quarta-feira, maio 25

2012: ficção ou realidade?

Hoje como de costume tomei meu café e liguei a televisão, procurei algo interessante para assistir e me deparei com filme 2012 passando no canal HBO. Confesso que não sou muito fã deste tipo de gênero: Ficção científica, mas resolvi assistir.
Com o passar das imagens algo me ocorria, ou melhor, algo que me era muito familiar acontecia. Aquelas cenas catastróficas, apocalípticas, anúncios do fim dos tempos me fazia recordar os desastres naturais que vem acontecendo recentemente no mundo. Os tsumanis, os acontecidos aqui no Brasil (ei parece que fenômenos da natureza não só acontecem em outros países também temos este “privilégio”). Quantos morreram ou perderam suas casas em Santa Catarina a três anos atrás? Quantos companheiros nordestinos e, sobretudo, meus irmãos maranhenses não morreram afogados ou ficaram em cima de suas casas esperando os rios baixarem? E aqueles que não tiveram tempo de sair de suas casas e aqueles que em seus olhos só refletiram sofrimento, dor, desastre, como numa tela de cinema?
É, parece que não é ficção como no filme 2012. O planeta está “morrendo” e com eles nós também. Não estou esquecendo o que aconteceu ontem (é um eufemismo), no Rio de Janeiro. Escrevo ontem, porque é algo latente, porque é algo inesquecível como nas imagens do filme, é algo REAL. A ficção saiu da tela e chegou bem perto de nós, como numa imagem 3D. Recordo-me, então o significado de ficção, mito, inverdade, fantasia, mímese, que Aristóteles diz no livro A poética clássica que, mímese ou ficção são representações das ações humanas. Então, a ficção é tão real. Se é real, então o que estamos fazendo como nosso planeta? Será uma resposta da natureza a nossa “natureza consumista”?
No filme 2012 algo me chamou mais atenção, além dos efeitos especiais dantescos, foi à velha idéia de Noé das arcas. Será que de fato em algum lugar alguém está construindo arcas para salvar a raça humana? E outra pergunta me inquieta quem será que estará lá? Os principais chefes de Estado mundial? Os bilionários? Qual será o preço do ticket? Acho que tenho que fazer uma boa economia! Qual será o critério para ser salvo nas arcas: gênero, cor, dinheiro? Lembremos que para a fúria da natureza não há distinção, ela, infelizmente, leva tudo e todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

e eu que pensava que o mundo acabava em 2011

Anônimo disse...

Pode acabar a qualquer momento. basta não nos apressamos...Cris