quinta-feira, novembro 22

O Maldito Fabio Mourão


Entrevista com o Blogueiro Fabio Mourão Criador do Dito Pelo Maldito por Natan Castro via e-mail.

Percebemos que a estética do Dito Pelo Maldito é bastante definida, a ideia já existia ou foi se definindo com o passar do tempo?

Não sei se você se refere a estética visual ou a estética do conteúdo do blog, então tentarei responder pelos dois ângulos.
Na estética visual, eu tento reproduzir o 'corta & cola' dos antigos fanzines do século passado, um 'movimento' que sou fascinado. Adoro coisas mal feitas, feitas a mão, tortas, mal colocadas, gosto de chamar isso de originalidade incidental.
Na parte do conteúdo, o DpM já mudou muito com o passar dos anos. Começou sem pretensão alguma, apenas como um local onde eu pudesse armazenar meus escritos já que eu não tinha nem um pendrive sequer, quem dirá um computador só meu. Então eu escrevia meus textos a mão em cadernos a noite no meu quarto e pela manhã ia para uma lanhouse qualquer digita-los e posta-los no blog. Daí começaram a aparecer alguns comentários positivos e outros nem tantos, e uma coisa levou a outra. Ainda demorou alguns anos até que eu constituisse na minha mente a ideia de um blog para o público, aos poucos fui descobrindo o que um blog realmente fazia... e foi aí que resolvi fazer tudo ao contrário.

Sabemos que o Dito Pelo Maldito já tem cerca de quatro anos na ativa, já é um tempo considerável em se falando de sobrevivência na blogosfera. Quais foram os maiores obstáculos do inicio?

Em janeiro de 2013 o DpM completa 5 anos online. Como dificuldades eu posso citar as seguintes:
A falta de um computador com uma conexão com a internet. No mesmo mês em que criei o blog eu também saí da casa da minha mãe para ir morar sozinho. Já era difícil manter a luz paga, quem dirá uma conexão com a internet.
Um outro obstáculo que foi uma tremenda pedra no sapato foi a minha família que insistia em afirmar que eu nunca chegaria a lugar nenhum ostentando  a alcunha de 'Maldito'. Chupa parentes!
Mas o pior de todos mesmo foi uma ex-namorada maluca extremamente insegura que atentava minha cabeça cada vez que pintava um comentário feminino no blog. Por causa dela acabei fechando o blog por uns 6 meses. Felizmente eu abri os olhos a tempo e hoje sigo em frente com a escolha que me proporciona o melhor orgasmo,... e como eu disse, o DpM fará 5 anos no ano que vem.

Existe uma politica de parceria com seu blog, o critério é ser parecido e ter alguma relação com a proposta do blog. Na sessão "outros malditos" estão os blogs que passaram pelo crivo, são muitos os pedidos de parceria que não são aceitos?

Esse negócio de 'parceria' tem me rendido muita dor de cabeça. Recentemente eu mudei a política de parceria do blog e já estou pensando seriamente em acabar com ela logo, logo.
Acontece que tem alguns blogs que não confiam em seu próprio conteúdo e acham que vão conseguir os 'milhares' de acessos que almejam na base da parceria. Então o 'malandrinho' pede parceria, fecha, e quando percebe que não atingiu os 'milhares' de acessos que sonhou , vai lá e encerra a parceria na maciota, sem comunicar ao parceiro. Aí tu fica lá com o banner do 'espertalhão' no seu layout, com cara de bobo, enquanto ele abre espaço para fazer outra vítima.
Fala a verdade, não dá pra desconfiar da qualidade de um blog onde a parte de parceiros ocupa mais espaço do que o conteúdo do próprio em sua barra lateral?... Acontece sempre comigo.
Na verdade eu nunca neguei uma parceria, e me sinto um idiota por isso. Eu devia sim ter dito não para muitos que me pediram parceria nos últimos meses nitidamente atrás dos acessos do DpM e não pela afinidade do conteúdo.
Atualmente eu funciono assim, quando encontro um blog que gosto, linko ele no meu. Até pra não perder o blog de vista e continuar acessando mais tarde. E se encontro um banner do DpM em um blog que nitidamente nos linkou porque tem afinidade com nosso conteúdo, aí eu retribuo a ação.
Nunca me liguei muito nessa parte de parceria, isso besteira. Mero detalhe. Tem gente que passa mais tempo procurando 'parceria vantajosa' pro blog do que pra criar um post de qualidade. Isso é bom pra quem faz blog pra blogueiro, eu faço blog pra leitores de blogs.

Falar de literatura na blogosfera e acreditar que se pode realmente atrair público em torno disso pode parecer para muitos um grande devaneio. Blogs como o Ponto-Continuando e o Dito Pelo Maldito estão nessa resistência, qual o papel de blogs como esses na descoberta da literatura em geral?

Bom,... como disse Andy Warhol 'Um artista é alguém que produz coisas de que as pessoas não têm necessidade, mas que ele - por qualquer razão - pensa que seria uma boa ideia dá-las a elas.'.
Acho que o DpM nunca procurou atrair um público, e sim criar o seu próprio. Tanto que sempre evito assuntos já batidos na blogosfera e procuro falar sobre aquilo que ninguem imaginava, ou ainda nem tinha parado pra pensar sobre. Por mais cotidiano e simplório que seja.
Não sei dizer qual o papel desse ou daquele blog dentro da blogosfera, a internet é algo recente e acho que tá todo mundo ainda engatinhando e descobrindo como que se faz ou o que dará certo. Por isso é importante fazer o que se gosta, pois se futuramente der merda, pelo menos tu se divertiu.

Todo blogueiro que se preze sabe o quanto é trabalhoso editar e lidar com tudo que envolve a existência de um blog. Toda esse trabalho fica somente com você, ou existem outras pessoas que tratam disso também?


Recentemente engrossamos as nossas trincheiras literárias com as colunas do Allan Pitz e do Israel Duarte, mas todo o resto é por minha conta. Sou o Artista gráfico, web designer, escritor, editor, contato comercial, publicitário, faxineiro e moça do cafezinho do blog.


Existe hoje na internet uma certa lenda de que todo mundo pode viver só dela, seja tendo um site, blog e usando de outros canais como as redes sociais. Nós do Ponto-Continuando sabemos por experiência própria que existe um longo caminho até que um blogueiro e afins chegue lá, no seu caso já dá para viver nessa realidade?

Ainda não consigo viver de blog, mas já consigo sobreviver de blog. O que para uma pessoa sem muitas ambições como eu, já é algo bem significativo. Pago contas com o que ganho no blog mas não me sobra para gastar com bens materiais ou restaurantes caros por exemplo. Continuo andando a pé e comendo um 'podrão' na esquina pra economizar o da passagem.
Mas sou muito feliz em trabalhar só pra mim e não pra enriquecer algum patrão mega-empresário.
Mas a intenção não é parar só no blog, tenho aí o projeto do meu livro, e quem sabe até a criação de um selo literário próprio para lançar outros autores.

Qual dica você daria para blogueiros iniciantes, que estejam com o intuito de adentrar a blogosfera?

Construa, e eles virão.

Na sua opinião como será a blogosfera nos próximos anos? Daria para arriscar alguma modificação na proposta e na ideia dos blogs no futuro?


Há uns dois anos atrás, quando ninguém me escutava, eu dizia que o futuro dos blogs era se fundirem em grandes portais. Todo mundo achou que eu era maluco e hoje em dia vemos que isso tem acontecido com frequência  blogs maiores absorvendo outros menores e tornando-se um portal só.

Agora, para projeções futuras, eu estou apostando no amadurecimento dos blogueiros e também dos leitores. Acredito que o prazo dos blogs de 'tirinhas meme' irá expirar quando esse público amadurecer e começar a procurar por algo mais consistente na internet. Aí, creio que sobrarão poucos.


Saudações a Jennifer White



Querida, boa noite.

Perdoe-me. Nada além de um copo vazio/um prato cheio por hoje.
Sei que não basta.
Mas aos corpos deixados em casa, deixemo-nos ai.
Não me arrasto até seu peito?
Este é o leito, onde majestosa sua pele
Sim, sua alva pele brilha até no Fim.
Apalpando minha consciência você segue andando nas curvas da invenção
E eis cai uma ideia vemos outra insinuação.  
Um blues à meia luz
Um groove à meia sorte
Querida, boa noite.

Devo mesmo sair sem norte
Ou ainda posso dormir nas janelas até as seis?
Sim, quem sabe eu possa ficar no sempre de sua imaginação.
Você ainda precisa pisar em mim
Você ainda precisa sentir que pode usar um cara como eu para chegar até lá

Jennifer, sua voz é mesmo incrível.
Fez de um homem grande um tolo fácil em suas mãos
Fez de um menino um grande homem a seu dispor

Sim, você me chama para tocar um jazz e não espera amanhecer.
A noite é sua, mas eu ainda sei de algo que você não viu.
Eu ainda sei como libertar os seus fantasmas
E dá próxima vez não será tão fácil assim
Acredite.