segunda-feira, junho 11

Falta de EDUCAÇÃO?



Ontem (09/06/2012) eu tava andando pelo centro resolvendo uns problemas pessoais, tive a necessidade de ir ao banheiro, passei no supermercado e procurei informações ao funcionário do estabelecimento, o mesmo me disse que o banheiro é restrito apenas aos funcionários, fui ao banco, o segurança falou que estava fechado, passei na praça do Pantheon que fica em frente a praça Deodoro, onde fica os funcionários da prefeitura, me disseram que estava fechado, o único banheiro público que existe na área que é administrado por uma empresa privada e ainda cobra uma taxa a quem quer utilizar, e só encontrei o banheiro dentro de um dito “shopping”.


Daí senti o problema, a falta de banheiros públicos, como querem que as pessoas não urinem nas vias públicas se não existem banheiros para a população? Os banheiros que ficam em estabelecimentos “privados” como os bares, bancos, supermercados, shoppings e outros, deve contar com a consideração do proprietário, e muitos só permitem usar se você estiver consumindo nestes locais.

Está certo que existe a imensa falta de educação das pessoas, mas o poder público deveria resolver esse grande problema e não ficar apenas culpando as pessoas que fazem as necessidades fisiológicas em postes e muros, os banheiros públicos no mínimo resolveria esses problemas e com o tempo a população poderia mudar o hábito de urinar nas vias públicas com a campanha educativa de forma intensiva, preventiva e permanente.
Pois a culpa desse problema é da população e também do poder público, eu não vou mentir, eu de vez em quando urino nas vias públicas, ontem só não fiz porque eu queria mesmo num local apropriado e me sentiria constrangido porque o centro estava bastante movimentado com o fluxo de pessoas.

E senti na pele a falta de banheiro público e a falta de consideração das pessoas que trabalham nas repartições “privadas” em não permitir o uso do recinto a pessoas que não faz parte do estabelecimento, mesmo sendo o cliente, como foi o caso do supermercado que eu estava.

Então mediante a esse problema, as pessoas que urinam em vias públicas devem ser consideradas mal educadas?

Nenhum comentário: