segunda-feira, agosto 20

O Tri – Vice Olímpico



Eu não acompanhei atentamente os jogos da seleção brasileira de futebol durante as olimpíadas em Londres, mas a derrota na final para o México demonstrou erros feitos pelo técnico Mano Menezes ao longo do jogo, numa delas a de colocar o Lucas nos instantes finais da partida.

Concordando com o comentarista da Rede Record, Romário, o Mano é treinador do Corinthians e não de seleção. Porque é resultado de não formação-preparo para o torneio, enquanto a seleção mexicana já vinha com a base montada desde o Pan-Americano de 2007 no Rio de Janeiro.

E mesmo com a derrota e a medalha de prata com gosto amargo, já deu para formar uma base pra copa de 2014, o Brasil nunca ganhou o ouro no futebol em olimpíadas, foi prata em 1984 (Los Angeles) e 1988 (Seul), mas foi a base que levou o Brasil a conquistar a copa do mundo de 1994 nos Estados Unidos após 24 anos de jejum, com o Romário, Bebeto, Dunga, Branco e outros jogadores que ganharam o prata nessas olimpíadas.

Talvez o Mano permaneça na seleção por uma campanha de certa forma convincente (mas com a suspeita de haver um “apito amigo” em alguns jogos que favoreceu o Brasil), com jogadores que se destacaram bastante, como o Neymar (deixou a desejar na final), Leandro Damião, Oscar (o autêntico camisa 10 e cérebro do time), Lucas (deve ser titular ou ao menos entrar mais cedo no decorrer da partida) e o Thiago Silva.

Esses nomes são indispensáveis no elenco para a copa de 2014, e é importante a entrada de jogadores veteranos, no caso o Ronaldinho Gaúcho do Atlético – MG que vem atuando muito bem nas partidas do clube, sendo um dos responsáveis pela campanha nesse campeonato brasileiro Série – A. A experiência ajudará bastante os novos jogadores, principalmente no fator psicológico dentro de campo e em partidas decisivas.

Enquanto o ouro não chega no futebol, devemos ficar calados e agüentar os argentinos (2004 e 2008) e uruguaios (1924 e 1928) por terem ganhado a tão cobiçada medalha de ouro em olimpíadas no Futebol.

Nenhum comentário: