa boate em Orlando – EUA que o público frequentava.

Nos EUA já vive uma campanha política para presidente com o Donald Trump pelo partido republicano e Hilary Clinton pelo partido democrata, o primeiro prega o extremo ódio ao afirmar que vai expulsar os imigrantes ilegais principalmente os muçulmanos e latinos, ampliar os muros na fronteira entre os Estados Unidos e México.

O seu discurso xenófobo e segregacionista tem atraído os conservadores, que tem crescido muito no país nos últimos anos, em virtude das conquistas obtidas pelo público GLBT, dentre elas, o casamento civil do mesmo sexo e ainda a luta pelo direito de adotar crianças.

Essas conquistas têm causado ainda mais a ira dos conservadores e especialmente nos fundamentalistas religiosos de católicos e protestantes, e para acirrar ainda mais, os muçulmanos simpatizantes do estado islâmico também tem propagado terror pelo mundo em nome da sua religião.

A força religiosa tem causado ódio em razão da força dos movimentos GLBT que resultaram em conquistas em diversos países, como na Irlanda por exemplo, país considerado conservador marcado por vários conflitos entre católicos e protestantes ao longo dos séculos e até recentemente, mas em 2014 num plesbicito, a população aprovou o casamento civil do mesmo sexo, um marco no país que simbolizou a paz e o respeito, pois se achava que devido o conservadorismo, se achavam que o referido projeto de lei não seria aprovado no plesbicito.

A cada conquista obtida pelo movimento GLBT, aumenta a fúria dos fundamentalistas que lutam pela negação dos direitos em nome das suas religiões e crenças, Alemanha foi o primeiro país no mundo a reconhecer os transgeneros/transexuais como terceiro sexo, assegurando direitos a essa camada da sociedade que nasceram com problema genético em seu corpo e especialmente no seu órgão genital.

A eventual eleição do Donald Trump pode considerar um retrocesso no país, e os próprios americanos que tem o histórico de serem racistas e xenófobos, temem a sua eleição, os latinos e os homossexuais tem mais ainda a temer porque quem o apoia são os conservadores que lutam pela negação dos direitos.

EUA não é o único, enganam-se, porque no Brasil a realidade não é muito diferente, no congresso nacional com a bancada BBB (boi, bala e bíblia), termo denominado aos ruralistas, da segurança pública formado por policiais e delegados e evangélicos (neoinquisidores) respectivamente, lutam incessantemente para os interesses de suas categorias.

Com eles a bancada conservadora tem ganhado força nessa legislatura, tem lutado por negação de direitos, por serem contra o aborto mesmo em caso de estupro ou a mulher tiver a sua vida em risco durante a gravidez, são contra o casamento civil do mesmo, este aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e ainda assim continuam de todas as formas para que essa lei seja anulada.

E são também contra as cotas sociais e raciais para ingressar nas universidades e concursos público com a falácia da meritocracia, querem por força retirar as poucas terras que restam aos povos indígenas e quilombolas, lutam incessantemente contra os direitos e em detrimento do interesse de suas classes.

O golpista, bandido e corrupto do Michel Temer com a sua quadrilha do Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Democratas (DEM) e os demais partidos de aluguel desde que assumiram o governo interinamente vem desmantelando aos poucos as conquistas obtidas nos últimos anos.

A bancada conservadora com apoio evidente do BBB, principalmente dos neoinquisidores afastaram a presidente Dilma Rousseff, golpe disfarçado de Impeachment, ficaram felizes com o fim dos ministérios que se tornaram secretarias vinculada ao ministério da justiça, e principalmente do ministério da cultura que depois foi recriado.

Se a presidente Dilma Rousseff for afastada em definitivo, e infelizmente o golpe está selado no senado com a cumplicidade do STF, as primeiras ações realizadas pelo governo Temer será anular o casamento civil do mesmo sexo, acabar com as cotas sociais e raciais e todas as políticas que visam inclusão, combater a violência e a desigualdade social e racial no país.

No discurso de posse, Temer falou que o Brasil voltaria as suas tradições e citou a religião até mesmo no conceito em latim que significa religare, que significa vinculo/tradição para o país retomar o seu caminho, tanto que o slogan do seu governo é Ordem e Progresso, ordem na base e progresso por meta, assim fizeram os positivistas quando recriaram a bandeira do Brasil após o fim da monarquia e a implantação da república.

Por trás desse discurso significa que o país em seu governo dará as costas as muitas conquistas sociais, especialmente aos pobres, negros, mulheres e homossexuais, será um governo que atenderá especificamente a uma única classe, as elites, seja a política e econômica (agrária, industrial, comercial e banqueiros).

A prova se dá pela nomeação da Fátima Pelaes, ex-deputada federal pelo estado do Amapá do mesmo partido (PMDB) e evangélica, a secretaria especial de política para as mulheres, ela é contra o aborto até mesmo em caso de estupro, Pastor Everaldo, candidato à presidência em 2014, foi nomeado para presidência da FUNAI (Fundação Nacional do Indio).

Nada contra os evangélicos e muito menos os quem tem e pregam a sua fé, mas torna-se inconcebível a nomeação destes para os cargos que visa combater a violência e garantir direitos, que garantia a Fátima Pelaes lutará por direito das mulheres que vivem em situação de violência, machismo e segregação e a sua religião não influir em suas ações? Que garantias o Pastor Everaldo lutará por direitos dos indígenas respeitando as suas tradições e costumes principalmente no que diz respeito a religião e a sua religião influenciará em suas ações no cargo?

Seria concebível colocar um ateu para ser padre ou pastor de uma igreja? Obviamente que não, infelizmente o poder e a influência dos neoinquisidores não visam em melhorar a vida das pessoas, e sim unicamente em defender os seus interesses e submeter o estado e a sociedade em geral nos seus moldes.

Mais do que nunca estão rasgando o estado laico, e virão com mais força e violência contra as religiões de matrizes africana e combater as tradições e costumes indígenas ao tomar as poucas terras que restam, a negação dos direitos e impor as pessoas a um modo e padrão de vida e de crença estão levando as essas catástrofes como ocorreu nos Estados Unidos.

No Brasil milhares de homossexuais morrem todos os anos motivado por preconceito e ódio, a bancada conservadora e reacionária com a liderança dos neoinquisidores são contra a criminalização da homofobia, negam e ignoram a existência dessas mortes como homicídio qualquer.

O afastamento da presidente faz parte do interesse dos conservadores e neoinquisidores, pois ela defende a descriminalização do aborto, casamento civil do mesmo sexo, criminalização da homofobia e as cotas sociais e raciais que foram lutas dos movimentos sociais ao longo dos anos.

Enquanto não houver o respeito e aceitar as pessoas como elas são, haverá todas as formas de violência: a física, moral e simbólica.

A negação dos direitos e lutar para negar os direitos de outrem, representa tudo que foi colocado anteriormente, porque não existe democracia sem direitos e nem direitos sem democracia.


Porque o papel da democracia e do estado democrático de direito é assegurar o direito de todos, mesmo em situação conflitante, e deve prevalecer sempre o direito, a liberdade e a democracia, não podendo ficar à margem e nem marginalizado da sociedade com os seus direitos negados e privados de liberdade.