domingo, dezembro 18

CARTA A ARTHUR RIMBAUD.

Foi por um lapso
Eu devia ter tirado sua foto Rimbaud
Foi ontem, sim foi ontem
Quando te vi subindo a escada volante daquele shopping
Com aquele olhar de cristal iluminando os espaços ao redor
Já fazia um certo tempo desde a última vez
Lembro muito bem da primeira
Foi nos mágicos anos noventa
Eu subia a rua de ladeira do lado esquerdo do teatro Arthur Azevedo
E você descia a Rua da Paz em direção a Praça João Lisboa
Você me parou por conta da minha camisa do Kurt Cobain
Sim Rimbaud você queria entender aquele olhar
Esse mesmo olhar que você forjou na fria Ardenas no interior da França
Olha Rimbaud naqueles dias eu andava maravilhado
Maravilhado com as coisas que você me ensinava
A Liturgia das ruas, a velha postura rebelde
Todas as histórias sobre os Símbolos
Você que conheceu Marllamé, Baudelarie, os Parnasianos
Como chegou aqui na nossa Ilha rebelde
Eu prometi ajudar e entender seus filhos
Sim seus descendentes os Hippies
Me explicou que eles não tinham culpa
Você havia desgrenhado as estradas da frança do século XIX
E eles seguiam agora quase sem destino uma certa estrada
Rimbaud naquela época eu era apenas um adolescente, um aprendiz
Você já perambulava pela 28 com um príncipe Dionisíaco
As pessoas me olhavam com um certo respeito
Era uma honra aprender com você o acesso as vias
Os sabores, aromas, os versos e as experiências
O Reviver sempre foi para você um Vortex
Depois para mim representava esse portal e muito mais coisas
Você dizia que os vultos dos nossos grandes viviam por lá
Diversas vezes Rimbaud eu vi você chorando ao lado dos mendigos
Abraçados com miseráveis eu chegava a ver suas asas de anjo
Essas mesmas asas que acalentavam aquelas dores
Hoje Rimbaud sou apenas um mero escritor
Envolto no dia a dia da administração de valores, sistemas e vidas
Se você me visse ia sorrir da minha gravata
Da minha indumentária de homem de negócios
Mas é na solidão do meu quarto
Quando leio as tuas Iluminuras que me ponho a chorar
E a ter certeza que aqueles versos desvendaram a mim o mundo
E que esses mesmos versos estarão comigo para sempre.
Me lembrando que a poesia, a música, a arte eu nunca poderei abandonar.

Nenhum comentário: