sexta-feira, setembro 30

MINHAS SINCERAS CONDOLÊNCIAS À EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Meus amigos, é com muito pesar que digo: A Educação brasileira está morta ! E, ops! Não fui eu que matei. È de lamentar as cenas que vi hoje pela manhã dos professores do Ceará. Como não dá para descrever aqueles policiais, puxando, agredindo quem um dia ensinou eles. È triste, meus amigos! Não tenho nenhum adjetivo agora que melhor qualifique tal ato. Logo, eu uma professora de língua portuguesa, mas minha língua parece que calou-se em meio ao caos da Educação Brasileira, me desculpem.

O que posso, apenas, dizer é que nos meus pequeninos oito anos, como professora, nunca sentir tanta vergonha em dizer: SOU PROFESSORA Por que recordo-me de meses atrás quando, nós professores do Maranhão, fizemos greve e fomos reprimidos, não com tamanha violência como nossos colegas cearenses. Mas, pudemos sentir na pele os olhares dos policiais e das autoridades governamentais lançarem para nós um olhar de quem fala: BANDIDOS! MALANDROS! VAGABUNDOS! È verdade! E tudo por causa de uns míseros 1, 187 reais e alguns centavos que me recuso a escrever. È por isto que lutamos, por este pequeno piso para alguém que ENSINA, que EDUCA, que leva CONHECIMENTO a toda uma nação. E como disse nossa colega potiguar em um discurso visceral no palanque da câmara em Natal, que esta pequenina remuneração, não compra se quer um paletó, um terno e uma gravata de um excelentíssimo deputado brasileiro. Que me desculpem, mais uma vez, um parlamentar (que não são todos), que esquenta a bunda em Brasília, enquanto, nós professores estamos à mercê de sermos mortos, mutilados, espancados por policias. Estes, meus amigos, recebem um talzinho de não sei o que insalubridade e um acrescimuzinho no salário porque é uma profissão de risco. E nós professores? Podemos trabalhar em escolas que o nível de insalubridade nem se pode medir? Podemos ser assassinados (e olha que nem temos colete à prova de bala e nem porte de arma), ou até mesmos correr o risco de a escola vir abaixo em nossas cabeças?

È lamentável! É urgente, meus amigos, não somos bandidos. Somos professores! Será que alguém tem um dicionário ai para saber o que significa PROFESSOR? Minhas sinceras condolências à Educação brasileira.



Cris Lima.

Um comentário:

William Washington de Jesus disse...

Sem comentários.
Tudo que a Cris disse, eu concordo plenamente.