terça-feira, setembro 4

aquele sorriso


Ela estava ali no dia anterior e agora não estou mais vendo ela com esses olhos miopes, vou por os óculos e ve se a encontro, e nada! O calendário no meu cel é cinco de setembro e não quatro de setembro quando a vi, deve ser por isso que ela não esta mais naquela esquina sorrindo seu panaca disperso. Será o que aconteceu com ela? Não sei mesmo, e talvez eu devia especular mais sobre sua vida e tentar criar uma imagem dela além da imagem que já vi. O sorriso ficou. Tem o cabelo preto dessarrumado tambem. Tem outras coisas. Tenho certeza que ela é simples. Gosta dos mesmo livros que eu e fale a mesma língua. Não sei mais nada. Por isso inventar algo sobre ela seja algo bom, pois vi ela ontem naquela esquina e ela me fez sorrir com aquele sorrisso bonito pra caramba.



escrevi esse pequeno texto ouvindo essa musica dagorinha


São Luis 400 anos: comemorar o que? Pra que?


                                                      Fonte: 180graus.com



Parte I

Por pressão dos ministérios público estadual e federal, há dois anos o governo do estado decretou a interdição nas praias de São Luís por estarem poluídas, ou seja, impróprias para o banho. Mas nada foi feito para reverter o problema, e a situação piora gradativamente, sendo que não é de hoje e já dura há anos.

Todo o dia vê na imprensa, principalmente a do Sistema Mirante de Comunicação que é controlado pela família Sarney que também governa o nosso estado, colocarem a culpa nos banhistas que frequentam o local.

Está certo que os banhistas podem ter uma parcela de culpa, mas essa culpa é bem menor em relação ao descaso do governo que presta os serviços precários através da CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão).

Mas a grande culpada pela poluição das praias de São Luís, são as empresas/ construtoras do ramo imobiliário que constroem os prédios/condomínios nas áreas litorâneas marcadas por dunas e manguezais.

Essas construtoras são grandes responsáveis pelas degradações ambientas em São Luís nos últimos 20 anos que resultou no desmatamento de mangues, erosão e doformação nas dunas em praias, o caso bem visto de todos é a construção da avenida litorânea que teve o projeto iniciado na década de 1980 no governo de Luiz Rocha e foi executado nos anos 1990 (mais precisamente em 1993) pelo governo do Edison Lobão.