sexta-feira, abril 11

O Fim do Homem cordial?

Nos últimos meses o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa tem protagonizado os maiores atos de combate a impunidade na história recente do Brasil ao decretar a prisão dos envolvidos no escândalo mensalão, envolvendo lideres do PT (Partido dos Trabalhadores) como o José Dirceu e José Genoíno, Marcos Valério e os outros demais envolvidos.

Joaquim Barbosa ingressou no STF em 2004 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, ou seja, com a indicação e aval do presidente e do próprio PT, incluindo o José Dirceu que na época Ministro Chefe da Casa Civil teve a parcela de contribuição e influencia para a indicação do cargo de ministro.

Sendo o primeiro negro de origem pobre na história do país a ingressar no cargo de ministro ao supremo, o Joaquim ficou conhecido em todo o Brasil não apenas ao fato de ser negro, e sim por realizado um tremendo bate boca em plenário com o ministro e presidente do órgão na época em 2008, o Gilmar Mendes, desafiando que o mesmo fosse as ruas ouvir a opinião pública a respeito do próprio órgão judiciário.

E falou de forma ríspida que o presidente deveria respeita-lo porque não estava falando com os seus capangas do estado de Mato Grosso, pelo fato da família do Gilmar Mendes ser fazendeiros e também estarem na politica do estado mato-grossense em cargos eletivos.

Após esse episodio, o Joaquim Barbosa ganhou mais notoriedade no cenário nacional e ser admirado por muitos brasileiros, inclusive aqueles que não confiavam mais na justiça, e por outro odiado por setores mais conservadores e reacionários da sociedade, principalmente aqueles que mandam e desmandam no país economicamente e também pela imprensa.

Daí começou a critica e perseguição sistemática ao ministro, principalmente por causa do bate boca com o ministro-presidente Gilmar Mendes, a imprensa conservadora, reacionária e racista começou vasculhar a vida pessoal do mesmo como forma de atingir moralmente perante a opinião pública.
A prova disso foi quando foi noticiado o problema de saúde do Joaquim Barbosa no qual sofre o problema de coluna nas costas, a chamada hérnia de disco, que assisti a TV Justiça sabe que durante as sessões do STF o mesmo costuma participar sentado numa cadeira de forma inclinada ou em pé.

Devido a esse problema, foi pedido o afastamento temporário para se cuidar do problema citado, o período de sua ausência foi notório durante as sessões do supremo com os demais ministros, devido a isso o setor conservador e reacionário da imprensa brasileira começou espiar a vida privada do ministro Joaquim Barbosa.

Uma delas foi flagrar o ministro em um bar com um amigo tomando umas cervejas, e daí foi de forma sistemática a perseguição a ponto de apontar como culpado por inúmeros processos parado em seu gabinete no período que esteve afastado, como se isso fosse incomum na esfera judiciaria no país.
Quando retornou da licença médica, o Joaquim mais uma vez se torna protagonista ao ser o relator do julgamento do mensalão envolvendo os principais líderes do PT no caso José Dirceu e José Genoíno, Marcos Valério o operador do esquema e os demais envolvidos.
Muitos ficaram na expectativa desse julgamento e a esperança que os envolvidos sejam condenados, quando o Joaquim Barbosa determinou a condenação de todas as pessoas envolvidas no esquema, o ministro passou a ser visto como o herói nacional e ícone no combate a corrupção e da moralização do poder judiciário.

O ápice foi assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal, sendo o primeiro negro na história do país a se tornar presidente da suprema corte jurídica, tornando uma referencia e inspiração para muitos negros pobres que desejam uma ascensão social, cultural e financeiro, ocupando cargos importantes e de destaque.
Até a imprensa conservadora, reacionária e racista passou a elogiar o Joaquim Barbosa, que antes fazia a perseguição sistemática inclusive na vida privada do magistrado, passou ser admirado a ponto de se pensar que está havendo uma lua de mel entre o ministro da suprema corte e a imprensa.

Mas o ápice de fato estaria por vir, e foi no dia 15 de novembro, feriado nacional que lembra a proclamação da república pelos militares na pessoa do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamação feita através do golpe de estado orquestrado pelos próprios militares que destituiu do poder a dinastia Orleans de Bragança comandado pelo D. Pedro II, regime monárquico-escravista que durou por quase 70 anos.
E nesse mesmo dia, o Joaquim Barbosa decreta a prisão dos lideres, principalmente do José Dirceu e José Genoíno, obviamente a direita comandada pela revista Veja/editora Abril, jornais o Folha, O Estado de São Paulo, partidos políticos de oposição como o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e o DEM (Democratas) e as emissoras de TV como a Globo fizeram o maior estardalhaço, dando total cobertura sobre a prisão dos lideres petistas.

O Joaquim Barbosa passou a ser visto como herói pela direita, símbolo no combate a impunidade pela opinião pública em geral e odiado por setores do governo e da esquerda que apoiam e simpatizam com o governo e o próprio PT.

Logo veio denominações direcionadas ao presidente do Supremo Tribunal Federal, como de “capitão-do-mato a serviço das elites”, e até mesmo afirmar que o mesmo não representa o povo negro e pobre e ser acusado de traição por aqueles que o colocaram no supremo.
E o mais interessante disso tudo, é quem está fazendo acusações e usando esses termos ao Joaquim Barbosa são integrantes de partidos que fazem parte do governo, principalmente o PT (Partido dos Trabalhadores) e o PC do B (Partido Comunista do Brasil).

Nas redes sociais na internet, como no facebook, tá havendo uma campanha sistemática para que o Joaquim Barbosa julgue o caso do mensalão mineiro e outros escândalos de corrupção envolvendo integrantes do PSDB e do DEM, da mesma forma como julgou os integrantes do PT e partidos aliados do governo.

O importante que deve ser ressaltado, se o Joaquim Barbosa é hoje ministro e atualmente presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deve-se ao PT (Partido dos Trabalhadores) e em especial ao Luís Inácio Lula da Silva (presidente da república na época) que em 2004 o indicaram para o cargo de ministro do STF, o José Dirceu, Ministro-Chefe da Casa Civil e o José Genoíno, presidente nacional do PT, ocupavam os respectivos cargos na época, tem uma influencia indireta pela indicação.

Ele não tinha méritos pra ocupar o cargo? Sim e muito, fala inglês, alemão, francês e espanhol fluentemente, é professor universitário de carreira na UNB (Universidade de Brasília), tem todo requisito pra estar na suprema corte, o que quero colocar é que o Joaquim Barbosa tinha tudo para não ser o relator do julgamento do mensalão que chamou atenção da opinião pública, por motivos de saúde e principalmente por questões politicas.

Joaquim Barbosa tem dívida de gratidão ao PT? No mundo politico, de certa forma tem, porque o PT quando indicou foi por uma questão politica e chamar atenção da sociedade e a opinião publica, pelo fato de o primeiro negro ocupar o importante cargo da magistratura.

Implantando a politica de inclusão e igualdade racial, e obviamente nos bastidores do mundo politico, o Joaquim Barbosa teria que defender o governo a eventuais escândalos de corrupção, não apenas ele, mas todos os ministros do STF, caracterizando a troca de favores e clientelismo.

Podemos considerar que o Joaquim Barbosa se rebelou a teoria criada por Sérgio Buarque de Holanda em sua obra “Raízes do Brasil”, que ressalta o homem cordial, o sujeito onde ocupa um cargo indicado por uma pessoa com interesses nada voltada ao bem comum, ou seja, interesses privados nos cargos públicos.
Sérgio Buarque ressalta o papel da família no poder estatal, sendo que a família é uma esfera privada em que os cargos públicos do governo acabam se tornando uma extensão, herança esta dada pelos portugueses desde os tempos da colonização que o autor enfatiza.

Seguindo a ideia do Sergio Buarque de Holanda, o Joaquim Barbosa é o “homem cordial” que ocupa um cargo público dado pelo governo (PT) com interesses meramente politico, e seguindo o pensamento da classe politica, ele teria que retribuir a aqueles que o colocaram no cargo de ministro, se julgando impedido de ser o relator do julgamento ou fazer parte da cúpula de ministros que tentaram inocentar os envolvidos do esquema do mensalão.
O Joaquim Barbosa fez o contrario se empenhou o máximo para punir os responsáveis do esquema, rompendo as tradições politicas que se perdura até os dias de hoje e é presente inclusive nos estados federativos, principalmente comandado por grupo políticos e oligárquicos, como na região nordeste por exemplo, nos estados de Alagoas, Ceará, Bahia, Piauí, Maranhão, Pernambuco...
O Partido dos Trabalhadores (PT) pode se orgulhar em ser o “primeiro partido” do governo na história do Brasil (parafraseando o Lula) a não usar a maquina do estado para privilegiar os seus aliados, porque quem julgou os seus aliados foram em parte os indicados pelo próprio PT aos cargos de ministros do STF além do Joaquim Barbosa.

Porque o PT é governo, e por ser governo tem prerrogativas e poderes de até mesmo manipular e induzir que os ministros inocentem os envolvidos, coisa que não ocorreu até o momento, a direita tem envolvimento ou alguma influencia entre os ministros do STF?

Muitos dos ministros do supremo têm relações de amizade com políticos do PSDB (Partido Social da Democracia Brasileira), DEM (Democratas) e outros partidos que fazem oposição ao governo, eles estão aproveitando dessas relações e tirar proveito pra elogiar os ministros que votaram pela punição dos aliados do governo.
O Joaquim Barbosa está entre eles, em razão disso há especulações que ele deixará o supremo pra disputar as eleições inclusive para presidente da república, a imprensa conservadora, reacionária e inclusive racista tá alimentando essa especulação, se é mentira ou verdade, só no mês de abril saberemos.
Em contrapartida, setores progressista da imprensa principalmente a que apoia o governo petista, sonda a possibilidade do Joaquim ir para o PSDB ser candidato a vice na chapa do Aécio Neves ou a governador do estado de Minas Gerais pelo partido.

Ele tem todo o direito de deixar a magistratura e ingressar na politica, mas não seria uma boa ideia fazer isso, porque poderá enterrar a sua brilhante carreira de magistrado no STF ao entrar num mundo dominado por pessoas que ele mesmo julga.

Seria uma tremenda contradição da sua conduta de combate a corrupção e punição aos corruptos e corruptores da classe politica e ingressar ao mandato eletivo onde está 99% dessas pessoas corruptas e desonestas, a opinião pública em geral o tem como referencia no combate a impunidade e moralização da nossa política.
A politica tem o poder de derrubar e inclusive de destruir as pessoas, será que meio um suicídio o Joaquim deixar o STF para entrar na politica via eleições que acontecerá neste ano, porque a probabilidade de ingressar no PT e nos partidos que apoiam o governo é bem complicada visto que os próprios integrantes, aliados e militantes desses partidos o hostilizam dia e noite nas redes sociais, blogs e noticias online na internet.
Os partidos de direita e oposição ao governo está o seduzindo para ir as quadro desses partidos com promessas pra lá de tentadoras, disputar cargo pra senador, governador, vice-presidente (não deixa de ser o sonho do PSDB neste ano) e até mesmo pra presidente se for necessário, a direita conservadora e reacionária adora cariciar e seduzir líderes quem tem o poder de induzir as massas ou tem a preferencia do povo.

O Joaquim Barbosa é o homem do momento, principalmente ao fato de ser negro num país como o Brasil em que a escravidão durou quatro séculos, mas ainda hoje existe e persiste em que os negros são vitimas de todo o tipo de preconceito, discriminação, exclusão, segregação e injustiças.

E nessa camada que é a maioria da nossa sociedade o Joaquim Barbosa é visto como herói inclusive, acostumados ver os heróis brancos, um negro dentre tanto heróis brancos, essa mesma camada social deposita nele todas as esperanças que um dia as coisas podem mudar e melhorar principalmente pro lado deles.

Com isso, a direita não tem escrúpulos de tirar proveito e seduzir homens e mulheres que tentam fazer a diferença na nossa sociedade, o mais correto que o Joaquim deve fazer é continuar na carreira jurídica que está exercendo brilhantemente e com todos os méritos que tem chegou ao Supremo Tribunal Federal.
Pois rompeu até o momento na atual conjuntura a imagem do “homem cordial”, e o proveito pode se vangloriar disso por ter indicado justamente os ministros que mais tarde iriam votar pela punição dos seus aliados do governo e lideranças partidárias.

Se em abril o Joaquim ingressar na política, poderá enterrar tudo que construiu até o momento, pois a politica tem o poder de derrubar e destruir os homens e mulheres, porque a politica é de momento que o homem vive, nem tudo que se faz nela é lembrado, e ainda por cima corre o grande risco de ser enganado por “aliados” que o convidaram.

O grande exemplo que eu posso citar é o ex-ministro e ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Edson Vidigal, em 2003 com Lula na presidência da republica e a influencia direta do José Sarney que na época era presidente do Senado Federal o indicou ao cargo de ministro do STJ.
E o detalhe importante é que ele é maranhense da cidade de Caxias – MA, estava no auge da sua carreira jurídica quando resolveu deixar o STJ e ingressar na política em 2006 para disputar as eleições ao governo do estado do Maranhão, mas no lado das forças oposicionistas que lutavam pra derrubar o grupo Sarney no poder.

Não foi eleito governador apesar de ter contribuído na eleição do Jackson Lago que fazia parte das forças oposicionistas, mas não fez parte do governo, mesmo que a sua esposa Eurídice Vidigal sendo secretária de segurança pública, mas ele mesmo próprio não ocupou cargo e nem mesmo foi eleito pra senador nas eleições em 2010.

Sendo que um ano antes o Jackson Lago teve o seu mandato de governador cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o grupo Sarney através da Roseana Sarney retoma o poder do estado, as oposições se enfraquecem, surge novos personagens como o Flávio Dino que é a promessa e aposta para derrubar o grupo comandado pela governadora e seu pai o José Sarney.

E o Edson Vidigal sumiu no cenário politico, nem mesmo nas eleições de 2014 ele é cogitado a se candidatar pra deputado ou sindico de condomínio, se ele estivesse na magistratura e no STJ, estaria até hoje no cargo de ministro ou poderia ascender para o STF, consolidando a sua carreira jurídica até a sua aposentadoria automática e compulsória quando completa 70 anos.

Mas a politica acabou o impedindo de prosseguir, e o pior, o colocou no ostracismo tanto na politica como na magistratura, apesar de que ele é advogado e não está obviamente passando fome ou necessidade, mas um homem de ambições e sempre quer estar nos holofotes é ruim, e o Joaquim Barbosa poderá seguir pelo mesmo caminho, do ostracismo e esquecimento.