segunda-feira, maio 21

Fundo Do Poço sem FIM



O Moto Club de São Luís, um dos mais tradicionais clubes de futebol no Estado do Maranhão, foi pela segunda vez rebaixado a 2º divisão do futebol maranhense em 3 anos (a 1º foi em 2009), o rebaixamento de um dos grandes clubes que já viveu os seus dias de glória e ter revelado grandes jogadores que se destacaram no futebol brasileiro e no exterior como Kleber Pereira por exemplo, é o retrato do futebol local ao longo destes anos.

O ex – presidente Alberto Ferreira que comandou a FMF (Federação Maranhense de Futebol) durante mais de 20 anos foi o grande responsável da falência do nosso futebol que afastou os torcedores nos estádios até mesmo nos dias de jogo, como Sampaio Correa e Moto, por exemplo, o maior clássico do estado.



Mas isso de também se deve aos dirigentes corruptos, principalmente da classe política que comandou o Moto e outros clubes de futebol aqui no Maranhão, o rebaixamento perde ainda o brilho e a competitividade no campeonato local, reforçando ainda mais a hegemonia do Sampaio Correia que tem ganhado o campeonato maranhense nos últimos dois anos seguidos e único do estado que tá disputando o futebol brasileiro (Campeonato Brasileiro sério – D) e é mais estruturado e organizado entre os clubes maranhenses.
Mais isso não é só aqui no Maranhão, grandes clubes de seus estados que foram campeões e viveram os dias de glória, já passaram por esse drama de rebaixamento em campeonatos estaduais, como o Flamengo – PI rebaixado em 2009 na 2º divisão do Piauí, Rio Negro – AM, CSA – AL que já disputou a final da COMENBOL em 1999 contra o time argentino (Talleres) que historicamente é comandado por políticos – coronéis (Fernando Collor de Mello é o grande exemplo) já foi rebaixado no campeonato alagoano.
Grandes clubes que disputam e já disputaram a elite do futebol nacional já passaram por esse drama de rebaixamento em seus estados, o Corinthians – SP só não foi rebaixado no campeonato paulista em 2004 graças ao São Paulo por ter derrotado a Juventus por 2 a 1 na última rodada, porque caso de empate ou derrota seria rebaixado.
Guarani – SP que foi campeão brasileiro em 1978 já foi rebaixado umas 2 vezes a 2º divisão do paulistão, Portuguesa de Desportos – SP que foi vice – campeão brasileiro em 1996 e fez uma campanha brilhante no Campeonato Brasileiro série – B ano passado (2011) e antecipando a vaga na elite (Série – A) do futebol no ano seguinte (2012) foi rebaixado no campeão paulista deste (2012).
Paraná Clube – PR que foi campeão 5 (cinco) vezes consecutivos no campeonato paranaense nos anos 1990 e durante anos disputou a elite do futebol nacional, ano passado (2011) foi rebaixado a 2º divisão no paranaense.

O drama dos grandes clubes de serem rebaixados em seus estados não é só ao Moto Club, mas voltando ao nosso futebol local, o caso do Moto é que no âmbito nacional não tem nenhuma expressividade e nem mesmo a nível regional, há anos que o clube não participa na Copa do Brasil e nem no Brasileiro Sério – D.
Há anos que vêm sofrendo com o atraso de salários de seus jogadores, falta de estrutura e muitos outros problemas, e passaram dirigentes que na maioria são políticos que usaram o clube como moeda de troca para obter votos através da torcida.

A torcida motense deve tomar o clube para si, e expulsar todos os dirigentes corruptos que usam o clube para fins políticos, porque o clube como em muitos anos, vai fechar as portas. E como vai ficar o futebol maranhense sem o Moto Club? Como fica o clássico de Sampaio e Moto? A ausência da fanática torcida motense vai fazer falta nos estádios.

Está mais que na hora de reformular a direção do futebol maranhense, a começar pelos clubes de futebol, uma delas é expulsando os políticos e dirigentes corruptos, porque só assim veremos um dia quem sabe, ver grandes clubes no cenário do futebol nacional e inclusive na elite.

Nenhum comentário: