terça-feira, setembro 4

São Luis 400 anos: comemorar o que? Pra que?


                                                      Fonte: 180graus.com



Parte I

Por pressão dos ministérios público estadual e federal, há dois anos o governo do estado decretou a interdição nas praias de São Luís por estarem poluídas, ou seja, impróprias para o banho. Mas nada foi feito para reverter o problema, e a situação piora gradativamente, sendo que não é de hoje e já dura há anos.

Todo o dia vê na imprensa, principalmente a do Sistema Mirante de Comunicação que é controlado pela família Sarney que também governa o nosso estado, colocarem a culpa nos banhistas que frequentam o local.

Está certo que os banhistas podem ter uma parcela de culpa, mas essa culpa é bem menor em relação ao descaso do governo que presta os serviços precários através da CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão).

Mas a grande culpada pela poluição das praias de São Luís, são as empresas/ construtoras do ramo imobiliário que constroem os prédios/condomínios nas áreas litorâneas marcadas por dunas e manguezais.

Essas construtoras são grandes responsáveis pelas degradações ambientas em São Luís nos últimos 20 anos que resultou no desmatamento de mangues, erosão e doformação nas dunas em praias, o caso bem visto de todos é a construção da avenida litorânea que teve o projeto iniciado na década de 1980 no governo de Luiz Rocha e foi executado nos anos 1990 (mais precisamente em 1993) pelo governo do Edison Lobão.


Há um detalhe disso que talvez pouco sabem, de acordo com a Constituição Federal, as áreas litorâneas são pertencentes a União, ou seja, ao governo federal. Portanto, a construção da avenida litorânea nunca deveria ter sido feita, o atual secretario de infraestrutura do governo do estado Max Barros na época em que foi deputado estadual nos anos 2000, criou o projeto de lei que transferisse a responsabilidade para o estado a questão das áreas litorâneas, eu não sei dizer absolutamente se esse projeto foi discutido no parlamento, se foi votado e consequentemente aprovado, mas teria que ser apreciado por órgãos federais em Brasília e passar pelo congresso, não sei exatamente no que foi feito nesse projeto. Mas interessante nisso tudo, é que esse projeto de lei feito pelo atual secretario do governo estadual de infraestrutura beneficia diretamente as grandes construtoras.

O mais agravante disso tudo, é que a construção de edifícios e condomínios em grande parte não tem tratamento de esgoto, e é feito principalmente na região costeira, o grande exemplo disso é na praia Ponta D`areia e na lagoa da Jansen que há grande concentração de prédios comerciais e residenciais.

Porque vocês acham que a Lagoa tem o mau cheiro há anos? Culpa dos banhistas? Grande culpa pelo problema é o próprio governo do estado, com a construção da ponte do São Francisco (oficialmente batizada/chamada de José Sarney, mas é ignorado pela população) na década de 1970 pelo governo Sarney, a região que hoje é o bairro do São Francisco e adjacentes era pouco habitada/povoada e colônia de pescadores.

Despertando o interesse das grandes construtoras do ramo imobiliário, a região que hoje é a lagoa era antes um mar, em vez de construírem uma ponte, preferiram soterrar a área, obra do governo do estado na época que posteriormente foi construída a avenida dos holandeses, sendo hoje umas áreas mais caras e valorizadas na capital maranhense.

A região que fica a praia Ponta D´areia é despejado diariamente e sem limites todo o esgoto da região que formam o bairro na área, que são Ponta D`areia e a lagoa da Jansen. O que vocês acham de onde vem os esgotos que vão direto para a praia? A culpa pela poluição das praias é mesmo dos banhistas?

A imprensa como nós sabemos, faz vista grossa a respeito e insiste em culpar os frequentadores, principalmente as camadas mais pobres que frequentam as praias da Ponta D`areia e Olho D`água, que justamente são as mais poluídas e impróprias para o banho.
O Ministério Público também fingiu que nada está acontecendo de errado, o governo estadual através da CAEMA agi da mesma e com o total descaso, diante das realidades que foram colocadas. Pra que comemorar os 400 anos de São Luís?

Nenhum comentário: