sábado, março 2

O Canto dos Malditos - Loki? Arnaldo Baptista




Por Natan Castro.

Para se falar do primeiro álbum de Arnaldo Baptista, esse gênio da música, precisamos falar um pouco dos Mutantes. Logo depois de Caetano e Gil terem deixado à Bahia e se encontrarem em meio à profusão cultural do eixo (Rio – São Paulo) no final dos anos sessenta, os dois iniciaram conversas sobre como poderiam interferir na Cultura Popular Brasileira, que segundo eles à época necessitava de uma renovação em termos estéticos principalmente. Havia a principio somente ideias, após eles se depararem com a turma dos Mutantes, ai sim eles tiveram a certeza de que as modificações poderiam começar. E de fato foi isso que aconteceu os Mutantes foram à banda de acompanhamento em diversas apresentações dos Tropicalistas, e também eles por si só representavam musicalmente o próprio movimento desencadeado por Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Os Mutantes foram e são até hoje a banda mais criativa e autêntica não somente do Brasil, mas também do mundo inteiro. Haja vista o global reconhecimento que a banda vem tendo nos últimos quinze anos na critica musical especializada ao redor do mundo. Arnaldo Baptista junto de seu irmão Sergio Dias e a cantora Rita Lee, representavam o núcleo criativo dos Mutantes. Depois de alguns geniais álbuns feitos com essa formação, aconteceu uma grande baixa no inicio dos anos setenta. Rita Lee a musa do rock nacional resolveu deixar o barco, por não estar de acordo com o caminho musical que os demais músicos resolveram trilhar, era o inicio dos anos setenta e o rock progressivo estava no auge com grandes bandas como Yes, Pink Floyd, Ermerson&Lake&Palmer, a sonoridade deles estava se definindo progressiva também, diferente dos áureos tempos onde a banda misturava MPB e Beatles produzindo uma sonoridade totalmente autoral.


Loki – 1974

Arnaldo Baptista era à época da saída namorado de Rita Lee, logo depois o namoro teve seu fim. E Arnaldo iniciou um longo período de nuvens negras em sua vida, vejam bem nuvens negras por conta da desilusão amorosa e os intensos usos de drogas, dentre elas principalmente ácido lisérgico. Porém sua genialidade musical ainda com problemas pessoais continuaria intacta, em 1974 ele lança pela Philips (Loki) seu primeiro álbum. O disco está e deve continuar na lista de malditos da musica brasileira, com bastante propriedade. Neste álbum o músico canta toda sua dor em versos vezes melancólicos, vezes dolorosos e alguns até de difícil compreensão. Somente ao piano, com acompanhamento de Liminha (Mutantes) no baixo, bateria de Dinho (Mutantes) e participação nos backing vocals de Rita Lee sua ex-namorada e segundo alguns responsável por seu momento de instabilidade psicológica durante muitos anos. Nos versos Arnaldo Baptista canta suas memórias de grandes momentos, pede perdão por seus erros e em alguns outros deixa bem claro toda sua carga de sofrimento, por conta do término de sua banda e do seu namoro. Um dos maiores registros musicais de um gênio da música mundial, reverenciado por pessoas como Kurt Cobain (Nirvana) e Sean Lennon (Filho de John Lennon).