sexta-feira, agosto 17

Fusca

Londres 2012




Acabaram as olimpíadas de Londres – Inglaterra, e mais uma vez os Estados Unidos manteve a sua hegemonia, mas a grande novidade nessas olimpíadas que não é de hoje é o crescimento da China, a ponto de ameaçar a supremacia ianque.

As olimpíadas sempre foram marcadas por disputas políticas, principalmente em tempos de Guerra Fria quando o mundo era dominado por Estados Unidos e antiga União Soviética, ou seja, capitalismo versus socialismo/comunismo, a União Soviética foi extinta, mas o antagonismo de dois sistemas políticos e econômicos ainda continua.
EUA e União Soviética levavam as suas rivalidades dentro das modalidades esportivas e disputavam acirradamente pra quem levava o maior número de medalhas, principalmente o ouro, a rivalidade era tanta a ponto os EUA e alguns países como o Canadá, por exemplo, fazer o boicote, ou seja, não participar nos jogos olímpicos em Moscou – Rússia de 1980.

Quatro anos mais tarde, a União Soviética e outros países do sistema que integravam a “cortina de ferro” boicotaram os jogos olímpicos em Los Angeles – EUA de 1984. As olimpíadas em Seul – Coréia do Sul de 1988 não teve a participação da Coréia do Norte que boicotou os jogos olímpicos devido às desavenças com o país sede, e vale ressaltar que nas olimpíadas de 1972 em Munique – Alemanha a delegação de Israel sofreu um atentado causando a morte de alguns atletas.

O fim da União Soviética causou não só a fragmentação das repúblicas independentes mas também em modalidades esportivas, contribuindo para o declínio no número de medalhas nas olimpíadas posteriores, a prova disso é que a Rússia nem sequer ficou em 3º lugar no quadro de medalhas nessa última olimpíada (de Londres 2012), uma queda bem acentuadas nos últimos anos e enquanto isso a China vem crescendo gradativamente a ponto de ameaçar a supremacia ianque.
E essa ameaça não se resume apenas nos jogos olímpicos, no cenário econômico a China vem crescendo gradativamente todos os anos enquanto os EUA (Estados Unidos da América) vem passando por uma forte crise econômica que está resultando no aumento da desigualdade social no país, em razão disso, todos os investidores e especuladores vem apostando no mercado chinês.

Hoje é comum vermos produtos chineses circular nos quatro cantos do mundo, quanto o pirata/contrabandeado e o produto legal, o grande exemplo é a indústria automobilística com as marcas como a Chery, por exemplo, sendo vendidos bem mais baratos que a General Motors, Ford, Volkswagen, Fiat e outras marcas que já estão há anos aqui no Brasil.
A China vem afrontando todos os mercados dos países em desenvolvimento como o Brasil quanto em países com a economia sólida, mas que estão passando por uma forte crise que são os EUA e a União Européia.

China é governado pelo partido comunista chinês desde a revolução chinesa de 1949, mas abriu a sua economia com a iminência da queda soviética, e sempre viveu independentemente da União Soviética, foi o país que menos dependeu politicamente, economicamente e militarmente dos soviéticos em relação aos demais países comunistas que viveram quase à custa da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), como Cuba por exemplo.

Os jogos olímpicos sempre marcou o sucesso dos países que se destacaram politicamente, economicamente e militarmente, tornando-se mais atraente as disputas principalmente com os países rivais/inimigos que muitas das vezes pode acabar em conflito.