sexta-feira, agosto 12

Manic Street Preachers

O ano de 1997 é um desses anos diferenciados na cronologia da música pop sem dúvidas, assim como o ano de 1977, o ano de 1980, o ano de 1989 e não posso esquecer de citar do ano que para o showbizz e todos nós nunca acabou, o ano de 1968. Esses anos foram marcados pelo lançamento de grandes álbuns da história do rock: em 1997 poderia citar aqui além dos outros, o magistral (Ok Computer) do Radiohead  mas estou aqui parafalar This is My Truth Tell Me Yours, do Manic Street Preachers, lançado já em 1998, o álbum trouxe como primeiro single a música If You Tolerate This Your Children Will Be Next, alçada rapidamente a primeiro lugar das paradas, somente essa música salvaria o resto do álbum se as outras canções não atingissem o alvo certo, mas o Manic existia desde 1986 no Pais de Gales, com influencias do Punk, principalmente do The Clash, o Manic sempre usou muito bem o marketing para propagar suas ideias, as letras sociais e politicas sempre foram sua principal marca. em 1995 o letrista e guitarrista Richey James após um surto fugiu do hospital, onde estava internado por conta de problemas psicológicos, seu carro foi encontrado num local conhecido por ser palco de suicídios, o corpo nunca foi encontrado as canções dos álbuns seguintes estão envoltos com a áurea de sua personalidade, nos anos noventa o Manic passou de uma sonoridade punk/Hard Rock para um rock/pop com influências descaradas de Beach Boys e outras bandas dos anos sessenta, esse detalhe fez com que os álbuns atingissem o público consumidor do então Britsh Pop. naquele ano comprei uma revista especializada em musica e li uma entrevista do Michael Stipe do R.E.M num pub em Londres e ele respondeu uma das perguntas dizendo que não parava de ouvir esse álbum, os irmãos Galahger do Oasis fizeram criticas não entendendo o motivo de tanto buchicho em cima no Manic, dois milhões de álbuns justificavam a voz dos fãs, foi essa a quantidade de álbuns vendidos ao redor do mundo. o Manic Street nunca escondeu suas posições socialistas, eles podem se gabar de ser a primeira banda ocidental a tocar em Cuba, uma das canções politicamente corretas tocadas no teatro da Ilha foi Baby Elian, com a letra falando do polêmico caso do garoto cubano levado ao states sem consentimento do Pai, na plateia estava Fidel Castro, o vocalista James Brad avisou que o show seria um pouco barulhento ele disse, "Não será mais barulhento que a guerra". honras como essa poucas bandas possuem.



Sobre a tristeza gostosa dos cachorros e dos homens


Petit. Foto de  Cris Lima

Para Diego e Petit
Viemos andando nós dois, no carro pela madrugada estrelada das ruas do Cohatrac. Não sei ao certo porque você disse que estava triste. E foi muito engraçado porque eu tinha acabado de ver uma cachorra e ela sempre me parecia triste. Bem obesa, mal conseguia ficar de pé. Sempre a via deitada de papo para cima, parecia que meditava sobre sua vida tediosa de cachorra.

Você, meu amigo, meu irmão, me olhou e disse como se esperasse uma resposta positiva para aquela tristeza que você mesmo qualificou de “tristeza gostosa”. Fiquei me questionado -“ O que seria uma tristeza gostosa?”  Será que seria a mesma tristeza que aquela cachorra estava sentindo? Será que ela estava sentido falta do ossinho para roer, da comida no prato, ou do afago gostoso de seu dono? Não sei. Só sei que não era nada gostoso ver sua tristeza, meu amigo, com aqueles olhos caídos e aquele jeito de quem não está nem ai para mundo e de quem decidiu pouco se importar com a opinião alheia. Mas, os olhos tristes da cachorra não me saíam do pensamento.

Lembrei do meu cachorro em casa, lembrei da alegria infantil e dos pulos acrobáticos dele ao escutar o freio de mão puxado. Lembrei dos seus olhinhos, da maneira como balança o rabo, do latido quando persegue o gato da vizinha e lembrei mais da tristeza de quando saio e não o levo . Ele fica com rabo baixo , olha para cima e medita. Acho que da mesma forma da cachorra obesa.

Lembrei de você, meu amigo, que estava ainda do meu lado, dialogando sobre sua tristeza gostosa, da falta de amor, dos meses sozinhos, dos projetos, da vida... E eu só lembro que disse: “- Os cachorros são as criaturas mais tristes que existem” E você, meu amigo, respondeu: -“Por isso que gosto deles, eles parecem comigo”.

crazis