terça-feira, setembro 20

DIA 22 DE SETEMBRO - No Teatro Alcione Nazareth



[...]
PROCÓPIO
Existir é apenas um detalhe! Se exemple em Antônia!  Ela é velha e está lá, perfeita, de tão velha! Dizem que ela nem mais sai por aí. Dizem que se ela falar ou se mexer é capaz até de quebrar um osso, deslocar uma junta ou até se esfarelar toda...

TORQUATO, explodindo    
Ela é Rodrigo! Rodrigo! Pelo cão! Ele foi um homem, portanto, ele é um homem!

PROCÓPIO, não dando atenção
Quem me garante? Eu poderia ser uma mulher! Poderia me chamar Rebeca, em homenagem a todas as Rebecas ou a...

TORQUATO, num rompante  
Não falo de gênero! Isso é o que menos importa! Me refiro ao fato de sermos a cada dia menos humano, seu inepto! Você não vê que daqui a pouco vai ser apenas poeira, pó ou adubo para mato? Não percebe que depois que o corpo vira matéria todo pensamento é inútil? Que toda existência seria um eco vago de uma voz roca? Pelo jeito você já esta como as outras que, de tão caveiras, jogam até osso apostado! Não percebes que tudo é escuro, que tudo é um vazio perpétuo, que tudo o que foi vivo não passou de um lapso, de um momento em que, distraída, a morte deu um espirro?  Veja só, nós nem mais enxergamos! Nem podemos ver de que cor são as paredes, de qual tonalidade são as raízes nas quais não poderemos jamais obter o luxo de nos enforcar!  Isso não é nem vida e nem morte, é pior: é o nada!

PROCÓPIO
Sustento minhas dúvidas... Sobretudo por que... por que...

TORQUATO  
Não consegue nem tecer os argumentos... Pelo visto és cego também da razão...

PROCÓPIO
É exatamente aí que se engana! Saiba muito bem que eu enxergo! Enxergo perfeitamente! Melhor até de quando era viva. 

TORQUATO
Mas seu idiota, como você enxerga se você não tem olho?

PROCÓPIO
Então me explica como você fala se não tem cordas vocais?

TORQUATO
Não tinha atentado para isso... O que faria sentido na falta de sentido?... A metafísica deve saber explicar...

PROCÓPIO
Eu só sei que, com física ou sem metafísica, eu enxergo!

Nenhum comentário: