sexta-feira, maio 4

O Membro Decaído - Lucas Sá

Ficha Técnica:


Elenco: Gabriel Sá, Laura Sá, Verbena Sá, Guilherme Borges, João Marcus, Gabriel Magalhães e Seu Mingau
Direção e Roteiro: Lucas Sá
Produção: Rayssa Ewerton e Lucas Sa



_________________________________________________________________________________

Os Caminhos do Processo Criativo


(O autor só disponibilizou estes desenhos do storyboard por questões sinistras)

O projeto O Membro Decaído surgiu nas aulas de roteiro ministradas pela professora Cintia Langie, no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  

Essa história já permeia em mim há algum tempo, quando meu tio de Salvador, me contou a um ano atrás  sobre um caso de extrema violência urbana. Eu anotei essa história bizarra e a partir daí comecei a criar a minha versão do ocorrido, colocando fatos que me interessavam tanto esteticamente quanto narrativamente, além de ser uma invenção do que poderia ter ocorrido pela mente de outro autor. Não sei se esse fato ocorreu realmente ou se foi só mais uma das mentiras que espalham por ai, mas está “mentira” me interessou muito.   

O roteiro é denso e se estende mais na imagem do que nas palavras, buscando ser explicado por auxilio apenas da imagem, independente do texto ou dos diálogos, sendo guiados, sobretudo, pelas ações. O personagem protagonista é sempre o centro dessas ações, mas ao mesmo tempo ele é o mais distante do meio que o cerca e que o encaminha para ocasiões indesejáveis.   

O clima das cenas busca uma áurea de tensão e naturalidade tanto dos atores quanto do comportamento da câmera. Esta se mantém como uma observadora das ações, ela não interfere no espaço cênico, só nos encaminha à medida que o personagem central, o homem, se move. Os quadros na maioria das vezes são fixos e nos remetem a uma fotografia de enclausuramento do homem em relação ao espaço urbano, utilizando uma coloração fria contrastada com a laranja e o vermelho, que intensificam a violência gráfica e o clima de fim de tarde.   




Dá um sacada no Trailer Siô

eXpurGo - Episódio 1


No começo, tudo era como uma brincadeira, fumar um cigarrinho proibido, no fim da tarde, no banheiro daquele prédio abandonado lá nos confins do campus, mas a brincadeira acabou ficando pesada demais. Depois que Miguel fez aquela observação degustatória acerca do sabor daquela maconha, “hum, essa diamba tá com um gosto diferente...”, ele nem teve tempo de apreciar as belas estrelas que surgiram na sua frente como conseqüência do violento tapa, traiçoeiro, pelas costas, que ele havia acabado de levar na face direita, porque se viu imediatamente agarrado e atirado contra a parede por um bando de policiais militares, enquanto seu namorado fugia pelo basculante quebrado de uma janela do banheiro, sem olhar para trás, com o que perdeu de ver aquele que ele cria pateticamente ser seu grande amor ser moído de pancadas por três dos polícias, enquanto um quarto revistava a sua mochila, revista após a qual sua situação pirou muito, pois, durante a mesma, o dito pê-eme encontrou, na mochila de Miguel, uma substancial quantidade de maconha, além de uma outra revista, esta, de homem pelado.