terça-feira, junho 26

Rio + ou – 20



Ontem oficialmente encerrou a conferência Rio + 20 organizada pelas Nações Unidas, e como nos anos anteriores, não deu em nada, o fundo de 30 bilhões proposto pelo Brasil e China pra combater a devastação ambiental no mundo não foi posto em prática porque os países do G-7 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Itália e Canadá) ou G-8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Canadá e Rússia) não dispuseram em colaborar financeiramente.

E muitas outras proposta não foram firmadas pelos chefes de estado, enquanto estava acontecendo a Rio + 20, estava no México ocorrendo a conferência do G-20 (incluindo o Brasil), que são os 20 países mais ricos do mundo. Discutindo a crise econômica mundial que afeta os Estados Unidos e a União Européia. É interessante que sempre quando ocorre uma conferência que aborda os temas como o meio ambiente, fome, pobreza e desigualdades sociais, ocorre uma conferência ou fórum econômico.


É assim que acontece com o Fórum Social Mundial, que acontece quase sempre no mesmo período do Fórum Econômico Mundial, e como de costume, os Estados Unidos só esteve de fato presente no último dia da conferência com a presença da Secretária Geral de Estado, Hillary Clinton, demonstrando o desprezo com a conferência em que nem o presidente Barack Obama fez questão de comparecer.

As discussões ocorridas entre os chefes de estados infelizmente não deram em nada, prevalecendo a famosa frase popular dita pelo comentarista e crítico Arnaldo Jabor:

 “Da pouca farinha que resta, vai primeiro o meu pirão”
  

Nenhum comentário: