segunda-feira, junho 18

Se apertar mais o NÓ, vai doer mais o PÉ



Essa semana foi deflagrada pela Polícia Civil, Militar e GTA (Grupo Tático Aéreo) a Operação Detonando, que resultou na prisão do executor e mandantes na morte do jornalista – sarneísta Décio Sá ocorrida no dia 23 de abril, com essa prisão, foi descoberta um esquema de agiotagem que envolve empresários, policiais militares e políticos.
A prisão do executor e mandantes foi um prenúncio de uma operação ainda maior daqui pra frente se e Polícia Civil, Militar e GTA forem a fundo às investigações, apesar do Décio Sá ter sido aliado do grupo Sarney, ele fez muitas denúncias em seu blog sobre a agiotagem no Maranhão que envolve deputados estaduais e prefeitos do Maranhão, a elucidação do crime confirma as denúncias do blogueiro, e essa investigação só poderá ir adiante se não houver intervenções políticas, principalmente por parte do Governo do Estado.

Ao saber da prisão dos envolvidos, a governadora Roseana Sarney como de costume, chamou toda a imprensa pra falar sobre o caso, sendo única a pronunciar como fosse ela a grande e única responsável pela operação. E no pronunciamento, a governadora afirmou que no seu governo não vai tolerar bandidos. Será mesmo? O seu discurso pra coincidir com a prática, a mesma deve permitir de ilimitadamente a investigação sobre o esquema de agiotagem e banir os seus aliados envolvidos, seja do seu governo com secretários, deputados estaduais da base do governo e prefeitos corruptos.


Do mesmo pronunciamento, a governadora anunciou o concurso público pra Polícia Militar com 2 mil vagas. Será mesmo? Desde 2009 que assumiu o governo do estado com a cassação do governador Jackson Lago, a mesma anunciou o concurso público para todas as secretárias, passou as eleições de 2010 pela qual foi reeleita e até agora a 2 anos e meio de governo, nada de concursos até agora, exceto para os professores que nem todos foram chamados, nomeados e empossados, e os que ainda não foram chamados,  estão na justiça pra que sejam integrados e assumem os seus postos de trabalho.
A governadora não permitiu que os deputados governistas assinassem pra criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) proposto pelo Dep. Bira do Pindaré, e agora com a elucidação do crime e a descoberta do esquema de agiotagem do Maranhão, é importantíssimo a criação da CPI para saber de mais coisas que ainda estão por vir.


A Polícia Federal deve entrar nessa investigação, até porque o esquema de agiotagem deve existir em outros estados, principalmente nos vizinhos Pará e Piauí, a morte do agiota Fábio Brasil foi justamente em Teresina – PI, que o mesmo atuava em dois estados, e a sua morte foi repercutida justamente pelo blogueiro Décio Sá.


A governadora Roseana Sarney não deve apenas permitir, mas também apoiar mesmo de fato essas investigações, permitindo a criação da CPI, a entrada da Polícia Federal nas investigações e banir prefeitos, secretários e deputados caso estejam diretamente ou indiretamente envolvido nos esquemas de agiotagem, o seu discurso será posto em prática.
Promover o concurso público não apenas pra Polícia Militar, mas também para todas as secretarias, principalmente a da educação que carece de professores, principalmente no interior do estado.


A elucidação do crime na morte do jornalista foi apenas um prenúncio, porque se apertar mais o nó, vai doer o pé de muita gente envolvida, e dos grandes.

Nenhum comentário: