domingo, dezembro 8

Sampaio Correa: os melhores do Brasil no Norte e Nordeste


Sempre tive certeza que o Sampaio Correa está entre os melhores clubes do Brasil na região norte e nordeste junto com o Clube do Remo – PA, Paysandu - PA, Nacional – AM, São Raimundo – AM, Fortaleza – CE, Ceará – CE, América – RN, ABC – RN, CRB – AL, CSA – AL, ASA – AL, Botafogo – PB, Treze – PB, Campinense – PB, Santa Cruz – PE, Náutico – PE, Sport – PE, Bahia – BA e Vitória – BA, sendo que os quatro últimos estão sempre disputando a elite do futebol brasileiro e tem no currículo o título nacional ou o vice-campeonato.

O clube maranhense tem no currículo três títulos nacionais de todas as divisões que já disputou (exceto a série a), sendo duas de forma invicta a de 1997 na série c e a série d em 2012, desde o rebaixamento a série c no qual esteve disputando à série b em 2002 e o rebaixamento à série d em 2008 quando estava disputando a série c.

Sampaio Correa passou por crise financeira quase sem fim a ponto de muitos jogadores e treinadores oriundos do eixo sudeste e sul do Brasil não quererem vir para o clube devido à má fama de não pagar os salários por causa de dirigentes irresponsáveis que muito se promoveram à custa do clube, o que resultou no rebaixamento que foi citado anteriormente.
Um clube que já disputou a Copa Conmebol em 1998 chegando até a semifinal, sendo eliminado por nada mais e nada menos que o Santos, é digno de mostrar a sua grandeza que enche de orgulho a sua torcida que infelizmente só aparece nos momentos quando o time está no auge, daí é de certa forma plausível a critica de torcedores de times rivais classificarem estes como torcedores modinhas, mas também não deixa de ser uma inveja.
A conquista da série d em 2012 de forma invicta, com jogadores genuinamente maranhenses na maioria do seu elenco, ao contrário de 1997 quando conquistou a série c de forma invicta, era formado majoritariamente por jogadores do eixo sudeste e sul do país, a conquista do ano passado fez aproximar ainda mais os torcedores com o clube e os jogadores, por serem maranhenses em maioria, eles definitivamente entraram na memória dos torcedores, ao contrário do de 1997, muitos jogadores naquela época nem são tão lembrado hoje por torcedores.

Porque não tiveram identidade com o clube e nem mesmo com a torcida, tanto que a maioria destes deixou o clube no ano seguinte após a conquista, atuando em clubes das regiões de origem do sudeste e sul, principalmente no interior de São Paulo, de 2012 pra cá foi o contrário, o time da conquista da série d foi mantida na disputa da série c este ano que acabou conseguindo o acesso a série b, disputando a final com o Santa Cruz que nunca havia conquistado o campeonato nacional, e se levasse pela história, tradição e conquistas, o Sampaio obviamente era o favorito a conquistar o título.

Esses jogadores entraram na história do clube, o Rodrigo Ramo já tem mais de 300 jogos pelo clube, um feito e tanto para os dias de hoje em que o jogador permanece pouco tempo no clube e ainda mais no Maranhão que há anos está fora do cenário nacional e com o futebol há tempos em decadência.
Sampaio Correa sem dúvida é a maior torcida do Maranhão, entretanto, não é a mais apaixonada porque os torcedores só aparecem quando o time está disputando o campeonato de nível nacional e na boa fase, mas isso pode ser mudado.

Os últimos anos que mais surgiu foram as torcidas organizadas, a mais notáveis são a Mancha Tricolor, Sampaio Roots e Tubarões da Fiel, e a tendência é crescer ainda mais essas organizadas em virtude de estar disputando a série b ano que vem (2014).
Sampaio Correa é um dos grandes clube do Brasil no norte e nordeste, mas precisa resgatar a sua própria história e a memória de jogadores que fizeram história pelo clube como o Juca Baleia, Djalma Campos, Bimbinha, Gojoba, Pelezinho, Adãozinho, Marcelo Baron, Rosclin Serra, Meinha, Bacabal, Fuzuê, Arlindo Maracanã, Pimentinha e muitos outros.
Devem resgatar o nome desses jogadores e colocar na memória do torcedor, principalmente aqueles que conquistaram o brasileiro série b de 1972, o brasileiro série c de 1997, o pentacampeonato maranhense de 1984, 1985, 1986, 1987 e 1988 e o tricampeonato maranhense de 1990, 1991 e 1992.
Grandes torcidas do Brasil como Vasco da Gama – RJ, Botafogo – RJ, Fluminense – RJ, Flamengo – RJ, Palmeiras – SP, Santos – SP, São Paulo – SP, Corinthians – SP, Cruzeiro – MG, Atlético – MG, Grêmio – RS, Internacional – RS, Coritiba – PR, Atlético – PR, Bahia – BA, Vitória – BA, Sport – PE, Santa Cruz – PE, Náutico – PE, Goiás – GO e outros que são grandes clubes e sempre estão disputando a elite do futebol nacional, as suas torcidas sempre carregam nas bandeiras, faixas e cartazes em dias de jogos os nomes e a imagem dos jogadores que fizeram a história em seus clubes, principalmente nas grandes conquistas, seja nacional ou local.
Roberto Dinamite e Edmundo, por exemplo, sempre tem os seus nomes e imagens nas bandeiras, faixas e cartazes das torcidas organizadas do Vasco da Gama, é assim o Zico e Júnior que fizeram história do Flamengo também tem os seus nomes e imagens em bandeiras nos dias de jogos.
As torcidas organizadas do Sampaio Correa deve inovar, e uma delas é resgatar o nome e a imagem de jogadores que fizeram história do clube, principalmente nas grandes conquistas que foram citados anteriormente, porque todo time grande tem uma história e a história sempre começa por aqueles que vestiram a camisa e obtiveram conquistas nelas.
E também está mais que na hora da diretoria atual do Sampaio Correa pensa grande de fato, fazer num time empresa, seguindo o exemplo de grandes clubes que fizeram do símbolo como marca de mercado pra arrecadar dinheiro e investir nas suas estruturas.
É comum os times terem suas lojas oficiais em shoppings pra vender camisas e outros produtos com a marca e símbolos que representam a entidade futebolística, o Sampaio Correa deve abrir mão do patrocínio do poder público, seja do governo municipal e/ou estadual.
Pra não ficar refém da classe política que sempre usa para fins politico e eleitoreiro, o caso do Moto Club, maior rival do Sampaio e também um grande clube maranhense é a prova, duas vezes rebaixado a segunda divisão do campeonato maranhense em menos de cinco anos se deu em decorrência de dirigentes que usaram o clube como forma de obter votos pela torcida, no caso especifico foi o Deputado Federal Cleber Verde que foi presidente do Moto e responsável pelo rebaixamento do time em 2009.
O Sampaio Correa deve estar acima de partidos e grupos políticos, não pode ser usado como manobra politica de quem quer que seja, porque o time já esteve à beira da falência por causa de dirigentes que usaram a entidade, o caso bem típico foi Manoel Ribeiro, Deputado Estadual que presidiu a presidência da Assembleia Legislativa de 1993 a 2003, e também presidente do clube responsável pelo conquista a série de forma invicta de 1997, entretanto, foi o responsável pelo rebaixamento do campeonato brasileiro série b em 2002 e disputar a c ano seguinte, ou seja, foi responsável pelo conquista e também pela queda do clube que deixou a beira da falência em decorrência da crise financeira.
Está mais que na hora do clube maranhense e até mesmo os demais seguirem modelo de clubes brasileiros pelo Brasil e até mesmo do exterior, vejam o caso do Barcelona – Espanha, o próprio clube é uma empresa, reparem que não há excesso de marcas e patrocínios estampado na camisa. A única marca que esteve estampada na camisa durante muitos anos foi a UNICEF, entidade das Nações Unidas (ONU) que cuida da proteção de crianças de todo o mundo, e atualmente outra marca, a Qatar Foundation, também tem o seu nome estampado na camisa do clube espanhol, e especula-se que a empresa paga ao clube para ter o nome estampado na camisa.
O Barcelona não é o único, é assim o Real Madrid – Espanha, Bayer de Munique – Alemanha, Manchester United – Inglaterra, Chelsea – Inglaterra, Arsenal – Inglaterra, Milan – Itália, Juventus – Itália, Internazionale – Itália e muitos outros clubes europeus.
Eu não vou muito longe, quando estive em Fortaleza – CE em 2010 pra participar num encontro estudantil, fui ao shopping da cidade que estava próximo ao local que estava a concentração para uma passeata de estudantes, e dentro desse shopping eu vi uma loja do clube cearense, o Fortaleza, que vende camisas e o mascote do clube, o leão, e vários produtos que continha o nome, cor, símbolo, marca e o mascote do clube.
Sampaio Correa deve copiar o modelo e exemplo destes clubes europeus, para que torne autossuficiente e autossustentável, pra que não fique mais pedindo esmolas do governo estadual e municipal, e também não ser mais refém da classe politica que usa a imagem, cores e o nome do clube em proveito próprio. 
Se o Sampaio Correa e os demais clubes maranhenses, como o Moto Club, MAC (Maranhão Atlético Clube), Bacabal, Imperatriz e JV Lideral, clubes estes que já foram campeão maranhense, especialmente os do interior que são os três últimos, teremos futuramente o futebol maranhense bem mais competitivo, e o Sampaio pelo momento que vive, poderá futuramente disputar o campeonato brasileiro série a, os dirigentes do clube pode pensar dessa forma desde já ano que vem.

pra quê escrever?

pra quê? - a pergunta fundamental de um auto-abortado social. pra quê escrever? se a morte escorre por cima dos ombros e logo alagará tudo à sua volta e te estrangulará em algum ponto do tempo? lúcido, compreendendo tal futilidade, tentará escrever contra o decesso. e aí não será mais você escrevendo sobre a morte, será ela esculpindo as suas decadências verbais. e a morte tem senso de humor caso saiba acolhê-la em sua casa. te fará rir dos rancorosos que escrevem há milhares de anos sem compreender o quão pouco valiam as palavras. compreenderá que a escrita é uma enganação. porém, estamos de acordo em nos enganarmos agora, meu caro amigo que eu não conheço? então me diga, que lhe importa mais saber? de ideias geniais? a descrição de uma caminhada por uma estrada deserta? quanto às ideias, por que não bola as suas próprias? quanto à caminhada, bem, jamais saberá se não pegar a estrada. então morra, amigo, e saberá o gosto da morte, morra numa calçada, morra sujo de esgoto, mas não morra numa cama confortável, morra sozinho. só quem morre sozinho teve uma morte decente. morra confrontando-se. não deixe que impeçam que seus demônios te incomodem nos últimos minutos de vida. só quem conhece o vazio sabe definhar, só quem conhece a pobreza pode falar da raiva espiritual. e depois levante-se e fale da morte no passado, como quem a ultrapassou e agora caçoa dela no retrovisor. porque, ao contrário do que acreditavam alguns filósofos, acredito que vivemos no instante, e no instante é, de alguma forma, impossível morrer. por mais que se queira - e é preferível que se queira. devemos à isso essa sensação de uma farsa, não acha? não que a vida seja patética, mas apenas trágica e potencialmente engraçada.