terça-feira, julho 5

Parabéns - EXATOS DA UFMA!!!

Por Natan Castro

São luis, 05 de Julho de 2011. Um dia atípico, histórico, importantissimo no meu modo de ver,  foi exibido hoje em rede nacional pelo Jornal da Globo, uma reportagem do caso horroroso de racismo sofrido pelo estudante do curso de Engenharia Quimica da UFMA o Nigeriano Nahu Ayuba. O professor da disciplina de cálculo vetorial o Clóves Saraiva, teria comentado que o aluno não era civilizado como nós Maranhenses, teria feito em seus comentários alusões aos leões da África, de fato, lamentável e inadmissível. mas venho aqui parabenizar e dizer que esse comentário vem junto desde já de uma profunda admiração aos estudantes do curso de Engenharia Química, esses alunos fizeram um abaixo-assinado na rede que teve quase quatro mil assinaturas pedindo o afastamento do professor racista, parabenizar mais precisamente as alunas que deram seu depoimento na reportagem, uma delas chamada Loydi Santos que de forma clara e indignada esclareceu nas suas palavras os motivos pelo qual o professor não deveria mais estar "ensinando" a disciplina no curso. com esse texto quero registrar a coragem e o sentido de justiça, com um traço de engajamento meio inédito em se tratando da UFMA e dos alunos desse curso especificamente, Universidade essa que possui nos seus cursos da área de humanas alunos que se julgam ultra-engajados e esclarecidos politico e socialmente, mas que suas idéias nunca conseguiram ultrapassar as salas mofadas daquela instituição. diferente dos corajosos alunos da área exatas que se empenharam em protestar e registrar a ridicularização que o Nigeriano, infelizmente, teve que passar em nosso estado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho que esse professor devia ser um animal de zoologico.

Anônimo disse...

ele gagueja pra caralho.. nao entendi direito o q ele falou... que onde esse cara veio?

Anônimo disse...

vamos exilar ele na nigeria...

Natan Castro disse...

kkkkkkkk realmente

Alice Nascimento disse...

Natan, ótima reflexão! Os alunos estão de parabéns pela atitude corajosa de denunciar.DE acordo com o advogado Nonnato Masson, que sempre está a frente de questões que envolvem direitos humanos, até o presente momento a UFMA não tomou nenhuma providência. Vamos aguardar q se cumpra a justiça, se n for iniciada pelas vias administrativas...

Brenda Izídio (: disse...

Conheço bem o caso. Teve uma grande repercussão lá no campus. Sem dizer também, que vários amigos meus que são alunos do Clóves disseram que o Ayuba não teria sido o primeiro a ser tratado de tal maneira. O injustificável o prof fez: tentar explicar suas ações, e em rede nacional! acho que foi pior para ele. E por incrível que pareça, esse é só mais um dos casos obscuros que rodeiam a UFMA e que a mídia deixa encobrir. Fatalmente, sempre é prejudicial apenas para os alunos... e desse modo, a UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, a UFMA, "CRESCE COM INOVAÇÃO E 'INCLUSÃO SOCIAL'".
e sim, meus parabéns para as minhas amigas Loide Oliveira e Mari Oliveira, pela coragem e atitude!