sábado, junho 22

Alerta ao Brasil


Os últimos dias que vem acontecendo as manifestações em todo o Brasil contra o aumento das passagens, sendo este o estopim para o enfurecimento do povo, já está começando a perder o controle, rumo e direção. Isso é perigoso e não cheira nada bem, correndo o grande perigo do movimento cair nas mãos de partidos de direita, conservadores e reacionários.

A grande mídia que no inicio vinha rechaçando as manifestações, está dando total cobertura ao movimento a ponto de deixar transmitir a novela das 6 como ocorreu nessa semana, passando a criticar pequeno atos chamados de “vandalismo” e focando quase exclusivamente nesse atos, deixando de lado as manifestações com as suas reivindicações.

O outro fator curioso orquestrado pela grande mídia é o sentimento anti -partidário que vem ocorrendo nas manifestações, é verdade que os partidos políticos vem sendo fortemente desgastado nos últimos anos em todas as esferas, seja por aqueles que governam as prefeituras, governos estaduais, presidência, câmaras municipais, assembleias legislativas, senado federal e a câmara federal, como também em sindicatos e nos movimentos sociais.

No entanto, não podemos impedir a presença de partidos políticos nas manifestações, apartidarismo é diferente de anti-partidarismo, as manifestações que ocorrem em todo o Brasil se caracteriza apartidária porque não há lideranças partidárias a frente do movimento, há muitos jovens com menos de 18 anos participando pela primeira vez nas manifestações de maneira espontânea sem influencia partidária, que não maioria deles nem são filiados a nenhum partido, esse é o motivo do movimento ser visto dessa forma.

Mas quem agrada a não participação partidária de integrantes nas manifestações? Isso só está acontecendo porque os partidos de esquerda tem tradição de participar nas manifestações, partidos como PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados), PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e até mesmo o PT (Partido dos Trabalhadores) e PC do B (Partido Comunista do Brasil) que são do governo são fortemente rechaçados.

Quem garante que não há integrantes do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), DEM (Democratas) e demais partidos de direita? Quem garante no movimento não estejam presentes os conservadores, reacionários e fascistas? A presença das bandeiras partidárias é pormenor diante da presença físicas destes nas passeatas.

Eu mesmo tenho duras críticas aos partidos políticos, tanto da direita como os da esquerda, tanto que eu já fui taxado de agente do PSDB por um integrante do PSTU por fazer críticas ao seu partido, mas impedir a presença de bandeiras partidárias e discutir se deve ou não levar é desvirtuar as intenções do movimento.
Não devemos cair nessas armadilhas, porque isso está sendo fortemente explorado pela grande imprensa, especialmente pela Globo, os partidos de esquerda devem se unir para não caírem facilmente nas artimanhas e alertar aos jovens que na maioria são inexperientes em passeatas e até mesmo politicamente nessa gravidade.

Porque o movimento está perdendo o rumo e a direção? Tem gente defendendo a redução da maioridade penal (eu sou favorável, mas da forma como está sendo discutida e defendida pelos partidos de direita, conservadores, reacionários, fascistas e religiosos, seja por católicos ou evangélicos, eu me coloco contra) nas passeatas, por exemplo, desvirtuando as reais intenções do movimento.
Por essa razão o MPL (Movimento do Passe Livre) anunciou não mais mobilizar a população, muitos estão criticando essa organização, mas eu o defendo, porque na verdade estes são os primeiros a perceber que o movimento está perdendo o rumo e caindo nas mãos de pessoas ou grupos que não tem compromisso de fato com as pautas de reivindicações.
Outro fator que o movimento está começando a perder o rumo é justamente na tese que está começando a ser propagado em todo o Brasil é a “Fora Dilma!”, não se trata aqui de defender o PT e a presidente da república, mas não devemos cair nessa armadilha orquestrada por aqueles que têm o real interesse pra ocorrer.
Se quisermos tirar o PT e a Dilma do poder, colocaremos quem no lugar deles? O PSDB/DEM com Aécio Neves? Michel Temer? Renan Calheiros? Henrique Eduardo Alves? É uma injustiça, cegueira e ao mesmo tempo oportunismo, especialmente o último associar todas as mazelas do país ao PT/Lula/Dilma, todos os governos sem exceção sempre foram compromissado com as classes dominantes.

A diferença que o PT mesmo com todas as suas contradições e ter recebido o apoio de grupos oligárquicos e uma parte da elite para se eleger em 2002 com o Lula, é originariamente um partido de esquerda, é equivoco também afirmar que o governo do PT é apoiado pelas elites, o apoio das elites ao governo não é unanime, a elite paulista odeia o PT, Lula e a Dilma, porque vocês acham que o PSDB governa o estado de São Paulo há quase 20 anos? A esquerda nunca de fato governou o estado, nem pelo PT ou qualquer outro partido de esquerda. Porque vocês acham que a Veja e os principais jornais porta-vozes da elite paulista e dos partidos de direita como a Folha e o Estado de São Paulo fazem críticas ferozes ao governo do PT?

Portanto, não cairemos nessa armadilha da “Fora Dilma!”, o problema não é mudança de presidente, é o sistema vigente do nosso país que está todo corrompido. Lembram do outro artigo que eu escrevi nesse blog intitulado a “A noite de São Bartolomeu”? Católicos e evangélicos está unidos através dos deputados Marco Feliciano e Jair Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia na defesa na redução da maioridade penal, estatuto do nascituro, a tal “cura gay”, contra o casamento do mesmo sexo e o aborto.

O próprio Marco Feliciano já avisou ao governo que irá incitar toda a bancada evangélica do congresso e os evangélicos a se rebelarem contra o governo caso interfira nas leis que eu citei anteriormente, como a “cura gay”. Silas Malafaia junto com o Marco Feliciano e Jair Bolsonaro em Brasília no inicio desse mês organizaram uma manifestação em defesa da família.

A mesma manifestação que ocorreu em São Paulo que teve a participação de mais de 1 milhão de pessoas 
dias antes do golpe em 1964 pelos militares que destituíram o João Goulart do poder, organizada pela igreja católica e partidos de direita que eram contra as reformas de base do presidente Jango.

Vocês acham descartada a possibilidade de haver um golpe de estado? Eu digo que não, e não deveremos subestimar o poder dos militares, porque os militares não gostam do PT, e especialmente odeiam a presidente, a Comissão Nacional da Verdade criado em seu governo para apurar os acontecimentos durante o regime militar de 1964 a 1985 e esclarecer sobre as mortes e desaparecimento das pessoas que foram vítimas, só fez aumentar ainda mais o ódio dos militares contra a presidente.

Lembram do dia da posse da presidente no dia 1° de janeiro de 2011? Ela passou em frente ao batalhão de militares que estavam enfileirados numa espécie de continência e obediência ao novo presidente, nem sequer olhou para o batalhão, o motivo eu não preciso explicar porque todos nós sabemos o seu passado.

Vocês acham que os Estados Unidos não estão acompanhando de perto estes acontecimentos? Leiam o blog do Reinaldo Azevedo da Veja que verão o mesmo incitando a “Fora Dilma” e outros jornalistas reacionários que são porta vozes da elite paulista e dos partidos de direita propagando o coro nas passeatas.

Lembram do golpe em Honduras de 2009 que destituíram o Manuel Zelaya do poder? Lembram do golpe ocorrido ano passado (2012) no Paraguai que destituíram o Fernando Lugo? Lembram das tentativas de golpe ocorridos na Venezuela para destituir no poder o Hugo Chavez como em 2002? Todos esses acontecimentos os Estados Unidos esteve acompanhando de perto e apoiou a mudança de governo via golpe.

A direita adora aplicar golpes de estado, quando ela se encontra fora do poder e não consegue retornar via eleição de modo democrático, usa todos os aparatos que tem pra retomar até mesmo nas manifestações, eles não tem constrangimento de se infiltrar e apropriar dos movimentos e manifestações populares e tirar o proveito disto.

É o que está ocorrendo nesse exato momento em todo o Brasil, eu temo que isso possa levar a situação catastrófica.

Diante do perigo que corremos, eu conclamo a todos os partidos de esquerda, organizações, movimentos sociais e sindicatos a se unirem e deixe nesse momento as divergências de lado, porque cabe o papel da esquerda se unir, não se trata de defender a presidente e sim e evitar o pior que todos nós não queremos.
Não caia da armadilha “Fora Dilma!” porque é isso que querem a Globo, Veja, PSDB, DEM, Igreja Católica, Editora Abril, jornais o Globo, Folha e o Estado de São Paulo, conservadores, reacionários, fascistas e fundamentalistas religiosos, porque o momento é de tensão, a unidade nesse momento é crucial e avisar esta juventude que está nas ruas.

Nenhum comentário: