domingo, dezembro 18

VASCO DA GAMA - 2011: Ano da Ressurreição


                                        
Símbolo do Clube de Regatas Vasco da Gama.
Esse ano foi marcado pela superação e ressurgimento de um dos melhores e tradicionais clubes do Brasil, o Clube de Regatas Vasco da Gama, fundado no dia 21 de agosto de 1898 em homenagem ao grande navegante português do mesmo nome, com uma história lindíssima podendo causa inveja a qualquer grande clube, a começar foi o 1º do país a ter os jogadores negros no seleto de jogadores, causando a ira dos outros clubes que eram dirigidas pelas elites do futebol carioca, no caso o Botafogo, Fluminense e Flamengo e outros, sendo assim boicotado do campeonato com a criação da nova entidade, a AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos) pelos mesmos clubes adversários citados anteriormente.



O primeiro uniforme do clube e alguns jogadores negros na foto.
Devido a esse gesto de nobreza em combater o racismo no futebol na 1º metade do século XX em que a modalidade era praticamente exclusiva a elite do Rio de Janeiro com os seus clubes, o clube não se intimidou e assim com o passar dos anos construiu o seu próprio estádio com recursos próprios, donativos e ajuda de seus torcedores o São Januário, sendo o único entre os quatros grandes do Rio a ter o próprio mando de campo.



O estádio de São Januário como palco de eventos políticos, principalmente no Governo Vargas (1930-1945).

Após esse feito, o time forma um elenco imbatível conhecido como “Expresso da Vitória” na década de 40 que ganhou de forma invicta o campeonato carioca em 1945, 1947 e 1949, e campeão do Campeonato Sul-Americano em 1948 (embrião da Taça Libertadores da América) que anos mais tarde foi reconhecida pela CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol), sendo o primeiro clube do Brasil a ser campeão continental, e com a grande campanha com o time praticamente imbatível, foi a base da seleção brasileira na Copa de 1950 no Brasil que ficou com o vice-campeonato e de forma injusta penalizou o goleiro Barbosa (que era negro) pela derrota na final por ser acusado de falhar num dos gols da equipe adversária (Uruguai). Mas o primeiro capitão a levantar a taça pelo Brasil de campeão do mundo na Copa da Suécia (1958) era jogador do Vasco (Bellini).


O time que ficou conhecido como “Expresso da Vitória” na década de 1940.

Os jogadores que fizeram o primeiro clube do Brasil a ser campeão continental (Copa Sul-Americana – embrião da Taça Libertadores nos dias atuais).

O clube que teve grandes jogadores como Roberto Dinamite, Ademir Menezes, Vavá, Romário, Giovani, Ramon, Mauro Galvão, Odvan, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Felipe, Edmundo, Bebeto e muitíssimos outros. Conquistou importantes títulos como o Brasileiro (4 vezes), Libertadores e Copa Mercosul em 2000 numa virada histórica sobre o Palmeiras (3 X 4, perdendo no placar de 3 a 0 no 1º tempo) em pleno Parque Antarctica.
Após essas conquistas, o clube mergulhou num abismo que pareceu sem fim, mas durou uma década (anos 2000, a pior década) sob o comandado de Eurico Miranda, falta de grandes patrocinadores, recusa de jogadores em jogar no clube, boicote da Globo em determinados jogos, da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com a tabela de jogos e inclusive marcar a data da final dos jogos da Copa do Brasil após a Copa do Mundo do mesmo ano podendo ser realizado antes do torneio se houvesse melhor planejamento da entidade,  jogadores que saíram com a ação na Justiça do Trabalho contra o clube e em campo os sucessivos roubos dos árbitros. E o Eurico dirigia a equipe com mãos de ferro e atacava tudo e todos (principalmente a Globo e a CBF), em virtude disso o seu desgaste e antipatia acabaram prejudicando o Vasco, que sofreu boicote e prejuízos em todas as esferas, perdendo assim a credibilidade e a o discurso dos adversários principalmente dos flamenguistas de ser “vice” por causa das sucessivas derrotas em finais, principalmente ao time citado anteriormente.
Essa crise dentro e fora do campo acabou tirando o Eurico da direção do clube e assumindo o ídolo de todos os tempos, Roberto Dinamite, mas não evitou o rebaixamento para a Série B em 2008, sendo o fruto da administração do antecessor que teve de ser reestruturado no ano seguinte para o clube voltar ao seu devido lugar.
E como de costume pelo seus torcedores, o Vasco inicia o ano perdendo para os pequenos e menos tradicionais clubes do Rio e ameaçado de rebaixamento, resultando na dispensa de um dos principais jogadores (Carlos Alberto) devido a má fase e o ato de indisciplina do mesmo, ficando em sexto lugar no Campeonato Carioca.
Mas na Copa do Brasil de forma aguerrida dos seus jogadores o clube foi à final contra o Coritiba que no momento era o mais badalado devido a sua campanha pelo estadual, a goleada aplicada sobre o Palmeiras (6 X 0) em seu mando de campo e de forma invicta foi a final. Quem não lembra o enjoado do Milton Neves da Rede Bandeirantes falando que o Coritiba era o favorito e que seria campeão, todas as emissores de rádio e TV e comentaristas praticamente apostavam no clube paranaense, desdenhando o time cruzmaltino.
Flamenguistas apostavam mais um “vice” do seu arqui-rival e torcendo pelo Coritiba, mas na decisão em dois jogos e principalmente no último o Vasco mostrou o seu verdadeiro valor com a conquista da Copa do Brasil, calando todos aqueles que não acreditavam e torciam contra.
Após o título o clube teve um grande abalo, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) do Ricardo Gomes (treinador) durante o jogo Flamengo X Vasco no Engenhão no dia 28 de agosto, afetando o time nos jogos seguintes, e pra ressaltar, durante o atendimento médico a técnico do Vasco, o árbitro Péricles Bassols não interrompeu a partida (que está no regulamento numa situação dessas).
A recuperação inesperado do treinador por causa da gravidade do problema que levou risco de morte, deu animo ao grupo que disputou até o fim a luta pelo título do Brasileiro e a Copa Sulamericana, calando a boca daqueles que acham que os clubes não podem disputar simultaneamente os campeonatos que estiverem disputando.
Daí o clube o sentiu a força dos esquemas espúrios no futebol, não tirando o mérito dos jogadores do Sport Club Corinthians Paulista nesse ano que conquistaram o campeonato brasileiro, porque em campo a equipe demonstrou capacidade, eficiência e qualidade técnica para legitimar o favoritismo. Mas em contrapartida, o Vasco da Gama foi a equipe mais prejudicada nesse campeonato, se contarmos os pênaltis não validados que foram legítimos, gols anulados ilegitimamente, distribuição excessiva de cartões punindo os principais jogadores, enquanto isso assistimos passivamente o poderoso chefão do Ricardo Teixeira nomear o Andrés Sanches (Presidente do Corinthians) e o Ronaldo Fenômeno (sócio da Globo, do Corinthians e empresário de principais jogadores como o Neymar) para coordenarem a entidade até a Copa de 2014 em que o primeiro é pretenso sucessor do atual da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Sem falar que o futuro estádio do atual campeão brasileiro neste ano é escandalosamente financiado com o dinheiro público através do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de quase 1 Bilhão de reais que irá sediar e fazer a abertura do primeiro da próxima copa do mundo na capital paulista.
Não há dúvidas que nos bastidores neste ano, o Flamengo e Corinthians mais uma vez foram beneficiados, a começar pela tabela que nos dois últimos jogos o Vasco, Palmeiras, São Paulo e Fluminense disputaram os clássicos, enquanto “as duas maiores torcidas” (para a Globo e Bandeirantes) enfrentaram apenas um.
O ano de 2011 foi o ano da ressurreição para o Vasco da Gama, voltamos ao nosso devido lugar, impondo o respeito a todos os adversários, e não há arbitragem (como aconteceu no jogo com o Fluminense e Flamengo) e os esquemas repugnantes que irá tirar o Gigante da Colina na disputa, isso foi demonstrado muito bem em campo por cada jogador. E tenho a certeza que em 2012 dias melhores ainda virão a São Januário. 

Um comentário:

Anônimo disse...

nesse 2011 só déde jogou nesse time do vasco, era zaqueiro e centroavante