sábado, junho 23

Vulgue Tostoi - Vapor Barato


No final dos anos noventa, mais precisamente em 1997 nasce através de conversas entre dois amigos interessados por música, arte em geral. Uma das bandas mais sui generis e autênticas do cenário alternativo nacional, o Vulgue Tostoi O guitarrista Junior Tostoi e o vocalista Marcelo H, durante quatro anos forjaram uma sonoridade bastante diferente daquilo que estava sendo feito no cenário musical nacional. Uma mistura de poética tecnológica costurada por riffs esquizofrênicos que ora bebia nos primórdios do Reggae Jamaicano, e o próprio Dub, e deixando clara a influência das distorções das bandas indies norte americanas, realçando por cima disso uma suíte chapada de samplers, programações de recortes sonoros. dessa simbiose nasce em 2001e o debut deles chamado (Impaciência). Com boa aceitação da critica especializada, e de um público mais exigente, (Impaciência) chamou atenção exatamente pela coragem de percorrer caminhos menos seguros, porém mais excitantes musicalmente falando. Paralelo ao trabalho com o Vulgue, Junior Tostoi é guitarrista de Lenine, com grande prazer segundo o músico pernambucano. 
O álbum além de poetizar na voz de Marcelo a paranóia tecno-esquizofrênica musical da modernidade segundo o Vulgue, tem na minha opinião a versão definitiva pra canção clássica de protesto de Waly Salomão e Jards Macalé, Vapor Barato. Sem dúvidas, Vulgue Tostoi geniais e criativos até nos covers de referências.



2 comentários:

. disse...

Segundo o diretor do clipe Thiago Viana o mesmo é uma resposta ao filme terra estrangeira do walter salles - eu não sei o porquÊ, ainda, perguntei pro THIAGO Viana...espero que ele responda.

Diego

. disse...

a musica vapor barato é a trilha do filme terra estrangeira só que na voz de Gal.

Diego