sábado, março 9

O Canto dos Malditos - Jards Macalé 1972


                                                Vai bicho desafinar o coro dos contentes
Por Natan Castro.



Muito se fala em Tropicália, MPB da virada dos sessenta para os setenta, Bossa Nova, Jovem Guarda. E vários são os artistas ovacionados nesse período no Brasil. O próprio Caetano Veloso à época do exílio em Londres produziu dois discos importantes dentre eles um clássico chamado Transa. Sem dúvida alguma um álbum genial porem toda sua genialidade pela parte musical não teria se consumado se não fosse um cara chamado Jards Macalé. Um iconoclasta da nossa cultura, um artista que passeia até hoje pelo o erudito e o popular com uma desenvoltura que poucos possuem.

Em 1972 ele lança um álbum ousado misturando rock, samba, eruditismo, jazz, bossa nova, tropicalismo. Em plena ditadura não poderia haver ousadia musical maior, um acetato minimalista, pois tinha o próprio ao violão, Lany no violão solo e Tutty na bateria. Esse disco tem a clássica “Lets Play That” que se tornou um hino da resistência por conta do refrão “Vai bicho desafinar o coro dos contentes” junto da vinheta de outra importante canção “Vapor Barato” eternizada na voz de Gal Costa de sua autoria e do poeta Wally Salomão. Esse álbum possui letras e músicas de Torquato Neto, Luiz Melodia, Gilberto Gil dentre outros.  Tamanha ousadia musical deu a Jards Macalé um lugar cativo na cadeira da Academia Brasileira dos Artistas Malditos com bastante propriedade.   



Incerteza.


Pego um ônibus qualquer. Posso descer em qualquer parada. Saca? Partir sem saber pra onde. Posso ser atropelado por um carro a 100 por hora. Posso parar na casa de alguém. Posso ver um burocrata entrando num banco e uma mulher saindo de uma academia. Posso ver o sol se pondo sobre minha cabeça se não tiver nuvens. Pode não acontecer nada disso. Mas é tudo incerto quando parte-se sem saber pra onde. Nem o vento é certo, pois o ar pode estar sem movimento. O que é certo é exatamente o não certo. A porra da incerteza é o lance.