sexta-feira, outubro 5

Eleições em São Luís 2012 - Análise do Debate



Ontem ocorreu o debate no Sistema Mirante de Comunicação, foram os piores debates já vistos até o momento. E o grande protagonista não foram os candidatos, mas o mediador Tonico Ferreira, jornalista da Rede Globo, que passou todo o tempo controlado o debate na tentativa de evitar o bate boca entre os candidatos.

E acabou ele mesmo cometendo os erros, deixando bem visível o seu nervosismo, a ponto de cometer erros primários por sinal, no momento que deveria dar a tréplica a João Castelo, anunciando o intervalo comercial, sendo obrigado voltar atrás para a tréplica a referido candidato.

A ausência do Marcos Silva do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados), conhecido nos debates por aplicar a sua “metralhadora giratória” em todos os candidatos ao fazer acusações, críticas e ironias a todos foi fortemente sentida e bastante comentada nas redes sociais, especialmente do Facebook, numa notória censura ao candidato e ao seu partido, e como compensação ou “cala boca” para uns, a Mirante concedeu a entrevista ontem meio dia no telejornal da emissora. Que eu particularmente não iria a entrevista, sendo que foi impedido de participar do debate.

E em relação ao desempenho dos candidatos, vou especificar um por um.
Edivaldo Holanda Júnior – PTC (Partido Trabalhista Cristão): ciente que iria ser o alvo de ataque dos adversários, ele foi muito bem treinado por seus assessores e marqueteiros de campanha, esquivando-se das críticas feitas principalmente por Haroldo Sabóia. E tentou fazer uma polarização ao criticar o atual prefeito e candidato a reeleição, devido ao fato de estar em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto e eventual adversário no segundo turno. Fora isso, não teve nada de novidade no debate, ficando muito semelhante a sua postura no horário eleitoral na rádio e TV, aos que esperavam que ele iria se sair mal em decorrência de uma entrevista feita no telejornal da Mirante no qual foi bastante criticado devido ao seu desempenho, de certa forma ele se saiu bem da forma como queria os seus aliados, assessores e marqueteiros.

Eliziane Gama – PPS (Partido Popular Socialista): tem uma boa oratória, teve o destaque em relação aos demais candidatos, mas devido ao esvaziamento do debate criado pelo mediador e erros cometidos pelo mesmo, acabou a prejudicando de certa forma, pois podia se destacar bem mais do que esperado, e saiu praticamente ilesa nas discussões em todos os temas, visto que foi praticamente isenta das críticas dos demais candidatos. Mas apelou muito pelo fato de ser a única mulher candidata, na tentativa de comover e conseguir votos do eleitorado feminino.

Haroldo Sabóia – PSOL (Partido Socialismo e Liberdade): com a ausência do Marcos Silva, teve que exercer a função de “atirador”, atacando todos os candidatos, principalmente Edivaldo Holanda Júnior, João Castelo, Tadeu Palácio e Washington Luís. Mas foi o tempo todo retaliado pelo mediador que tentou o máximo haver o bate boca entre os candidatos, que acabou comprometendo o seu desempenho, que nem sequer permitiu concluir o seu raciocínio durante a sua explanação, numa notável censura feito pelo mediador.


João Castelo – PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira): experiente em debates e acostumado a ser atacado por adversários, o mesmo tira proveito da situação bem no estilo Paulo Maluf, ao afirmar que fez grandes obras na cidade quando foi governador do Maranhão (1978-1982), o Italuís, Estádio Castelão, Hospital do IPEM (Carlos Macieira), Conjuntos Habitacionais Cidade Operária, Maiobão e outros. Na tentativa de calar a boca dos adversários, que as vezes acaba dando certo devido a sua longa carreira politica em relação aos demais e por saber lidar com a situação, apesar do pavio curto.