sábado, outubro 8

Muito estranho, mas muito estranho mesmo

Há poucos dias morreu o ícone da globalização, Steve Jobs, o homem que diminuiu a distância entre as pessoas com o simples toque nos teclados na palma da mão, mas não vim falar desse homem que é apontado como um gênio no século XXI.
No mundo da globalização se alastrou no mundo dos esportes, futebol então... isso se reflete em grandes clubes do futebol que são patrocinados por magnatas, no caso o Sílvio Berlusconi (1º Ministro da Itália) dono do Milan, Roman Abramovic que é russo e dono do Chelsea (time inglês) e CSKA Moscou (time russo), são um dos homens mais ricos e poderosos do mundo que investem pesado em seus clubes.
O mundo do futebol está cheio deles, e o resultado se vê em campeonatos, como a Champions League, ou seja, a Liga dos Campeões da Europa que nos últimos anos só se vê quase os mesmos times nas decisões, como o Real Madrid, Chelsea, Manchester United, Barcelona, Milan, Internazionale de Milão, Bayer Müncher e alguns outros.
O resultado disso se vê nas seleções de futebol, no caso o Brasil que nos últimos anos só tem convocado jogadores que atuam na Europa e justamente nesses clubes, se analisarmos de forma bem aprofundada, desde a Copa do Mundo de 2002, são raros os jogadores convocados que atuam no Brasil vão disputar a copa.
Como sempre ressalta o grande jornalista Jorge Kajuru, os grandes eventos futebolísticos como a Copa do Mundo, é o jogo de cartas marcadas, que nos bastidores se decide quem será campeão ou não, e em campo é o espetáculo de grandes jogadores na atualidade que são o centro das atenções.
O Dunga, ex-técnico da seleção brasileira, fez um excelente trabalho durante o tempo que trabalhou na seleção canarinho, foi campeão da Copa das Confederações e Copa América, e o melhor, campeão em cima da Argentina na última competição, fez a excelente campanha nas eliminatórias, derrotando de novo a Argentina e o Uruguai fora de casa, e este ultimo não acontecia a mais de 30 anos, classificando-se por antecipação, enquanto a Argentina se classificou na última rodada e o Uruguai na repescagem.
E é justamente sobre o Dunga que refere este artigo, devido a ótima campanha e com a classificação assegurada pra Copa do Mundo FIFA 2010 começaram as cobranças, a torcida brasileira resolveu pressionar o treinador em convocar o Ronaldinho Gaúcho e o Ronaldo Fenômeno, a Rede Globo teve a função de fazer essa pressão e mobilizar a opinião pública (mas a maioria não tinha opinião alguma).
Com a aproximação da Copa do Mundo, período que no país predomina o “patriotismo de chuteiras”, em que as ruas, avenidas, praças públicas, prédios e residências são enfeitados com as cores do Brasil, bandeiras hasteadas em todas as partes e pessoas vestindo a camisa da seleção ou as cores país, pura hipocrisia.
Com a convocação dos jogadores, o Dunga não convocou nem o Ronaldinho e nem o Fenômeno, desconsiderando a boa fase em seus clubes, o Milan e o Corinthians respectivamente, durante o maior evento futebolístico da face da terra, a Globo como sempre queria regalias sobre as demais emissoras, teve esses direitos vetados pelo técnico.
Quem não se lembra do desentendimento entre o treinador e o jornalista da emissora Alex Escobar durante a entrevista coletiva? Que pode ser visto no Youtube (caso não tenham censurado) o Dunga em voz bem baixa chamando o jornalista da Globo de “cagão”, “babão” , “bostinha” e outros adjetivos.
Outro episódio foi após o jogo do Brasil contra Costa do Marfim no placar de 3 X 1 pra canarinho, a Globo queria fazer uma entrevista exclusiva com Kaká, Luís Fabiano e Elano ao vivo no programa dominical (Fantástico), o Dunga vetou a entrevista, deixando a direção da emissora extremamente enfurecida.
Vésperas de jogos e os treinos eram fechados, nenhum jogador podia dar a entrevista sem o consentimento do técnico, e num desses treinos a jornalista Fátima Bernardes foi entrevistar alguns dos jogadores, o técnico proibiu a entrevista e a jornalista alegou que recebeu autorização do Presidente da CBF Ricardo Teixeira pra fazer a entrevista, o que se comenta nos bastidores e foi vazado no mundo do futebol e jornalístico que o Dunga deu a seguinte declaração: “O Ricardo manda na entidade, e na seleção quem manda sou eu, se ele insistir com isso eu peço demissão agora mesmo”. A Fátima sentindo-se desprestigiada, retornou ao Brasil com alegação que estava com dores na garganta, mas nos bastidores o que se comenta é o contrário, o motivo mesmo foi o destrato pelo técnico com a jornalista.
A partir daí, a Globo passou a criticar sistematicamente a seleção, mas obvio, colocando toda a culpa sobre o Dunga, até o babão Galvão Bueno (que durante a Copa fizeram a campanha para o mesmo calar a boca) fez duras críticas, e entraram com o processo disciplinar contra o Dunga na FIFA, na tentativa de levar uma punição, comenta-se que quem entrou com o processo foi a própria Rede Globo.
A crítica da emissora a seleção, sendo o treinador como foco das críticas se refletiu também na torcida, com o jogo contra a Holanda em que o Brasil foi eliminado com o placar 2 X 1 de virada, intensificou cada vez mais as críticas, atribuindo ao Dunga o fracasso pela eliminação, após o término da Copa do Mundo FIFA, o técnico foi demitido.
A partir daí, o Dunga nunca mais foi relacionado as entrevistas, passou a ser hostilizado pela própria Rede Globo, as imagens que aparecem dele é erguendo a taça de campeão da Copa do Mundo de 1994 em que o Brasil foi Tetra-Campeão, mas não passa disso, todo o trabalho feito pela seleção brasileira, que por sinal foi o bom trabalho (a meu ver) é desconsiderado, nem os clubes se interessam em tê-lo como treinador. O que será?
Carlos Alberto Parreira após o título da Copa de 1994 foi treinar o Valência da Espanha, um dos grandes clubes do futebol espanhol, Luis Felipe Scolari após o título da Copa de 2002, foi treinar a seleção de Portugal, todos os outros treinadores que passaram pela seleção, mesmo tendo feito o trabalho ruim, seguiram a carreira de treinador, somente o Dunga não prosseguiu a carreira podendo fazer um brilhante trabalho em qualquer clube.
Dá seleção após a Copa foi ao anonimato/ostracismo, já foi cogitado em vários clubes inclusive no exterior e em clubes que atuou quando foi jogador, mas não passou de especulações, passado um ano depois a Copa, está certo que o próprio Dunga não precisa viver de treinador, pois sem dúvida segue uma tranqüila e estável em decorrência de tudo o que conquistou quando foi jogador.
Mas causa uma grande estranheza por um treinador que teve passagem pela seleção brasileira até a Copa do Mundo e não ter ido a nenhum clube de expressão aqui no Brasil ou no exterior, ainda mais que conquistou a Copa América, Copa das Confederações e  a excelente campanha nas eliminatórias da Copa do Mundo, classificando-se em 1º lugar com antecedência e derrotado a Argentina e o Uruguai fora de casa.
Muito estranho, mas muito estranho mesmo...


um dia combinamos

Em outro dia também
Quando nos encontramos?
Será mesmo que convém?
Porque silenciamos?
Enquanto não chegas, será que me faz bem?
Possibilidades em chances sequer nascidas
Por que o sono não vem?
Será que ele me tem!?

Por que te quero agora?
Sempre quis, e quero,
Quero dentro de mim também.
Profundamente assim,
tão mais dentro de mim, meu bem.
Que lógica tem isso agora?
Se de tudo, o nada me vale um vintém.

Cynara Farah