terça-feira, novembro 1

Halloween - Dia das Bruxas

Você sabe por que se comemora o “Dia das Bruxas”? Bom o “Halloween” é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, em meados do século XIX. A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos, pra quem gosta do assunto vale fazer uma pesquisa rápida no Google!
Agora me digam uma coisa: porque comemorar este dia aqui no Brasil?? Aqui no Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, já que valorizam e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Eu defendo que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado, até porque nosso folclore é muito rico, pra que precisamos importar??? Vamos acabar com a idéia do que vem de fora é melhor! Usar fantasias de bruxas e outras figuras horrendas e sair pedindo doces é legal??? Se quiser usar as fantasias use-as no Carnaval!!
Com o objetivo de resgatar o folclore brasileiro, em 2005 foi criado o Dia do Saci... Você sabia??? Eu também não!!
Precisamos aprender a nos valorizar como brasileiros, preservando nossa cultura, nosso país, chega de valorizar os outros.
Afinal se o povo brasileiro não dá valor ao que tem quem vai dar????


Janaína Rodrigues de Miranda

*A cidade de São Luiz do Paraitinga (a 182 quilômetros de São Paulo) comemora um dia muito mais brasileiro do que o halloween: é o do Saci. A festa é organizada pela prefeitura e a Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci). O evento, que promove o folclore nacional, está em sua nona edição.

2 comentários:

. disse...

Não sei se é interessante para as boates, que buscam a qualquer custo um tema para vender suas bebidas e tocar suas músicas eletrônicas, comemorar o dia do saci. Imagine todos fantasiados, com cachimbo no bico, pulando de uma perna só, ao som de Lady Gaga.Ga ga, gaga gaga, gagagagaga gaga..
( me recompondo) O que vale é o valor comercial.
Igor

Anônimo disse...

hahahaha...loco
tipo...nosso personagens folcloricos tem umas limitaçoes fisicas, tipo lembrei do cara da mata que tem as pernas pra tras... o currupira, a mula sem cabeça, numa festa é meio complicado ir fantasiado...rs, mas vale o a reflexão janaina, é bem dispare ver hallowen nas escolas ou valentin day, é o velhito imperialismo yankie

diego