domingo, julho 3

Reflexões e enfrentamento no processo de morte e morrer para os alunos de enfermagem de uma universidade pública

__________________________________________________________________ 
RESUMO
Esta monografia objetiva desvelar as reflexões e enfrentamento da morte e do morrer no cotidiano de acadêmicos de enfermagem no período de estágio curricular. É um estudo de natureza qualitativa, realizado em uma Universidade Federal situada na cidade de São Luís-MA, em 2008. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada como técnica para coleta de dados. Os depoimentos de 24 acadêmicos do Curso de Enfermagem foram submetidos à análise de conteúdo. Emergiram 4 categorias: Sentimentos diante da morte do paciente, A morte como processo de transição, A “Não” discussão do processo de morte e morrer na Graduação; Medo da minha morte e a do outro. Concluiu-se que a academia não está preparando o acadêmico de enfermagem para o processo de morte e morrer, que estes estão despreparados para lidar com suas emoções e sentimentos, bem como as dos seus pacientes no que tange ao processo de morte e morrer.
Palavras-Chave: Morte; processo de morte e morrer; acadêmico de enfermagem; sentimentos.
ABSTRACT
This article aims to unveil the meaning of death and dying in the quotidian of nursing academics. It is a qualitative study, carried out in the dependences of a state university in the city of São Luís - Ma, Brazil, during the period of November to October 2008. Data collection has been accomplished by means of semi-structured interviews. The testimonies of twenty four students of the Nursing Course were submitted to content analysis. Four categories emerged from data analysis: Sentiments before of the death pacient; The death like process of transit; not discussion of a process of death and dying in the academy: Fear of the death and of another. We concluded that, in what refers to the dying process and death, nursing academics are unprepared to deal with their emotions and feelings and with those of their patients.
Keywords: Death; process of dying and death; nursing students; academy: sentiments

Araújo, Diego Pires Reflexões e enfrentamento do processo de morte e morrer para os alunos de enfermagem de uma universidade pública 48f. Impresso por computador (Fotocópia) Orientador: Elza Lima da Silva. Monografia (Graduação) – Universidade Federal do Maranhão, Curso de Enfermagem 2008.Morte.  2. Processo de morte e morrer. 3. Acadêmicos de enfermagem. 4. Sentimentos.  I. Título. CDU 616-083:393

crazis