terça-feira, setembro 11

Crowdfounding, Uma boa saída.

                                                                Fonte: Blogaki


São diversas as formas de expressões artísticas ao redor do mundo, disso ninguém tem dúvidas, mas isso não quer dizer que todo mundo que tenha uma boa ideia nos dias atuais esteja também cercado de todas as condições econômicas para tirar essa ideia do papel e torná-la real. Ainda mais se você é cidadão de um país de terceiro mundo ou como queiram uma nação rumo ao desenvolvimento como o Brasil. Com toda a onda de globalização iniciada nos anos noventa, juntamente com a revolução causada pela internet, diversos foram os paradigmas destruídos no caminho de lá para cá. Um exemplo factual disso foram todos os problemas que a indústria fonográfica vem passando nos últimos dez, doze anos com a criação dos softwares de livre troca de informação sejam elas áudio, vídeo ou texto. Lá se foram quantias pesadas de grana de computadores e aparelhos voltados para sua manutenção.

Em se falando de ideias não seria correto deixar de falar da internet, sim o que seria dela se não fosse às ideias, o que a move são ideias nada mais que ideias, nos últimos anos milhares delas alocadas ali na interface virtual, porém seus reflexos ultrapassam a barreira do virtual e caem aqui em nosso dia a dia, toda a integração dos sistemas bancários, milhares de empresas no ambiente virtual abertas a transações on line, políticos angariando votos e conseguindo vencer eleições que sem a internet se tornaria bem mais difícil e finalmente as famosas redes sociais. É indiscutível que elas são responsáveis por algumas interferências em nossas vidas atualmente, Orkut, Myspace, Youtube, Twitter e Facebook dentre outras, influenciam sim nossa forma de pensar e agir, pelo simples fatos da grande maioria da população mundial está em um desses ambientes de forma off ou on line.

No meio desse turbilhão de informações causadas por diversas boas ideias houve uma que vem chamando bastante atenção, não só minha mais de diversas pessoas ávidas por colocar suas ideias em prática. É um negócio chamado Crowdfounding (Financiamento Coletivo) ou uma espécie de banco de patrocínio virtual onde artistas, empreendedores, entusiastas de alguma coisa, podem cadastrar seus projetos em um website e estipular uma valor que este projeto precisa para que se torne realidade. A ideia teve inicio na Europa e chegou ao Brasil recentemente. Desta forma seu projeto irá ser visualizado por diversas pessoas, empresas que se acharem interessante poderão fazer doações para que eles alcancem a meta desejada. No Brasil o site mais conhecido de Crowdfounding chama-se (Catarse / http://catarse.me/pt) nele você pode fazer seu cadastro e colocar seu projeto, com um vídeo falando sobre ele inclusive, depois de aceito pelos idealizadores do site, você pode entrar na interface com diversos outros projetos já aceitos. Gostando da sua ideia o patrocinador pode fazer doações que podem ser a partir de R$ 5,00 cada projeto deve possuir um tempo para a arrecadação, caso consiga, o dinheiro arrecadado é transferido para a conta idealizadora do projeto. Atualmente um grupo de amigos aqui de São Luís resolveu criar um site para arrecadar dinheiro para um show do cantor Leoni, sabendo da ideia o cantor ficou bastante entusiasmado e disponibilizou no site sorteios de materiais de promoção para quem estiver disposto a acreditar na ideia, a informação que tenho é que as doações estão indo muito bem. Desta forma Crowdfounding sem dúvidas vem se mostrando uma ótima saída para aqueles que têm boas ideias a mostrar.