quarta-feira, agosto 10

Injustiça e a desigualdade é a regra

No Brasil nós todos sabemos que a injustiça e a desigualdade é a regra vigente, não precisa ser um grande intelectual pra sabermos disso. Estes últimos dias passaram reportagens de grande repercussão aqui no Maranhão para todo o país, numa delas são as ocupações irregulares no Rio Preguiças no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que fica no município de Barreirinhas.
São mansões, hotéis e pousadas com alto de padrão de luxo e conforto que estão alojados a beira do Rio Preguiças, violando a Constituição Federal de acordo com o Decreto-Lei n° 1.561, de 13.7.77, o MPF (Ministério Público Federal) no Maranhão entrou com uma Ação Civil Pública pra demolição das mansões que estão ocupadas irregularmente.
Porque o órgão ainda não fez a execução? Porque os proprietários são políticos, empresários, juízes, desembargadores... E todos sem exceção têm poder e influencia com a classe política e autoridade de justiça, podendo assim, desrespeitar as leis vigentes sentindo acima do bem e do mal.
Enquanto isso, as camadas mais pobres e sem perspectiva de vida são obrigados a morarem em lugares nas condições insalubres, resultando em ocupações desordenadas e lugares que por lei não deveriam estar. É o que ocorreu com as famílias que estavam vivendo num mangue em São Luís, como foi mostrado na reportagem do Sistema Mirante de Comunicação:
Como as fontes de reportagem, vemos a desigualdade no que a justiça age com aqueles tem poder e dinheiro e aqueles não tem nada. Por um padrão de vida confortável e de luxo, eles podem e aqueles que querem um mínimo de dignidade não podem.
Este é o Brasil...

2 comentários:

Atitude do pensar disse...

Essa realidade: desigualdade e injustiça é presente em todos os contornos do país. Mas vale lembrar que cada estado/cidade possui caracterísitcas singulares.
Minha melhor amiga é maranhense e segundo nossas conversas, compreendi que a própria cosntrução sócio-política do Maranhão é historicamente reproduzida. Ou seja, o atual governo permanece reproduzindo o antigo e dessa forma não é capaz de alterar a estrutura da região.
O que fazer? Com certeza não ficar de braços cruzados.

William Washington de Jesus disse...

É uma grande verdade, não ficar de braços cruzados.
Mas infelizmente o povo é acomodado e está acostumado a levar chibatadas.