segunda-feira, junho 18

Rio +20: Pra QUÊ e para QUEM?


Nesse momento na cidade do Rio de Janeiro está ocorrendo o grande evento organizado pelas Nações Unidas, a Rio +20, com a presença de autoridades, chefes de estados, diplomatas, ambientalistas, ativistas sociais e muitas outras organizações política e ideológica.

Infelizmente, como em muitos congressos das Nações Unidas que ocorreram como o ECO 92 em 1992 que ocorreu no Rio de Janeiro, por exemplo, infelizmente não deram em nada, porque os países com compõem o G-7 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Itália e Canadá) ou G-8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Canadá e Rússia), são os que mais degradam o meio ambiente, principalmente os Estados Unidos. Quem não se lembra da frase do ex – presidente ianque George W. Bush?

“Para não prejudicar a nossa economia, nós poluiremos ainda mais.”

A partir dessa declaração, ele passou a ser o inimigo nº 1 dos ambientalistas, especialmente do Greenpeace, mas não é somente o Bush que deve ser visto como inimigo, praticamente todos que passaram na presidência dos Estados Unidos, agiu com o descaso ao meio ambiente em nome do progresso e desenvolvimento.
Todas as resoluções feitas pela ONU (Organização das Nações Unidas) foram sem sucesso por causa da recusa do governo ianque, mas não é somente os EUA, também os países europeus ao longo dos anos se recusavam a assinar acordos e tratados internacionais pra evitar danos ambientais.
E com a crise econômica que atravessa a Europa atualmente, muitos dos países não participaram da Rio +20, nem sequer enviaram representantes, mais uma vez demonstrando desinteresse com o problema que assola todos os países .
O destaque nesse Rio +20 é que os atores principais são o Brasil e a China, ambos também degradam bastante o meio ambiente, onde a floresta amazônica é alvo de cobiça não só de madeireiros, mas também de empresas multinacionais que tem grande interesse, enquanto a China hoje se tornou um dos países mais poluentes do mundo, afetando diretamente a vida dos chineses cotidianamente.
O Rio +20 vem num bom momento para os ambientalistas aqui no Brasil, porque recentemente a Presidenta Dilma Rousseff  vetou 12 projetos de lei referente a preservação da belezas naturais após o forte clamor popular pelo veto do projeto de lei, mesmo o veto de 12 artigos do projeto, não agradou nem os ambientalistas que queriam o veto total e nem os ruralistas representados pelos deputados e senadores que ficaram mais indignados ainda.
Porque muitas obras do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) como a Usina de Belo Monte por exemplo, é muito questionado por ambientalistas e demais organizações por estar causando danos aos recursos naturais e as comunidades indígenas que vivem entorno da obra de construção da usina.
É o momento das organizações e principalmente o Greenpeace se unirem contra as ações que degrada o meio ambiente, e não acreditar muito dos chefes de estados que estão presentes no congresso, porque muitos deles estão atrelados aos interesses de grandes empresas multinacionais.

Nenhum comentário: