quarta-feira, julho 9

Justiça seja feita! Justiça tarda, mas não falha.


O Barbosa, goleiro do Vasco da Gama nas décadas de 1940 e 1950, e goleiro da seleção brasileira na copa do mundo de 1950 realizado no Brasil, poderá definitivamente descansar em paz, porque até o momento é considerado o grande culpado pela perda do título para o Uruguai no placar de 2 a 1 de virada em pleno Maracanã na presença de 200 mil torcedores.

Foram 64 anos levando a culpa, ele está só os restos mortais, mas a sua alma continuava sendo incomodado por cronistas esportivos pela culpa que carregava durante todos esses anos, a sua carreira futebolística declinou e muito após a perda do mundial em 50.

Em 1994 na véspera de embarcar pro Estados Unidos para disputar a copa do mundo naquele país, o Carlos Alberto Parreira, técnico da seleção na época, receberia a visita do ex-goleiro, o Barbosa, e não o atendeu, e o ex-goleiro deixou a Granja Comari em Teresópolis – RJ sem ser atendido pelo técnico e nem por jogadores.

Barbosa foi hostilizado por todos da imprensa e no mundo esportivo até a sua morte, o Clube de Regatas Vasco da Gama foi o único que deu apoio inclusive financeiro até o fim de sua vida, não estou envergonhado pela derrota, sinto-me com a alma lavada, e tenho certeza que lá no céu ele também está com alma lavada e poder agora em definitivo descansar em paz.

A data (8 de julho de 2014) definitivamente entrou para a história da humanidade, e será lembrado e falado nos próximos 1000 (mil) anos, nunca se viu uma grande seleção dentro de sua própria casa/anfitriã num torneio mundial como a Copa do Mundo ser surrado de forma tão humilhante ao levar 5 gols somente do primeiro tempo e 4 gols em quatro minutos.

O Jefferson, goleiro do Botafogo deve estar muito feliz por não ter sido o goleiro nesse jogo, pois se estivesse no lugar do Júlio César à imprensa com certeza colocaria toda a culpa, o Neymar nesse exato momento deve estar orando/rezando por não ter jogado, porque se jogasse, levaria toda a culpa e a sua carreira poderia acabar ali mesmo.

David Luiz e Thiago Silva melhores zagueiros do mundo, poderão ter as suas carreiras declinar daqui pra frente, futebol é momento, e o auge de um atleta dura rápido, qual desses jogadores principalmente os que estiveram em campo terão a coragem de não vestir a camisa e não aceitar ser convocado para atuar pela seleção brasileira?

O Johan Cruijff, apontado o melhor jogador holandês de todos os tempos, que comandou a seleção holandesa na copa do mundo realizado na Alemanha (antiga Alemanha Ocidental) em 1974, que ficou conhecido o “Carrossel Holandês/Laranja Mecânica”, após o vice-campeonato mundial que foi perdido pelos alemães no placar 2 a 1 de virada, nunca mais atuou pela Holanda por sentir envergonhado e culpado pela perda do título.

Quem a imprensa apontará como culpado? A imprensa poupará das críticas os jogadores? Quem será o jogador que terá a postura do Cruyff e decidir não mais jogar pela seleção brasileira mesmo sendo convocado?

O Brasil poderá conquistar o Hexa na próxima copa, mas o 8 de julho nunca será esquecido e será sempre lembrado e falado nos próximos anos, séculos e milênios.
Eu não vou me solidarizar aos jogadores, vou me solidarizar ao grande goleiro que passou 64 anos sendo injustiçado, que agora nesse exato momento, seja no céu ou num caixão em sua sepultura que abriga os seus restos mortais, poderá em definitivo descansar em paz, e é a ele que eu presto toda a minha solidariedade.

Descanse em paz Barbosa! Pois a sua alma está lavada e ninguém mais vai lhe perturbar e muito menos lhe culpar após essa tragédia. Porque a justiça foi feita, e ela tarda, mas não falha.