quarta-feira, junho 5

Dossiê Neymar

Por William Washington de Jesus

O Santos Futebol Clube faturou muito com o craque Neymar Jr. desde o início da sua carreira, segurou o quanto pôde pra manter o jogador atuando aqui no Brasil, resistindo o assédio de grandes clubes como o Barcelona e o Real Madrid, por exemplo, que vivem assediando jogadores latinos, especialmente os brasileiros quando estão em início de carreira.

Lembram-se do Felipe Coutinho que jogou no Vasco da Gama em início de carreira? Este foi vendido a Internazionale de Milão (Itália) quando tinha 16 anos e atuava nas divisões de base do Clube Regatas Vasco da Gama, quando completou 17 anos, foi logo atuar no profissional para se preparar técnica e fisicamente antes de ir embora pra jogar no clube italiano assim que completasse 18 anos.

Alexandre Pato quando iniciou a carreira no profissional aos 17 anos, em poucos jogos oficiais foi logo vendido para o Milan, outro clube italiano, tanto o Alexandre e o Felipe tiveram um rendimento muito abaixo do esperado. Porque tiveram que disputar o espaço com outros jogadores, em que muitos eram estrelas e já tinham nome e carreira consolidada como o Seedorf e Ronaldinho Gaúcho no Milan (na época) e pela Inter de Milão tinha jogadores em maioria atuando em suas seleções nacionais, um verdadeiro seleto de craques.

Alexandro Pato e Felipe Coutinho foram apenas mais um na equipe, tiveram que lutar muito em campo para conseguir a vaga de titular, e ambos não conseguiram de fato, o Pato no período em que jogou no Milan sofreu várias lesões, ora entrava como titular, ora entrava no decorrer da partida ou simplesmente nem era escalado entre os reservas, devido as sucessivas lesões e atuações as vezes aquém do esperado, não foi convocado para atuar na copa do mundo em 2010 na África do Sul.

Quanto ao Coutinho, este tinha tudo para ter uma carreira promissora, quando atuava nas divisões de base do Vasco da Gama, atuava também na seleção brasileira no sub-17, justamente no lado do Neymar, Lucas, Oscar e outros jogadores, em que o técnico foi o Ney Franco, quando foi jogar pela Inter de Milão, continuou atuando na seleção sub-17, e fez parte da equipe que foi campeão sulamericano e mundial, mas não foi convocado para jogar nas olimpíadas em Londres ano passado (2012).

Como não era titular da equipe italiana e as vezes nem era escalado pra ficar entre os reservas, acabou perdendo espaço na seleção brasileira, no qual nunca foi convocado pra seleção principal, ao menos que eu saiba, e hoje atualmente joga no Liverpool na Inglaterra, e no clube inglês conquistou o seu espaço, mas dificilmente será convocado para a copa de 2014 aqui no Brasil.

Quanto ao Alexandre Pato, devido as lesões constantes e atuações em partidas ora convencia ora deixava a desejar, o Milan resolveu vender ao Corinthians para não ter mais prejuízos, e pelo clube paulista nos primeiros jogos convenceu, mas no decorrer já demonstra a desejar, especialmente em partidas decisivas, como ocorreu contra o Boca Junior na taça libertadores que foi eliminado pelo clube argentino, o jogador perdeu o gol em que tava somente ele e a trave, e corre o sério risco de não ser convocado pela seleção para a copa do mundo ano quem vem, já que não foi convocado para atuar na copa das confederações.

A diretoria do Santos fez o contrário, não permitiu a venda do Neymar desde o primeiro momento do assédio de outros clubes europeus, o clube da baixada santista deu toda assistência e valorização ao craque, para que o mesmo não fosse se influenciar com as cifras do euro.

É claro que isso deu e muito com a contribuição do Pelé através do seu conhecimento futebolístico e influência, Santos não só lucrou com milhões ao explorar o nome e imagem do jogador, como também em campo ao ganhar o campeonato paulista em 2010, 2011 e 2012, Copa do Brasil em 2010, Libertadores em 2011 e RecopaSulamericana 2012.

Período de certa hegemonia em que o Santos dominou o futebol brasileiro, e só não foi de fato consolidado porque não conseguiu o título de campeão brasileiro, o mundial não conquistou mas disputou a final e perdeu para nada mais e nada menos pro Barcelona com a presença do Messi e Cia em campo.

Numa fase em que o Neymar Jr. esteve em pleno auge, fazendo gols, dribles desconcertantes nos adversários e jogadas individuais que sempre é exibido por emissoras de televisão, o Neymar conseguiu o feito que praticamente nenhum jogador conseguiu ganhar dinheiro sem precisar ir ao futebol europeu em grandes clubes.

Nome e a imagem do jogador virou sinônimo de cifras que acumula milhões em reais, dólares ou euros, não é a toa que o mesmo domina todos os programas comerciais fazendo propaganda em diversas marcas, seja a Claro, Heliar, Lupo, Guaraná Antarctica, Volkswagen e muitas outras, já apareceu até em uma cena de uma novela das 9 da globo, cantou ao lado Michel Teló e outros artistas, ou seja, o sujeito está nadando em dinheiro sem precisar jogar nos clubes europeus.

Coisas que o Romário, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e outros só conseguiram atuando nos clubes europeus, principalmente no Barcelona que os três já autuaram, porque no Brasil os clubes não deram o devido valor a esses jogadores e os dirigentes queriam explorar sem recompensá-los.

Após quatro anos de ser revelado ao futebol profissional, e resistindo a boatos e especulações acerca da possível negociação com os clubes europeus, principalmente com o Barcelona e Real Madrid, veio a confirmação, o Neymar Jr. é do clube catalão, e possivelmente atuará ao lado do Messi e Cia.

A venda do Neymar se deu por um seguinte motivo, o seu futebol em campo não vem sendo o mesmo já há um bom tempo, se na seleção brasileira o jogador ainda não mostrou verdadeiramente porque merece estar vestindo a camisa amarela, pelo Santos o seu futebol já estava aos poucos desaparecendo a ponto do próprio Pelé o criticar e recomendar que o mesmo se preocupe menos com a aparência e a vaidade e foque mais no seu talento em campo.

Sabem quando que o Neymar começou a demonstrar uma queda de rendimento do seu futebol em campo? Quando o Paulo Henrique Ganso saiu do clube, a sua saída foi sentida em campo, porque o mesmo era o cérebro (mentor) da equipe em campo, era ele o criador e articulador das jogadas, era ele que fazia a parceria com Neymar, todos os títulos que o Santos conquistou nos últimos anos, o PH Ganso esteve em campo e foi o responsável direto nas jogadas que decidiram a partida.

Mas a diretoria do Santos não deu o mesmo valor ao jogador quanto deu ao Neymar, e sentindo-se injustiçado e desprestigiado perante a diretoria decidiu sair, mas não afetou a sua amizade pessoal com o próprio Neymar que continuam sendo amigos.
Com a saída do Ganso, o Neymar ficou praticamente sozinho na equipe, não houve o substituto a altura para fazer a parceria, e daí se encarregou de levar a equipe nas costas, fazendo as funções que antes eram feitas por PH Ganso, foi aí que o Neymar começou a ter a queda de rendimento em campo.

Sobrecarregado em campo por falta de substituto a altura de Ganso, começou a ser pressionado pela imprensa que antes o idolatrava, começou a fazer comentários acerca da sua vida pessoal, principalmente no relacionamento amoroso com uma atriz de emissora de tv, até a globo começou a questionar o futebol do Neymar, a mesma emissora que tanto faturou explorando o nome e a imagem do craque.

Diante das circunstancias, a diretoria do Santos passou a rever o contrato do jogador que duraria até o ano que vem após a copa do mundo, criticado pela imprensa devido o péssimo rendimento em alguns jogos que deixava a desejar, a diretoria começou a praticamente decidir os rumos do jogador.

O fator determinante para isso foi a final do campeonato paulista, que o Santos estava buscando o primeiro tetracampeonato consecutivo da história da competição, mas o adversário era nada mais e nada menos que o Corinthians, recém-eliminado da libertadores, mas atual campeão do torneio e também do mundial de clubes.
O jogo da final foi realizado na Vila Belmiro, o resultado todo mundo sabe, Corinthians campeão paulista ao empatar com o Santos, em vista do primeiro jogo ter vencido a partida contra o peixe santista, mas o que chamou atenção não foi o título conquistado pelos corintianos.

E sim a atuação do Neymar que praticamente não apareceu no jogo, eu mesmo ao assistir a partida e vendo a atuação pífia do jogador e após o término da partida, eu disse numa roda de conversa para as pessoas que estavam presentes assistindo ao jogo.

“Se eu fosse o dirigente do Santos, na mesma hora venderia o Neymar. Pois a fase dele no Santos acabou... Já deu o que já tinha de dar. Melhor vender agora enquanto tá no centro da mídia e dos holofotes, para o clube não ter prejuízos futuros com o jogador.”

Dias depois da decisão do paulistão e a perda do título, veio a confirmação, o Neymar foi vendido ao Barcelona, podendo jogar ao lado do Messi, Xavi e Iniesta, o jogador irá pro clube catalão não sendo apenas mais um pra completar o time, e sim com um ar de estrelato, ainda nem vestiu a camisa do Barça, e já está faturando ao clube e o seu nome e a imagem está nas primeiras páginas de jornais assim que foi anunciado como novo jogador do clube.

Mas Neymar terá que mostrar em campo porque veio ao clube e fazer por merecer pra jogar no lado de craques como o Messi, porque a diretoria do Barça vai exigir isso, dará toda estrutura e condições para que o jogador renda em campo, no contrário, o clube catalão de imediato o tirará do elenco, foi assim com o Ronaldinho Gaúcho, nos primeiros anos estava jogando muita bola e fazendo belos gols, foi eleito o melhor jogador mundo nos dois anos consecutivos (2004-2005), mas nos anos seguintes e principalmente após a copa do mundo de 2006 que teve uma atuação pífia, começou a perder espaço no clube catalão a ponto de ficar na reserva, até ser vendido para o Milan.

É o mesmo modo pode acontecer com o Neymar se não mostrar o futebol que mostrou pelo Santos, principalmente no início da sua carreira, o estrelato é fora dos gramados, porque em campo terá que jogar muito e fazer por merecer pra realmente vestir a camisa e estar no lado de grandes craques.

O jogador vai ganhar massa muscular, treinar num excelente centro de treinamento do clube, o salário de início será alto comparável ao Santos, terá o apoio da torcida, tem tudo para fazer uma brilhante carreira pelo Barcelona, o clube dará todas as condições para isso, pra que fique bem mais valorizado e se torne o melhor ou dos melhores jogadores do mundo, e só dependerá dele.

A atitude tomada pela diretoria do Santos em segurar o jogador e resistir a assédios de dirigentes e empresários, sirva de exemplo para dirigentes de outros clubes aqui no Brasil e também empresários, que passam a não caírem mais no encanto das cifras ou os milhões de reais, dólares ou euros logo de imediato.

Que a diretoria do Atlético – MG segure enquanto pode o garoto Bernard, valorizem e deem o tratamento para que o mesmo não pense em deixar o clube, a diretoria do Flamengo faça o mesmo com o garoto Rafinha, não o venda agora, valorize e deem o tratamento pra que fique satisfeito no clube a ponto de pensar não sair agora.

Porque os jogadores, dirigentes e empresários ganharão e muito se fizerem isso, o futebol brasileiro fica mais valorizado, despertando ainda mais atenção de jogadores estrangeiros (não incluo os latinos americanos), vejam o caso do Seerdof, craque holandês que ganhou tudo no futebol europeu por todos os clubes onde passou e resolveu jogar no futebol brasileiro.

Que o seu gesto sirva de motivação e inspiração para outros jogadores europeus, até mesmo quando estiverem em final de carreira e resolvam jogar aqui no Brasil pelos grandes clubes, porque uma coisa é certa, o campeonato brasileiro é atualmente o mais difícil do mundo.
Os campeonatos espanhol e italiano perderam a graça e o brilho, devido a hegemonia do Real Madrid, Barcelona, Milan, Internazional e Juventus respectivamente, até o futebol inglês que sempre foi considerado o mais competitivo da Europa está começando também perder a graça por causa da hegemonia que está criando no país entre o Chelsea, Manchester United, Arsenal e Manchester City, porque o Liverpool, Everton e Aston Vila com a tradição de grandes equipes, há muito tempo não conquistam o futebol local.

E tem sido na Alemanha, Portugal, França, Turquia e outros países europeus com os seus campeonatos nacionais que são dominados de forma hegemônica através dos clubes, enquanto aqui no Brasil, o campeonato brasileiro já se iniciou e não temos favoritismo, porque praticamente todos têm chances de serem campeões.

Porque todos já foram campeões brasileiros (exceto Ponte Preta, Goiás, Vitória, Portuguesa, Criciúma e Náutico), entretanto, o Náutico, Vitória e Portuguesa já disputaram a final de campeonato e conquistaram o vice-campeonato em 1965, 1993 e 1996 respectivamente, Goiás já fez boas campanhas no campeonato brasileiro, conquistou o vice-campeonato da copa do Brasil (1990) e vice-campeonato da copa sul-americana (2010), quanto ao Criciúma, este já foi campeão da copa do Brasil em 1991, época que o treinador era Luís Felipe Scolari.

Devido a isto, faz que o campeonato seja mais competitivo do mundo, a realização da copa do mundo aqui no Brasil em 2014 vai valorizar ainda mais os jogadores, clubes e o próprio campeonato brasileiro, não será surpresa futuramente nós vermos o Rooney, Lampard, Cristiano Ronaldo, Messi, Robben, Iniesta, Xavi, Baloteli, Muller ou qualquer outro craque europeu ou africano do estilo Drogba e Samuel Etooatuarem aqui no Brasil pelos grandes clubes, nem que seja em final de carreira.






Nenhum comentário: