segunda-feira, julho 2

Império Castelhano


imagem retirada do facebook
Ontem terminou a Eurocopa com a Espanha campeã na edição 2012 ao derrotar a Itália num humilhante placar de 4 a 0.

Com esse feito, a Espanha é fortíssima candidata – favorita ao título na copa de 2014 no Brasil, com o futebol que para muitos é antipático e chato, mas está trazendo resultados e números satisfatórios pra si com vitórias e títulos.

Essa tática usada pela seleção espanhola é nova? Não. A seleção brasileira na copa de 1970 no México que conquistou o tri – campeonato composta por Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho e outros tinham uma tática parecida com o toque/domínio de bola e não permitir que o adversário fique muito tempo com a bola.


Na copa de 1974 na Alemanha (antiga Alemanha Ocidental), a seleção holandesa liderada por Cruyff tinha a tática com o toque/domínio de bola sem permitir que o adversário pegue.

Portanto, a tática da seleção espanhola não é tão nova como se imagina, o que faz a Espanha ser tão imbatível? A seleção espanhola é o Barcelona e vice – versa (sem Messi), majoritariamente formada por jogadores deste time e completado por alguns que jogam no Real Madrid.

O entrosamento dos jogadores é o fator determinante, porque as funções que cada um exerce no Barcelona e Real Madrid são praticamente as mesmas na seleção. São jogadores habilidosos e alto nível. A Espanha é completa, ou seja, tem jogadores com altíssima qualidade desde o gol ao ataque, é difícil encontrar a deficiência em algum desses setores.

Ao contrário de algumas seleções que tem jogadores como referencia e diferenciado como Portugal com Cristiano Ronaldo, por exemplo, na Espanha todos os jogadores são estrelas, craques, referencias e diferenciados em setores que atuam.

O futebol manjado, chato e enjoado para muitos está incomodando os adversários, e eliminou as fortíssimas e tradicionais que são campeãs do mundo, a Alemanha e a Itália.

Essa última com toda a tradição que carrega, não conseguiu conter a “fúria”, e humilhantemente foi derrotada no pelo placar de 4 a 0.
Pra mim  a Espanha é fortíssima – favoritíssima ao titulo na copa de 2014. E o Brasil? 

Como eu disse nos artigos anteriores, o Mano Meneses deve obrigatoriamente montar o time desde de já, a Olimpíadas em Londres deste ano (2012), servirá pra isso, a Espanha participará na Copa das Confederações do ano que vem (2013), o Brasil até lá deve ter uma base para copa.

Porque no contrário, o Brasil talvez nem poderá confrontar a Espanha.

Nenhum comentário: