sexta-feira, outubro 19

Eleições 2012 em São Luís: Análise das Pesquisas de intenção de voto.



Ontem foi divulgada pela TV Mirante a pesquisa IBOPE das intenções de votos, o candidato do PTC (Partido Trabalhista Cristão) Edivaldo Holanda Jr. está na frente com 49%, enquanto o João Castelo do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) tá com 39%, uma diferença de dez pontos percentuais. Devemos acreditar nas pesquisas? Claro que não!

É conhecimento de todos que as pesquisas servem também pra manipular e ludibriar a opinião pública, especialmente mais leiga. Mas a divulgação da IBOPE após o inicio do horário eleitoral no rádio e TV e a euforia pós 1° turno em que o Edivaldo ficou na frente do atual prefeito, ficou mais próximo da conjuntura deste 2° turno das eleições.

Porque o atual prefeito que tenta a reeleição reagiu bem na campanha e o inicio do horário eleitoral, pois o programa politico do João Castelo no rádio e TV está melhor que a do Edivaldo Holanda que mostra muita euforia ocasionada pelo resultado do 1° turno, mas o Edivaldo está errado em agir dessa forma? Claro que não! Como diz a linguagem futebolística, ele está jogando o resultado por debaixo do braço até o dia da eleição.

Mas a equipe de campanha tem que ficar em alerta, porque os constantes ataques feitos ao Edivaldo Holanda Jr. está desgastando a sua imagem, ao contrário do que dizem, que o eleitor/telespectador não gosta de baixarias, isso é balela, o eleitor gosta sim que haja o confronto. Como eu disse no artigo anterior que eu analisei o debate dos candidatos, o povo gosta de ver o circo pegar fogo, e devido a ausência do confronto entre os candidatos, o debate foi ruim, péssimo mesmo, em que o mediador Tonico Ferreira foi o grande protagonista ao controlar todo o debate, e até a ausência do Marcos Silva do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) foi sentida.

De acordo com o IBOPE que divulgou a pesquisa ontem, a diferença de 10 pontos percentual entre os candidatos pode ser diminuída até a véspera da eleição. O Castelo está em ascensão? Não! Porque de acordo com a mesma fonte das pesquisas as vésperas da eleição, a diferença era de 6 pontos percentual, portanto, o Edivaldo está em crescimento.