sexta-feira, agosto 5

Os homens são covardes


Tive uma conversa com um amigo que esteve aqui em casa durante as férias. Contava sobre sua saúde e, especialmente, sobre um exame que iria fazer. Estava visivelmente com medo, sua testa suava e suas mãos pareciam inquietas. Imaginei de qual exame se tratava, seria o terrivél.... Vocês sabem!Como os homens são convardes. Evitei dizer a ele se conhecia o tal do Papa Nicolau ou melhor a mamografia, ou mais a tal da cólica todo mês, ou ainda a dilatação dos ossos pélvicos na hora no parto. Eita! Disse que não ia falar! Cala a boca, Cris!

Em outro dia recebo a visita de um outro conhecido(às vezes sou psicóloga ).Um cara casado, com um filhinho de 3 anos. Casou assim, vamos dizer... às pressas por um descuido. Dialogmos muito, sobre diferente tópicos de nossas vidas, até que chegamos no ponto de seu casamento. Assunto delicado! Senti uma grande tristeza naqueles olhos meio castranho esverdeados, um arrependimento, uma vontade de jogar tudo para cima e ser feliz. Feliz mesmo! Pois isto não conseguia perceber em seus olhos. Pobre de meu amigo! Pagando por um erro que cometeu.

Às vezes fico divagando sobre estes tipos de relacionamentos e coisas que os homens têm uma fobia de fazer. Quantas vezes estão presos em escritórios, usando sapatos, ternos , gravatas e outras tantas coisas que os prendem. Têm uma vida burocrática ou melhor burrocrática. Admiro aqueles que sabem a hora de dizer NÃO(é óbvio que isto não se aplica a todos os seres do sexo masculino), aqueles que sabem dizer SIM para a vida , aqueles que demonstram coragem, bravura diante da encruzilhada da vida. È engraçado como, os homens sempre estão associados a visão de músculos, de virilidade , de destemidos... Mas, na verdade são todos indefesos, inseguros e imaturos, uns covardes(alguns, hein gente!)

Encontrei um desses amigos, num dia desses e percebi nele um olhar de satisfação. Peguntei o que havia acontecido ele me respondeu: " Cris, sou agora dono do meu próprio negócio, percebeu minha barba grande?" Eu disse sim com um sorriso de satisfação por vê-lo feliz. Mas, algo ainda o incomodava. " Não sou ainda dono do meu coração " E eu disse "Por quê? " . "Ainda não conseguir me libertar daquele casamento de conveniência, ainda pago a conta do erro, minha dívida parece nunca acabar, mas um dia eu me liberto". Eu disse: " Claro que sim, meu amigo" . Mas eu pensei mais alto com as rosas que enfeitavam meu vestido. Os homens são de fato uns belos covardes.


7 comentários:

Carlos Frederico disse...

Cara Cris,
Quero deixar aqui a minha admiração por teus escritos. Este texto, em especial, tem o efeito espelho, ou seja, nós, homens, realmente percebemos refletidas em inspiradas linhas as nossas inseguranças e covardias diante dos desafios desta maluca vida que intencionamos viver. Como dizes, nem todos somos iguais. Entretanto, há momentos que a covardia intensamente nos perturba e confunde. Então, por razões lógicas, pensamos o que seríamos sem vocês, bravas mulheres. Belo texto!!! Abraço.

Anônimo disse...

Muito obrigada, Carlos homens sensivéis como vc são raros..alguns vestem a carrapaça de sensivéis mas em sua essência são uns machão.bjoe e obrigada! Cris

Anônimo disse...

Isso é uma grande verdade!Este texto representa a vida conjugal de inumeros individuos acomodados na mesmice e presos ao modelo idealizado e imposto pelas convenções do cotidiano.Infelizmente, muitos se tornam máquinas reguladas pelo controle das convenções e das aparências.Mas, ainda defendo q a felicidade teve ser a principal busca do ser humano. Talita

Anônimo disse...

Parabéns, Talita é isto mesmo.gosto muito de quando vc usa o discurso de autoridade de uma historiadora que sabe como são as relações humanas.Abraços! Cris

girl_extremo25 disse...

Querida Cris não podia ser mais perfeito suas palavras um texto bastante espontâneo parabéns Bem sobre o texto gostaria de argumentar um pouco o que eu acho sobre o tema. Os homens por mais que tentem encarar a realidade eles não sabem realmente o quer fazer porquê não pensam muito antes de fazer algo são comandados pela testosterona claro que existe exceções mais é uma menoria. praticamente quase todos são ligados a coisas de momento e pra ser sincera eles temem ate as conseqüências que eles próprios procuraram.

Anônimo disse...

Cris,fortíssimo, ao menos matam as baratas da casa!!!

Anônimo disse...

Mesmo assim vocês gostam.