quarta-feira, agosto 10

Zumbizinho dos Palmares

Era alto branco forte e lutava jiu jitsu, karatê, muay thai e taekwondo. Na hora do recreio ou na saída da escola aloprava com os nerds, emos, viadinhos, magrelos, torcedores do vasco ou com qualquer outro que olhava feio pra ele.

Só dizia:
É você!
Mata leão. Voadeira. Socos. Pontapés. Mostrando toda suas habilidades marciais. E atrás dele vinha seu bando  gritando:
Vai, vai! Quebra no pau!
As garotas deliravam por ele. Molhavam a calcinha. Mandavam bilhetes com beijos com batom vermelho. Pedia seu numero de celular. Adicionavam no Orkut e Facebook e lhe seguiam no Twiter. Não tinha professor, coordenador, e  o diretor da escola que até ameaçou expulsá-lo e conversou com seus pais, para frear sua violência gratuita.  Foi encaminhado a um terapeuta que engoliu folhas de um livro de Freud após dizer que ele sofria um complexo de rejeição da mãe e assistia muito luta livre na tv a cabo. Psicopata tentou  ainda gritar o terapeuta, mas pedaços de Freud engatado na garganta não permitiram. Era de fato o cão em forma de gente.
É você!
Dessa vez a vítima era um novato negro baixinho e mirrado de cabeça raspada que lanchava uma coxinha de frango com Coca-Cola isolado num banco perto da cantina.
Eu o quê... Nem terminou  de falar e levou um  jeb de direita derrubando coxinha, coca cola  e fazendo ele girar e girar no meio do seu bando que não parava de gritar:
Vai, vai! Quebra no pau!
E o garoto girava e girava e de repente num rápido jogo de pernas acertou-lhe a nuca. O fortão foi à lona. Nocaute. Se tremia no chão e babava como um epilético até parar todos os espasmos musculares e ficar totalmente paralisado. Houve um silêncio geral no pátio.  Interrompido quando o faxineiro resmungou pra chamarem a ambulância.
Ele o matou? Gaguejou uma menina branguinha olhando aquele neguinho deslumbrada com a calcinha molhada. Futuramente seria sua namorada e perderiam a virgindade no vestuario do campinho de futebol da escola.
Quem é você? - Perguntou O bando perplexos.
Eu? Sou novato aqui na escola... sou do interior - Respondeu ainda meio atordoado.


Isso já sabemos. Você luta o quê?
Eu jogo capoeira da Angola desde criança.
O bando o pegou pelos braços e pernas e levantou e saiu numa passeata Olímpica pela escola gritando:
Zumbizinho dos palmares! Zumbizinho dos palmares! Nosso herói!
Fizeram uma comunidade no Orkut para ele. Ganhou vários elogios dos professores um beijo da coordenadora e uma medalha de bravura do diretor e uma bolsa de estudos semi-integral da escola com direito a coxinha de frango e coca-cola duas vezes por semana de graça e  todos os dias recebia cartas apaixonadas das garotas com batom vermelho e convites no Facebook e no Orkut e seu celular não parava de tocar e todos da escola lhe seguiam no twiter.

11 comentários:

Anônimo disse...

de fato essa pequena estória simboliza de maneira humorista o massacre do homem branco europeu que oprimiu e oprime durantes séculos os negros africanos que vieram em galerias nos navios atravessando o atlantico e no ultimos paragrafos é otimista ao simbolizar num golpe certeiro de capoeira a derrocada do homem branco. Parabéns pelo Texto.

Cleber, SP

Anônimo disse...

Diego e Cleber, vocês têm certeza que, no final,dar-lhe como recompensa uma coca cola todo dia é uma vitória dos povos orprimidos?

Igor N.

Anônimo disse...

acho q vc não leu direito (por favor ponha seus oculos) são duas cocas colas por semana e tb bolsa semi integral:
num reflexo da politicas afirmativas dentro das universidades, o prouni tb, que é dado um bolsa intgral ou semi integral dependendo dos pontos no enem, quanto a coca cola: todo mundo merece, Relexo de um conquista parcial do prazer.

Cleber,SP

Anônimo disse...

Cleber e Igor, acho q vcs estão interpretando so uma lado do texto ( no ´viés historico e politico), mas tem outro.
Que é questão do bulling nas escolas. A tirania dos valentões, alem disso, um critica a psicanalise de freud, ultrapassada e quem não consegue resolver problemas atuias.

Bernado Abreu, psicologo.

Anônimo disse...

Também tem outro sentido além dos já destacados. Como por exemplo, deve ser uma forma de refexão para aqueles metidos a "valentões" q se acham o " dono do pedaço" q a qualquer hora sua crista pode cair. Cuidado p/ akeles q se acham demais!!!Talita

Anônimo disse...

olha é sou gay tá e acho esses caras um bando de trocloditas, burros e idiotas.

Lulu

Anônimo disse...

É isso aí, Lulu! (achei que o amor tivesse mudado vc, mas enfim...)

Anônimo disse...

os torcedores do vasco estão no G4 do campeonato brasileiro e somos macho, porra! não apanhamos de ninguém, caralho.

mano azevedo.

Anônimo disse...

e saiba que eu corto cabelo muito bem...

Lulu

Anônimo disse...

eu sou o cara do "classico da literatura mundial" apesar de já morto
eu vou concordar que ser nerd no mundo de hj é complicado por causa situação bivalente do mundo conteporaneo mais a atitude pós moderna e neoclassica e socratica sendo que sartre...
- cala a boca desgraça!
- desculpa diabo. Não me bate.
- vai pegar mais enxofre e larga de verborreia.

Anônimo disse...

vcs percebem que pelo comentario do nerd
o bulling continua no inferno e as palavras do diabo não mentem, não é só um problema terrestre, é realmente um problema profundissimo ultrapassando até as placas tectônicas.

Bernado Abreu, piscologo