terça-feira, dezembro 4

Jean Michel Basquiat - Documentário


Artista plástico de NY que se destacou através das pixações e grafites feitos em prédios abandonados em Manhatan no final dos anos 70. Ele e seu grupo assinavam sempre da mesma maneira, "SAMO" ou "SAMO shit" ("Same Old Shit" ou traduzindo "Sempre a mesma merda"). 

Chegou a ter uma banda com até então desconhecido ator e músico Vicent Gallo, chamada Gray, com a qual se apresentou em lugares como CBGB, Hurrahs, Mudd Club, entre outros. A partir de 82 virou figura fácil entre curadores, colecionadores de artes, críticos, chegou a ter um rápido relacionamento com Madonna e nesta mesma época firmou uma grande amizade com Andy Warhol, o papa da pop art.

Basquiat morreu em 88 devido ao consumo excessivo de drogas. Vítima de um coquetel de heroina e cocaína conhecido com Speeball, mas até hoje sua história e obra chamam a  atenção, tanto que sua amiga Tamra Davis resolveu homenageá-lo com um documentário definitivo, onde mostra toda força do trabalho do artista, além da influência que teve no neo-expressionismo.


Nenhum comentário: